A cobrança do segundo filho!

Hoje é dia do Projeto na Casa da Vizinha. É um projeto de blogagem coletiva, idealizado pelas amigas queridas: Cris do Prosa de Mãe e Tê do Bolhinhas de Sabão para Maria. Esse projeto e ação são coletivos, onde acontece todo terceiro domingo do mês. Vem participar e visitar outras páginas.

Por aqui e por enquanto, o Vitor é filho único.
Quando eu era criança pensava em ter três filhos (rs), porque a infância é feita de sonhos e muita brincadeiras... A infância é tão especial e preciosa, que alguns acontecimentos a gente nunca esquece (risos).

O Vitor chegou enquanto “pensava e planejava” no futuro ter filhos, e ele veio na melhor hora possível da minha vida, porque a maternidade é maravilhosa, transformadora.
O Vitor veio e preencheu a casa, o lar, o coração, e é maravilhoso.
Festa de 2 anos do Vitinho. Dia muito Feliz!
A princípio “queríamos e pensamos” em uma segunda maternidade, logo em seguida, mas “os pés no chão”, não deixaram à gente prosseguir.

As dificuldades financeiras pesam muito, e os tempos são outros... E não estou falando de luxo, estou falando do dia a dia mesmo, da batalha diária, em parceria com meu esposo na educação e criação do nosso filho.

Podemos e devemos planejar e sonhar, mas o confirmar dos caminhos do homem vem de Deus. Então eu sigo confiando e acreditando que tudo acontece como deve ser.

Família grande com muitos filhos é ainda uma referência presente nas nossas vidas, minha avó materna, por exemplo, teve 15 gestações...
Ela morava no interior do Paraná, em uma época em que as luzes eram de lampião, água de poço, forno a lenha. Na época dos meus avós não tinha água encanada, luz, eletrodomésticos, ou seja, era uma vida bem simples de campo, plantio e colheita, e se não me engano meu avô morreu sem ver o “MAR”.

As mudanças vêm ocorrendo desde então, em todos os sentidos, e com isso as famílias foram se reestruturando...

Tudo mudou completamente, hoje a gente consegue conhecer o mundo inteiro sem sair de casa, através de vídeos, fotos, etc. Antes as pessoas casavam com alguém da comunidade mais próxima, hoje você conhece uma pessoa de outra região ou país, e tem a oportunidade de se casarem, ou seja, mudanças gigantescas ocorreram em vários aspectos da vida, e o número de filhos também mudou.

Estamos acostumados a ver famílias grandes, porque temos referências muito forte ainda, eu mesma tenho vontade de ter mais dois filhos (risos), mas vamos seguindo um passo de cada vez...

"Eu não me cobro e aceito a vida", e assim automaticamente não cobro ninguém, porque acredito que cada família tem a sua jornada, história, e vem com uma bagagem dos seus antepassados, que não compete a ninguém questionar ou julgar... Então sigo vivendo um dia de cada vez, sonhando, desejando, mas com os pés no chão, "com a certeza" que o confirmar de tudo vem de Deus.

Acredito que filhos do coração, família grande ou pequena, todas são especiais e cada uma com sua história. 

O número da família não importa, o que importa realmente é a união, a empatia e o respeito entre todos da família. Eu sinceramente não me importo com as perguntas e questionamento de qualquer pessoa, eu entendo e vejo como uma simples curiosidade, que pode ser sanada com a "verdade e leveza de cada um, de cada coração e família". 
Beijos.
Até a próxima.
Ju.

