O que é verdadeiramente necessário. Você em Paz – Dia 9.


Busca pela paz interior.

O título completo do desafio de hoje é: Reflita sobre o que é verdadeiramente necessário.

Somos tendenciosos a planejar a nossa vida a partir dos nossos desejos e vontades, afirmando ser “importante e necessário nossos planos”, porém muitas vezes são desejos e não necessidades...
Quem se identifica com esse contexto?

E o convite de hoje é para “pensar e repensar”, o que é realmente necessário na nossa vida.
Muitas vezes confundimos: desejo e vontade, com necessidade.

A mente vive borbulhando por tarefas atrás de tarefas, consumismo, e precisamos refletir e listar nossas atividades diárias e pendentes, para identificar e eliminar as desnecessárias em nossas vidas.

Desde a chegada da maternidade, eu me permito viver com menos, para estar inteira em cada fase e momento, em cada atividade que necessito realizar.

Tenho permitido desfrutar da vaidade em momentos especiais, para realizar o necessário nos dias; Permito desapegar de coisas e momentos que já passaram, ou não agregam mais, para viver o aqui e agora... Eu tenho permitido viver dentro das minhas possibilidades de cada dia. Sem brigar, culpar, apenas viver.

Lógico que a sociedade massacra a gente, com suas propostas de carros, viagens, beleza, juventude, luxo, e todo consumismo desenfreado... E sempre preciso conectar com meu "Ser Interior", para lembrar diariamente o que realmente importa, e me é necessário... Uma verdadeira batalha interna (risos).

E para ter esse encontro com a paz interior é preciso listar as prioridades, desejos e necessidades, para compreender o que importa e o que precisamos descartar.

Em casa também tenho feito essa avaliação do que é necessário, e do que preciso se desfazer, como roupas, sapatos e brinquedos sem uso, entre outras coisas...

Quando a gente se permite precisar de menos, para alinhar as nossas convicções de vida, a gente consegue viver essa paz interior que tanto almejamos.

E isso é um exercício contínuo e diário, onde precisamos avaliar “o que já temos” e “cada nova proposta”, para descartar o que não agrega!

E acredite, mesmo vivendo com menos, a vida (Deus), nunca deixou de trazer coisas boas!
____________ 
O texto acima é uma reflexão, a partir do meu olhar e modo de viver.
A proposta e desafio é uma iniciativa da Flavia Melissa, do Portal Despertar, com textos diários que inspiram ao caminho da paz interior.
Desafio você em paz, é uma oportunidade de encontrar a paz que desejamos, através de pequenas mudanças diárias no modo de viver.

O vídeo de hoje da Flavia está disponível aqui.
Aqui no blog tem os posts dos desafios anteriores, com inspiração e reflexões sobre os temas de cada dia. Beijos e até a próxima.
Ju.

Nenhum comentário