Faça uma coisa por vez. Você em Paz – Dia 1.


Tapete de flores da primavera.
Tapete de flores na primavera!

Acordar, despertar, mudar, é sair muitas vezes da zona de conforto, é enfrentar medos e olhares de rejeição.

A maternidade veio como um divisor de águas na minha vida, comecei a despertar e aflorar para o que realmente importa, mas o processo de transformação estava apenas começando.

Não reproduzir padrões já firmados na sociedade ou na família, é um caminho difícil para enfrentar. Chega muita retaliação, muitas palavras negativas e depreciativas, que se a gente não estiver muito bem firmada nas nossas convicções, naufragamos.

A questão não são erros ou acertos, não é achar culpados, é apenas respirar, relembrar e transformar o que não acredito ser bom! Como? Fazendo diferente.

Trabalhei desde os meus 15 anos de idade, até um 1 mês antes do meu "filho Vitor nascer", e depois dediquei todo meu trabalho aos assuntos: família, acolhimento, carinho, cuidados, beijinhos e abraços, e tudo que envolve lar, família, amor, educação, etc. Também acrescentei a minha jornada a escrita. Faz 5 anos que venho compartilhando um pouco desse amor e transformação constante...

Nunca quis o título de mulher maravilha, ou de "a melhor nisso ou aquilo", Não!

Simplesmente decidi me dedicar à vida, as vidas ao meu redor, fazer o bom e o necessário, sendo que nem sempre terá perfeição.
Entendi que a vida não é essa maratona louca, onde quem faz mais coisas ao mesmo tempo é o melhor... Onde uma coisa de cada vez é bom SIM, e que os imprevistos não são para eu reclamar ou questionar... Os imprevistos são às vezes caminhos que eu não entendo, serve para eu entender que não estou no controle de tudo, MESMO querendo ou fazendo tudo certo. Os imprevistos são caminhos que preciso percorrer naquele momento, e ponto. O imprevisto é sair do controle, do centro, do eu. Eu sei, às vezes dói... E dói porque sua mente quer controlar tudo e todos, e sinto muito lhe dizer, a vida não é assim...

Fazer uma coisa de cada vez é "desacelerar".

Fazer uma coisa de cada vez, me faz aproximar da vida, das pessoas, de Deus, da natureza.

Quando levo meu filho para a escola vamos escutando os pássaros, vamos observando as flores que caem das árvores na primavera formando um lindo “tapete de flores”, vamos pisando em folhas secas que caem da árvore e fazem aquele "crec crêc" quando a gente pisa.

Fazer uma coisa de cada vez, me faz perceber quando meu filho está doente, ou precisando de um simples abraço demorado.
Quando vamos fazer as lições dele, desligamos tudo. E quando ele se direciona para falar comigo, não importa o assunto, eu largo tudo para olhar nos olhos dele, para que ele entenda que estou ali e inteira. E se eu estiver ocupada, ou fazendo qualquer coisa que não possa escutar e prestar atenção para “responder adequadamente”, eu peço que ele aguarde o tanto de tempo que preciso naquele momento, para poder escutar e responder com a atenção que ele merece e precisa.
Fazer uma coisa de cada vez, me faz escutar as necessidades do esposo, da família, do casamento, da amizade, da casa, da professora do meu filho, dos amiguinhos dele na escola... 

Fazer uma coisa de cada vez, faz a gente se perceber, faz a gente enxergar o nosso próprio Espírito e o dos outros também... Faz a gente se acolher e acolher o próximo, trazendo paz interior.

Lógico que a mente não para.
Toda hora recebo estímulos de que estou fazendo pouco, porque a sociedade vive assim, em uma correria e caos completo... Os palpites e comparações sempre vêm, para diminuir também...

Mas quando estamos nesse processo e busca pelo despertar de Espírito e Alma, pouco nos preocupamos com as opiniões e degradação alheia.

A ansiedade faz a gente ter várias reações, e uma delas é fazer várias coisas ao mesmo tempo, como um tipo de refúgio.
E o alerta é: quando a gente não para, não diminui o ritmo, não tem essa percepção de que desacelerar é importante, a vida trata de dar essa pausa na gente...
_______ 
O texto logo acima é uma reflexão que estou compartilhando, a partir da proposta e Desafio Você em Paz, criado pela Flavia Melissa do Portal Despertar.
Esse Desafio Você em Paz, é uma jornada em direção a paz interior que tanto desejamos. Uma oportunidade de adotar novos comportamentos, e mudar hábitos que roubam a nossa paz. Essa iniciativa e desafio têm duração de 10 dias.
Vem participar com a gente! Hoje é o primeiro dia.
Vem conferir o vídeo da Flavia Melissa, e na descrição do vídeo tem maiores informações caso alguém queira participar, ou acompanhar a jornada desses desafios...

Pretendo trazer minhas reflexões e aprendizados aqui para o blog...
Minhas aspirações que é algo que já faço e trago sempre que posso aqui nesse cantinho...
Um beijo e até próxima,
Ju.

Nenhum comentário