Livro Infantil: A bruxa Salomé

http://www.maesemfronteiras.com.br/

O livro emprestado da Biblioteca da escola foi: A bruxa Salomé.

Sempre antes de ler o livro, eu gosto de observar a capa, pergunto para o Vitor porque ele escolheu aquele livro, o que chamou a atenção dele para a escolha daquele livro...

Fico curiosa para saber todas essas coisas, saber o que mais chama a atenção dele, na hora da escolha do livro...
Geralmente o desenho da capa chama a atenção da criança, mas dessa vez a escolha foi por conta da indicação da amiguinha da sala.

A amiga contou brevemente a história sobre a bruxa má, e o Vitor rapidamente se interessou e fez o empréstimo na biblioteca.

A história é linda e eu já conhecia.

Resumo:

Em uma vida simples do campo, morava uma mãe com seus 7 filhos.
A mãe ao observar seus filhos sempre prestativos em ajudá-la com os afazeres da casa, falou para que cada filho pedisse algo, que ela compraria no mercado, em sua ida até a cidade.


Antes de sair, a mãe recomendou que não abrisse a porta para pessoas desconhecidas, passou as recomendações aos filhos de precauções e cuidados. Mas como já era esperado, criança não tem malícia, e é enganada e iludida facilmente.

A bruxa Salomé com sua carroça pesada passou pela casa e conseguiu ludibriar as crianças para conseguir entrar, oferecendo ouro em troca de um pouco de fogo... 


As crianças inocentes deixaram a bruxa entrar, e logo foram transformadas em comida e levadas até cabana da bruxa para um belo banquete. 

A mãe quando retorna da cidade, descobre o ocorrido e segue rumo até a casa da bruxa para resgatar seus filhos... Chegando lá, a mãe precisa ser astuta tanto quanto a bruxa, para conseguir entrar...

Ao entrar na cabana, se depara com um belo banquete a mesa, que na verdade eram seus filhos que foram transformados em comida. A bruxa falou para a mãe: - Se você souber qual filho é cada comida, terão todos de volta.
A mãe mais que depressa, fez a associação dos pedidos de compra dos filhos, com os alimentos na qual foram transformados, e conseguiu libertar os filhos...
Perseguiram a bruxa, mas ela se jogou no rio e nunca mais foi vista, e a mãe e os 7 filhos voltaram para casa e viveram felizes para sempre.

<<<<<<<<<

Essa história tem muito aprendizado, onde as crianças ajudam a mãe nos afazeres da casa, a mãe muito zelosa, bondosa e amorosa retribui os cuidados dos filhos.
Mostra como as crianças são inocentes, mesmo com toda a orientação que passamos para eles... Se até os adultos caem nas lábias de pessoas maldosas, o que dirá crianças...
A mãe precisou ser astuta tanto quanto a bruxa, para conseguir ter acesso a cabana da bruxa, e por fim, se a mãe não conhecesse bem seus filhos, por conviver, observar e participar da vida deles, jamais saberia qual filho é cada alimento...

Isso serve para a gente também, como pais, se a gente não está atento aos detalhes, ao que os filhos assistem, com quem tem amizade, o que pensam, com quem andam, o que falam por ai, a gente não conhece a pessoa que mora em nossa casa.

E não tem nada mais triste e ariscado para a vida emocional e social, do que não conhecer os próprios filhos.

Linda história, que tem muito aprendizado tanto para as crianças, quanto para os pais.

Beijos e até a próxima.

3 comentários:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    Concordo com você, minha amiga, nada é mais triste do que não saber das pessoas que amamos. Aliás para amar, é preciso conhecer, não é mesmo.

    Beijos carinhosos e lindo fim de semana para vocês!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Esse livro marcou minha infância, eu lia na biblioteca da escola e sempre relia. Esse livro é o grande amor da minha vida

    ResponderExcluir
  3. Nossa pensei que nunca encontrar esse livro, ele marcou minha infância de um jeito eu passei por muitas dificuldades então só poderia ler um livro desses na biblioteca da escola e ele me ensinou muito a me defender contra esse mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir