Como esterilizar roupinhas de bebê.

O texto é uma parceria com a OMO, para as mamães de primeira viagem, gravidinhas e afins, vale a pena ler.

Quem tem bebê em casa ou um a caminho, provavelmente já se perguntou sobre a necessidade de esterilizar suas roupinhas. Bem, a verdade é que todo o material do neném deve ser esterilizado, inclusive a roupa! No entanto, se você tomar os cuidados devidos é possível fazer isso durante e após a lavagem. Quer saber como?
Veja aqui dicas sobre como lavar e "como passar roupa" de bebê para deixar a pele do seu recém-nascido sempre bem protegida contra alergias e irritações.

Até os seis meses de vida, os pediatras recomendam esterilizar todos os objetos do bebê. Além da chupeta e da mamadeira, as roupinhas do recém-nascido também necessitam cuidados especiais, até porque elas ficarão em contato direto com a pele que é muito delicada nos primeiros anos de vida.
Robert Vega
Tomar as precauções adequadas com as roupinhas da criança é o melhor jeito de prevenir alergias ou casos de dermatite (irritação na pele). Por isso, mesmo que o enxoval for novinho, é necessário lavar tudo antes da chegada do bebê, já que a roupa pega poeira e acumula ácaro quando guardada na gaveta ou no estoque da loja. O ideal é fazer essa preparação lá pelo sétimo mês de gravidez quando falta pouco para o bebê nascer e a mamãe ainda está disposta.

- Higienização na lavagem da roupa

Como a higienização começa a partir da lavagem, é importante não misturar as roupinhas do recém-nascido com as dos demais adultos da casa. Também é bom garantir acessórios de lavanderia de uso exclusivo do bebê. Assim você não mistura baldes usados na limpeza para deixar um babador ou um calção de molho.

Nas primeiras semanas, há quem prefira lavar as roupas do neném na mão, o que não é uma regra, pois o uso da máquina não é proibido pelos pediatras. Na verdade, o enxágue da lavagem automática é até mais eficiente do que o feito manualmente para remover os resíduos deixados pelo sabão.

Portanto, até por uma questão de praticidade, as mamães podem sim usar a lavadora. Basta apenas proteger as peças mais delicadas, colocando-as dentro de um saco protetor ou dentro de uma fronha de travesseiro fechada com um nó na ponta.

- Como lavar a roupa de bebê

Para facilitar o enxágue dos itens do bebê, é bom evitar o uso de amaciante e sabão em pó convencional, ambos têm fórmula muito concentrada para a pele delicada do neném. Prefira sabão líquido neutro, sabão de coco ou detergentes para roupa que são dermatologicamente testados, como os de fórmula hipoalérgica.

Ademais, evite usar água sanitária ou produtos muito perfumados porque eles podem causar alergias. Se precisar remover manchas ou tirar o mal cheiro dos itens mais sujos, é só deixar tudo de molho na água e no sabão por algumas horas. Depois coloque para lavar como de costume e deixe secar à sombra. As roupas brancas e claras podem secar ao sol, o que inclusive ajuda a eliminar ácaros e fungos.

- Como esterilizar roupinhas de bebê

Após a higienização feita na lavagem, é importante garantir a esterilização das roupinhas do bebê. Para isso não é necessário ferver as roupas, nem colocá-las no micro ondas, basta usar o ferro de passar.

A alta temperatura do aparelho irá eliminar facilmente todas as impurezas do tecido que teve contato com o ar ou com algum inseto durante a secagem no varal.
Como roupa de criança normalmente tem muitas estampas ou detalhes em bordado, é bom passar tudo do lado avesso. Para os tecidos mais delicados, a dica é colocar um pano fino por cima da roupa ou usar uma temperatura mais baixa.

Aliás, não deixe de conferir a etiqueta da roupinha para certificar-se sobre as recomendações de temperatura. Uma maneira de otimizar seu tempo, é fazer a separação das peças conforme as indicações do modo de passar.

Lembre-se, a secadora de roupas ajuda na esterilização, porém ela pode danificar ou encolher as roupas delicadas do bebê. Por isso, se precisar usá-la no inverno ou em dias úmidos, atente-se as indicações de secagem na etiqueta da roupa, presentes sempre no terceiro símbolo.