10 comentários:

  1. Muito0 lindo,Ju !@ Cobranças desse tipo e outras tantas não deveriam existir. Cada um sabe onde o sapato aperta... E pensar, planejar é sempre o melhor! Adorei te ler e o Vitor está lindo, crescendo tri bem! beijos, desde já FELIZ NATAL e 2019 cheio de amor, paz, saúde e luz! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Chica, cada família tem seus caminhos, não é verdade...
      Sua família é linda demais, acho lindo família grande! Sempre tem muita história para contar, dividir, compartilhar...
      Obrigada pelas palavras, desejo um Natal maravilhoso, e um ano novo cheio de luz, saúde, paz, prosperidades...
      Obrigada pela visita.
      Beijos
      Ju

      Excluir
  2. Oi amiga querida, bom dia!!!
    Pra mim pesou e acho super chatas essas perguntas... É diferente de uma pessoa conhecida, querida, intima te perguntar ou alguém "ali na rua".
    Mas mesmo pessoas queridas as vezes magoam sem perceber e comigo já aconteceu. Aconteceu e fiquei muito triste... Mas como você disse, os planos são nossos, mas a vontade de Deus.
    Eu ainda sonho em adoção... mas novamente os planos são de Deus e a familia deve estar de acordo com esse sonho... Sou apaixonada por crianças e se pudesse a casa estaria cheia...

    Seu texto foi lindo, leve, a leveza que eu precisava ler... Vitor é um amor, preenche qualquer ambiente e você também!

    Beijos doces no coração e muito obrigada por participar!
    Nossa proxima BC será "Ser mãe, nem sempre é ser super" Renderá prosa né amiga rs


    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, cada família sabe suas dores e delícias, não é verdade minha linda...
      E não canso de falar, seu gesto e pensamento em adotar é algo divino, e o que é nosso está guardado e ninguém tira... Descansa sempre seu "sonhos e desejos" no Senhor Jesus, porque ele sabe tudo e conhece nossos corações...

      Temos nossos tesouros, que preenchem a casa, e eu não canso de agradecer todos os dias!!!
      Obrigada por suas palavras doces, visita...
      Beijos
      Ju

      Excluir
  3. Oi Ju!!!

    Que linda festa do Vitinho aos dois aninhos! Na foto que ilustra a minha postagem, Laura também estava com 2 aninhos.

    Sem cobranças, não é mesmo amiga, nem para o segundo, nem para o terceiro filho. Cada um sabe de si.

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Re, vamos seguindo uma vida mais leve, sem cobranças, é o melhor caminho...
      Obrigada pela palavras, pelo carinho.
      Beijos
      Ju

      Excluir
  4. Amiga querida! Tão sábias nas palavras e nas convicções, eu TB queria três filhos, sonhava como.vc falou, a casa cheia, a vida! Mas, vou te falar minha casa é cheia! Chega o primo, os novos amiguinhos e eu fico aqui pensando como seria esses mini furacões diariamente kkkkk
    Eu já me incomodei muito com as perguntas, pq os apertos financeiros foram a grande causa de adiarmos... E agora depois dos 40 não vejo mais tendo outro filho...
    Mas, não me culpo.
    Meu filho preenche... E qd a faz falta, já trago o primo kkk
    Vamos levando né... Cada qual no seu caminho.
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooo amiga querida, tenho certeza absoluta que o Joseph e o primo preenchem mesmo. Acompanho as farras, as brincadeiras, e é diversão na certa...
      Com certeza amiga, cada família tem seus caminhos, e vamos levando um passo de cada vez...
      Obrigada pela visita
      Bjs
      Ju

      Excluir
  5. Oi Ju!
    Vivemos muito essa ilusão de achar que estamos no comando, que o nosso planejamento é o correto, que tudo tem que ser do nosso jeito e aí, muitas vezes, somos surpreendidos pela vida...
    Os tempos mudam e vamos nos adaptando a ele. As famílias numerosas, com mais de dez filhos são raridade. Especialmente em nosso país que não contamos com uma boa estrutura educacional e de saúde, ter os pés no chão é mesmo uma ótima pedida.

    Lindas as fotos do Vitinho pequenino! Um beijo para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana pela visita.
      Amei sua postagem, muito enriquecedora, lucida, de muita valia. Amei.
      Precisamos observar mais o outro, antes de sair falando, questionando tudo... Um pouco mais que delicadeza nas palavras, também não é... Porque com certeza cada família tem suas particularidades, dificuldades e suas escolhas também, que devemos respeitar.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos
      Ju

      Excluir