Lição de casa.


Lição de casa dos filhos.

Quando os filhos trazem lição para casa, trabalhos, maquetes para fazer em casa, a gente já sabe, vai ter mão na massa da família!

A vida é engraçada, nada é por acaso, tudo tem um propósito, um caminho e aprendizado...
A vida está sempre mostrando algo para a gente, e com as lições de casa dos filhos não é diferente...

A lição de casa serve para a gente ouvir e ver os filhos bem de pertinho, perceber a fala, escutar sua interpretação de texto e aprendizado... Surgem conversas aleatórias, histórias engraçadas, curiosidades a partir de suas percepções...
Nesses períodos de lições e trabalhos juntos, aparecem histórias que a gente nunca ouviu (risos).

Uma porta aberta para conhecer, perceber e entrar no mundo dos filhos.

Eu sei e entendo, demanda muito para os pais os estudos e trabalhos dos filhos que chegam para fazer em casa... Mas já sei que faz parte do cotidiano, e já percebi que os filhos amam esse “tempo juntos”.
Depois que aprendi que nada é atrapalho, tudo é caminho, a vida ficou mais leve. E precisamos observar nossos comportamentos, porque se a gente reclama de tudo que chega, a vida acaba virando um eterno martírio.

Maquetes para a escola.

A partir do segundo ano do ensino fundamental, as crianças começam a criar suas maquetes, representando alguma atividade, algum conhecimento para apresentar na sala de aula.
E como amo criar, é bem bacana participar e construir junto com o filho!

Quem conhece e acompanha o blog, sabe que a gente já construiu vários brinquedos durante a infância do Vitor.

Jogo de botão.
Essa atividade foi feita a partir de um "brinquedo ou brincadeira" que representou a infância dos pais. 

Lição de casa.

E como o "Jogo de botão" fez parte da infância do meu esposo (clique aqui), da minha e agora faz parte da infância do Vitor, a gente decidiu fazer uma maquete que representava uma mesa de jogo de botão.
Que delícia criar um brinquedo cheio de histórias. Criar algo a partir da nossa infância, da nossa história de vida.

Mercado.
Os alunos precisavam fazer algum: comercio, prédio, casas, pessoas, árvores, automóveis, enfim, maquetes para compor uma cidade. Nós fizemos uma maquete do "Mercado Dia".

Lição de casa.

Na sala de aula os alunos levaram suas maquetes e juntaram para montar uma cidade. Depois da avaliação do material e do conhecimento dos alunos "em juntar e montar a cidade", eles poderiam brincar e desfrutar da cidade... As crianças levaram de casa seus brinquedos em miniaturas para brincar na cidade. Trabalho com diversão garantida.

As demandas escolares eu vejo como “as pausas necessárias da vida”!
Eu falei nesse post (clique aqui), sobre as pausas, quem se interessar pode ler!

A gente se conecta com os filhos, trás a memória fatos antigos da vida, observa, escuta, interage e fica bem próxima... Saímos um pouco do piloto automático, da nossa correria diária... E tudo isso faz bem para a mente e o coração.

As lições de casa são dos filhos, mas às vezes eu tenho a impressão que é lição de vida, disfarçado de lições escolares, porque sempre vem no momento certo, com algo que precisamos aprender, relembrar, refletir...

Não despreze, não minimize, não reclame de participar da vida escolar dos filhos, porque acredito que faz parte dessa conexão da família... E um dia você vai sentir falta de tudo isso... Beijos e até a próxima.
Ju.

Um comentário:

  1. Oi Ju!

    Tudo passa muito rápido. Mas, as memórias ficam muito especiais em nossas lembranças.

    As tarefas de casa servem sim para nos aproximar ainda mais dos filhos. Cada fase um tipo de tarefa, até que eles crescem e nem precisam mais da nossa ajuda nos deveres escolares.

    O Vitinho é muito talentoso em criar seus próprios brinquedos e agora faz dever de casa, brincando e se divertindo com a família!

    Bonito de se ver!!

    Beijo!

    Re e Laura

    ResponderExcluir