Dessa forma, se houver um quadrado com um pontinho no meio significa que a peça pode ir à secadora, mas em temperatura moderada. Já se o símbolo for representado por dois pontinhos, a roupa pode secar em temperatura alta. E, muita atenção ao ‘X’, pois ele indica que a peça não dever ir à secadora de roupas.

Caso esteja se preparando para a chegada do bebê, você pode retornar a roupinha higienizada à gaveta e cobrir tudo com uma fralda limpa. Sacos de TNT também são bem úteis para proteger o enxoval até o nascimento da criança.

Espero que tenham gostado das dicas.
Ate a próxima.

18 comentários:

  1. Eu tive um cuidado muuuuuito grande com as roupinhas do Pedro até ele completar 1 aninho. Depois confesso que descuidei um pouco e acabei lavando normalmente, assim como as nossas.
    Mas é muito importante ter todas essas informações. Parabéns pelas dicas!
    Beijocas
    http://aprendendoaserumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ter cuidados no primeiros ano de vida de nossos filhos
    Aqui sempre tive um carinho especial pelas roupas das cianças
    Ótimas dicas
    Bjs
    Sou mãe de cinco

    ResponderExcluir
  3. Aqui no começo me preocupava muito, hj tô mas relaxada com as roupas. Mas ótimas dicas! Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Adorei a dica, Ju! Realmente nos primeiros meses é preciso marcar em cima! Depois pode dar uma relaxada, mas eu aqui em casa ainda continuo com algumas dessas práticas que você citou, principalmente em roupa intima, sem contar que passo todas as roupas de casa, principalmente as da Larinha!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Quando o moleque era pequeno lavava a roupa dele toda com sabão de coco liquido e amaciante para roupas de bb, mas quer ver ele feliz hj em dia é quando ele pega uma roupa lavada com omo e passadinha na hora...dá cheirinho e abraça gostosos na roupa antes de colocar e depois fala tem cheiro de mãe rsrsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre procuro passar as roupas da pequena. bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre tive muito cuidado, não usava amaciante e sabão líquido normal, só de coco.
    Agora eu ainda lavo separado das nossas roupas, mas uso o sabão líquido normal, e ajuda a tirar manchas, e uso o amaciante agora.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas muitas mamães não sabem como fazer
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amiga, muito bem lembrado, quando estamos grávidas ficamos sem saber qual produto usar nas primeiras lavagens e como fazer
    Aqui até hj lavo em separado a roupa do Joseph, bjs

    ResponderExcluir
  10. Cuidar sempre é bom! Passar pelo menos de um lado.

    ResponderExcluir
  11. Sara livia15 julho, 2016

    parabéns pelo site, gostaria de deixar meu comentário, recentemente comprei no site www.imperialkids.com.br adorei os produtos, site com ótimos preços e o melhor de tudo com frete grátis, super recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, obrigada pela visita, pelo recadinho.

      Volte sempre por aqui.
      Se inscreva aqui no blog, e receba em seu e-mail, todas as atualizações do blog.
      Adorei o site que você indicou. Obrigada.
      Beijos
      Ju

      Excluir
  12. Parabéns pelas dicas! A roupinha dos bebês são super delicadas e os cuidados são muito importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tessália.
      Verdade, são bem delicadas mesmo...
      Obrigada pela visita e comentário.
      Bjs
      Ju

      Excluir
  13. Gostaria de saber se posso usar somente a passadeira a vapor nas roupas novas do bebê, em vez de lavar, pq a marca Cadence : Passadeira a vapor higieniza, esteriliza, e ainda elimina a proliferação de fungos e ácaros. Tem TB as cortinas do quarto, as almofadas e os protetores de berço. vcs acham q é confiável!? Muitas vezes, corremos risco na hora de secar as roupas varal, estando expostas em contato com insetos e até às aranhas inoportunas.O que acham meninas do uso passadeira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Gostei muito da dica!
      Se tiver a passadeira a vapor, é excelente, com certeza!
      Obrigada pela visita.
      Beijos
      Ju

      Excluir
  14. Se a roupinha for usada será que pode por de molho no álcool uns 10 minutos depois enxaguar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Desconheço essa informação.
      Deixar de molho quarando, com sabão de coco "se possível líquido", depois enxaguar, secar ao sol e passar, acredito ser o suficiente.
      Abraços.
      Juliana.

      Excluir