Livro Infantil: A bruxa Salomé

http://www.maesemfronteiras.com.br/

O livro emprestado da Biblioteca da escola foi: A bruxa Salomé.

Sempre antes de ler o livro, eu gosto de observar a capa, pergunto para o Vitor porque ele escolheu aquele livro, o que chamou a atenção dele para a escolha daquele livro...

Fico curiosa para saber todas essas coisas, saber o que mais chama a atenção dele, na hora da escolha do livro...
Geralmente o desenho da capa chama a atenção da criança, mas dessa vez a escolha foi por conta da indicação da amiguinha da sala.

A amiga contou brevemente a história sobre a bruxa má, e o Vitor rapidamente se interessou e fez o empréstimo na biblioteca.

A história é linda e eu já conhecia.

Resumo:

Em uma vida simples do campo, morava uma mãe com seus 7 filhos.
A mãe ao observar seus filhos sempre prestativos em ajudá-la com os afazeres da casa, falou para que cada filho pedisse algo, que ela compraria no mercado, em sua ida até a cidade.


Antes de sair, a mãe recomendou que não abrisse a porta para pessoas desconhecidas, passou as recomendações aos filhos de precauções e cuidados. Mas como já era esperado, criança não tem malícia, e é enganada e iludida facilmente.

A bruxa Salomé com sua carroça pesada passou pela casa e conseguiu ludibriar as crianças para conseguir entrar, oferecendo ouro em troca de um pouco de fogo... 


As crianças inocentes deixaram a bruxa entrar, e logo foram transformadas em comida e levadas até cabana da bruxa para um belo banquete. 

A mãe quando retorna da cidade, descobre o ocorrido e segue rumo até a casa da bruxa para resgatar seus filhos... Chegando lá, a mãe precisa ser astuta tanto quanto a bruxa, para conseguir entrar...

Ao entrar na cabana, se depara com um belo banquete a mesa, que na verdade eram seus filhos que foram transformados em comida. A bruxa falou para a mãe: - Se você souber qual filho é cada comida, terão todos de volta.
A mãe mais que depressa, fez a associação dos pedidos de compra dos filhos, com os alimentos na qual foram transformados, e conseguiu libertar os filhos...
Perseguiram a bruxa, mas ela se jogou no rio e nunca mais foi vista, e a mãe e os 7 filhos voltaram para casa e viveram felizes para sempre.

<<<<<<<<<

Essa história tem muito aprendizado, onde as crianças ajudam a mãe nos afazeres da casa, a mãe muito zelosa, bondosa e amorosa retribui os cuidados dos filhos.
Mostra como as crianças são inocentes, mesmo com toda a orientação que passamos para eles... Se até os adultos caem nas lábias de pessoas maldosas, o que dirá crianças...
A mãe precisou ser astuta tanto quanto a bruxa, para conseguir ter acesso a cabana da bruxa, e por fim, se a mãe não conhecesse bem seus filhos, por conviver, observar e participar da vida deles, jamais saberia qual filho é cada alimento...

Isso serve para a gente também, como pais, se a gente não está atento aos detalhes, ao que os filhos assistem, com quem tem amizade, o que pensam, com quem andam, o que falam por ai, a gente não conhece a pessoa que mora em nossa casa.

E não tem nada mais triste e ariscado para a vida emocional e social, do que não conhecer os próprios filhos.

Linda história, que tem muito aprendizado tanto para as crianças, quanto para os pais.

Beijos e até a próxima.

Um comentário:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    Concordo com você, minha amiga, nada é mais triste do que não saber das pessoas que amamos. Aliás para amar, é preciso conhecer, não é mesmo.

    Beijos carinhosos e lindo fim de semana para vocês!

    Re e Laura

    ResponderExcluir