Silencie. Você em Paz – Dia 10.


No Silêncio encontro as minhas respostas!

Precisamos silenciar para perceber emoções, sentimentos, pensamentos e a partir daí escolher os caminhos e olhares que desejamos ter.
A meditação, a terapia, abre espaço para todas as descobertas de conhecimentos.

- Nossa paz interior, ou qualquer outra emoção ou sensação que queremos sentir, depende muito mais de ajustarmos as lentes através das quais enxergamos o mundo, do que qualquer outra coisa.
- Nosso EGO ama se identificar com as coisas e, a partir do momento em que o faz, tudo o que não é essa coisa, passa a estar errado. 
- Perceba todas as suas emoções, sentimentos e pensamentos, e simplesmente questione a si mesmo: Será que eu tenho tanta certeza de que isso/fulano está errado? Tenho ABSOLUTA CERTEZA disso? Como eu me sinto quando exercito este julgamento? Quais pensamentos me vêm sobre as outras pessoas quando eu digo que tenho certeza de que esta pessoa está errada? É bom ou ruim sentir essas coisas? (Flavia Melissa - Portal Despertar)

O ego costuma categorizar as coisas, colocar seus ideais como centro, prioridade e exclusividade, e a partir daí vem os julgamentos externos, porque dificilmente as pessoas ou situações serão suficientemente capazes, de atingir o ápice estabelecido pelo ego. E com o ego no comando, tudo ao redor passa a ser desprezível, menor, humilhante... Triste jeito de viver!

O ego afasta, mas a empatia contagia.
O ego trás a tona críticas violentas, julgamentos!
Precisamos rejeitar esse comportamento de julgar, por compaixão, aceitação do outro, compreensão.

Silenciar é não julgar. 
E quando silenciamos e respeitamos a jornada do outro e a nossa própria também, as respostas vêem. 
Silenciar é uma forma de meditação, que na prática é observar sem julgar. Precisamos silenciar, para “perceber e compreender” que tudo está acontecendo como deve ser, e não julgar! Precisamos "aprender" a respeitar, independentemente de não “compreender ou aceitar”.

“Ser” a gente mesmo (se aceitar) e respeitar o “Ser” do outro (aceitar o próximo), sem repressão, angustias, julgamentos, é uma das circunstancias de que você está nesse caminho e jornada da Paz Interior.
______________________ 
O texto acima é uma reflexão minha, do "Desafio Você em Paz", que é uma iniciativa da Flavia Melissa, do Portal Despertar.

Desafio você em paz, é uma oportunidade de encontrar a paz que desejamos, através de pequenas mudanças diárias no modo de viver.
O vídeo de hoje da Flavia está disponível aqui.

O desafio terminou hoje, mas é colocando em pratica diariamente as dicas desses longos 10 dias, que vamos conquistando a paz que desejamos.
Aqui no blog tem os posts dos desafios anteriores, com os temas de cada dia. 
Clica em cima da data que abrirá o post referente do dia. (Dia 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09).

Foi incrível participar do desafio. Consegui nomear e identificar as minhas percepções que já venho colocando em prática, mas precisava definir melhor internamente todas essas ações e percepções dessa jornada a "Paz Interior"! 
Beijos e até a próxima.
Ju.

2 comentários:

  1. Oi Ju!
    Parabéns por esse desafio, ter estado inteira nele e refletido e partilhado tuas reflexões conosco.
    O silêncio é transformador e não é simploriamente a ausência de sons. Há algum tempo eu me conecto com o silêncio e é isso o que você disse: enquanto vivemos autocentrados, eu, mim, meu, para mim... temos uma vida sofrível porque tudo irá ferir esse eu. O silêncio vai diminuindo essa importância e nos abrindo para algo muito maior e aí sim brotam a compaixão, o olhar com igualdade, a alegria pelo outro.
    E também o silêncio nos faz precisar de menos, seu post anterior, porque não precisamos nos preencher com coisas externas que perdem o brilho rapidamente e nos faz querer mais. Deixar esse silêncio nos preencher também nos traz simplicidade no viver.

    Mais uma vez foi muito bom acompanhá-la neste desafio.
    Que você siga solidificando essas reflexões! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, eu que agradeço sua presença por aqui, e juntas complementando as reflexões.
      Que comentário maravilhoso, daria um post com tanta sintonia e complemento dessa caminha e jornada. Obrigada por suas palavras, e é como bem vc disse, uma coisa complementa a outra... Exatamente isso!!!
      E como vc bem disse, vamos seguindo solidificando essas reflexões diariamente...
      Beijos
      Ju

      Excluir