Biblioteca da escola, uma parceria de incentivo a leitura.

Esse ano é uma nova etapa na vida do Vitor, porque começou o primeiro ano do ensino fundamental.
Um passo grande, muita coisa diferente no dia-a-dia, o ensino vai ficando mais puxado a cada dia, mas tudo faz parte.

E com o começo das aulas, vai surgindo as propostas e projetos de ensino da escola, sendo que algumas complementam e precisam do apoio dos pais em casa, como a lição de casa, pesquisas, separação de materiais para criação de projetos de ciência, por exemplo...

Enfim, existem infinitas maneiras da escola complementar, estender, motivar e incentivas os estudos, leitura, arte, criação, desenvolvimento, das crianças e jovens, fora da escola.

E o primeiro projeto positivo que a escola do meu filho apresentou foi o Início da roda de leitura, onde os alunos têm acesso ao acervo da "Biblioteca da Escola", podem escolher um livro, do local que é direcionado pela professora para a idade das crianças.

O livro é emprestado para a criança toda à sexta-feira, e deve ser devolvido na segunda-feira, sem falta, no mesmo estado que foi pego emprestado.
É um compromisso que a criança assume de pegar algo emprestado, tomar cuidado para não estragar, danificar, e devolver sem atraso ou esquecimento, o compromisso que arrumou com a escola.

É um patrimônio do colégio, que precisa ser cuidado e preservado por eles mesmo, para benefício dos próprios alunos. A intenção é favorecer e diversificar ainda mais a leitura infantil das crianças, contribuindo para a formação de leitores autônomos e críticos futuramente.

O empréstimo é feito na sexta-feira justamente para a família ter tempo e o prazer de sentar com os filhos, para um momento de descontração, leitura, de ficarem juntinhos para desfrutar um momento em família.

Esse projeto da escola tem motivado e incentivado ainda mais o gosto pela leitura, e aumentado a variedade de livros e aprendizado do Vitor, porque todo livro tem um aprendizado novo.

E o primeiro livro que o Vitor pegou emprestado, foi da querida Ruth Rocha, um ícone dos livros infantis, e a leitura foi: Quem tem medo do Novo?


Engraçado que a história se encaixou muito bem com a situação atual, porque o Vitor estava enfrentando o novo literalmente, ou seja, nova escola, novos amigos, novos professores, novo ambiente, terá que ir de transporte escolar para a escola por um tempo (falei sobre esse assunto aqui)... Enfim, muita coisa nova pela frente.

Mas o Vitor enfrentou o novo muito bem, acho que é a segurança e confiança que passo para ele, vai deixando os dias mais leves, mais tranquilos...

E quem não tem medo do novo, não é verdade?

Medo da nova escola; do novo emprego; de experimentar um alimento novo; de mudar de estado ou país; de mudar para uma nova casa; de mudar de ideia; de aceitar que a ideia do outro é melhor; de ter uma nova namorada; de mudar para uma nova religião... 

Todos nós, em algum momento da vida, sentimos medo do novo...

A autora Ruth Rocha, como sempre, é incrível em suas histórias...

E na Saraiva esse livro está com um preço bom, #ficaadica.

E só para finalizar, complementando as regras do projeto da escola:
- Caso a criança esquecer-se de devolver o livro no prazo combinado, fica por um período suspensa, sem poder pegar livros emprestados.
- E em caso de qualquer tipo de danos ou estragos ao livro emprestado, os pais devem comprar outro livro com o mesmo título, para repor o acervo da biblioteca da escola.
- Todo patrimônio alheio, quando temos acesso, passamos a ter responsabilidades e por isso nosso compromisso e cuidado deve ser redobrado. Com isso, a criança vai aprendendo desde cedo, como cuidar, tratar e preservar não somente suas coisas pessoais, mas também a que pertencem a outra pessoa, no caso aqui, a Biblioteca da escola.

Por isso a parceria, atenção e compromisso dos pais, também são muito importantes, tanto para conservação, como orientar e lembrar aos filhos sobre os cuidados que devem ter, como por exemplo, o não esquecimento na hora de devolver, mantendo o compromisso, etc.

Eu amei o projeto, e fica a dica para as escolas adotarem métodos positivos assim, para o incentivo a leitura das crianças.

Beijos e até a próxima.

4 comentários:

  1. Para mim a aula de leitura, o trabalho da biblioteca é um dos mais importantes, pois lendo além de criar gosto pelos livros a criança tira dúvidas sobre os conteúdos trabalhados, pode enriquecer ideias, vocabulário, vence a timidez quando conversa com um amigo sobre o que leu, enfim muitos benefícios, e esse da Ruth Rocha é sucesso também no empréstimo da nossa biblioteca na escola. Vem ver no blog o meu papel de quase bibliotecária hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem.
      Verdade, melhora a fala das crianças, elas interagem, começam a fazer interpretação de texto...
      Ler é vida...
      Beijos
      Ju

      Excluir
  2. Oi Ju e Vitinho!

    Para mim, esta Roda de Leitura é o que garante todo o sucesso escolar. É muito importante tomar gosto pela leitura. E quanto mais cedo, melhor. Tudo depende da leitura. Todas as demais disciplinas serão prejudicadas, se a a leitura não estiver desenvolvida.

    Vitinho, somos fãs de Ruth Rocha! Laura e eu curtimos e aprendemos demais com ela! Sabe qual foi o livro que compramos para a escola este ano?! "Quem tem medo de dizer não?" Laura amou a história!!! rsrs

    Aqui amiga, a Roda de Leitura na escola vai variando o nome, mas o projeto é o mesmo. Quando morávamos noutra cidade, a escola chamava o projeto de leitura de "CecriLendo". Depois de "GiroLer", "Clube da Leitura" e agora eu ainda não sei se o nome continua. Os livros vêem desde o início do ano. Mas, não sei se mantiveram o nome. Enfim, o sentido é o mesmo: promover o entusiasmo pela leitura!

    Ainda bem que a leitura já é velha conhecida nossa, não é? Assim nos tornamos excelentes parceiros da escola!!!

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas, tudo bem.

      Esse incentivo da escola, tem um peso muito positivo na vida das crianças, e estamos adorando por aqui.
      Fico feliz em saber que muitas escolas adotam esse método...

      Já fiquei curiosa pelo titulo do livro, que vocês compraram para doar para a escola, vou comprar para o Vitinho...rs

      E com certeza, a leitura influencia nos estudos como um todo, então quanto mais cedo a gente estimular o gosto pela leitura, melhor...

      Beijos
      Ju

      Excluir