Roda de Leitura. Mais um projeto de leitura da escola.


Um dos pontos mega positivo na escola do Vitor, é o incentivo a leitura, os projetos que estimulam e melhora a leitura, a interpretação de texto, a escrita.

Nesse bimestre foi inserido um novo projeto, a Roda de Leitura.

A Roda de Leitura consiste em cada criança da sala levar um título escolhido e definido pela professora, e os livros são trocados a cada 15 dias entre as crianças, até que todos os livros rodem e passem na mão de todas as crianças.

Na contra capa de todos os livros foi colado um papel com as regras de bom manuseio do livro do amigo (a), e um papel de controle que será preenchida com o nome da criança que está levando o livro, e as datas de retirada e entrega. Tudo muito simples, apenas uma maneira de registrar com quem esteve o livro no período de leitura.


Muito bacana esse projeto, e serve de exemplo e estímulo para outras escolas também.

Vejam os projetos que temos até o momento, através da escola:

- Biblioteca da Escola: Lá na biblioteca tem uma pessoa que trabalha exclusivamente para orientar e auxiliar a escolha do livro, e tudo tem um direcionamento por fase e idade. A criança tem uma semana para ler e devolver o livro. E em caso de esquecimento no prazo para devolução, tem uma taxa de 1 real por dia de atraso, como regra e descumprimento do acordo, e essa regra é válida a partir do segundo ano do ensino fundamental. Em caso de perda ou rasura do livro, o aluno deve levar um novo exemplar para a escola. Tudo isso serve apenas como pequenos exemplos de compromisso, responsabilidade e cumprimento de acordos.

- Sacola Literária: A criança trás para casa uma sacola com livros destinados a idade, para leitura e apreciação em família. São alguns livros, e o tempo para leitura e devolução é maior que o tempo de empréstimo da biblioteca.

- Leituras Semestrais: Todo semestre é pedido um livro para as crianças lerem em sala de aula. A leitura é feita gradativamente entre os alunos e acompanhados pela professora.

- Roda de Leitura: Cada criança leva 1 livro com título diferente, para iniciar a projeto de Roda de Leitura. A roda consiste em os livros rodarem por toda a sala, fazendo com que todas as crianças levem o livro para a casa, afim de ler o livro que foi emprestado do amiguinho da escola. Uma maneira de ler livros diferentes, sem ter que necessariamente comprar o livro para leitura. E a cada 15 dias as crianças trocam os livros,  até que todos tenham lido o livro de todos os amigos e amigas da sala de aula da escola.

Esse é o segundo livro que o Vitor está lendo da Roda de Leitura.


Livro Infantil Grandes Invenções.

O título do livro é Grandes Invenções, do autor Jozua Douglas.
Esse livro é muito interessante, porque conta alguns fatos da vida, de uma forma lúdica e simples, ilustrando e contando um pouco do começo da vida em comparação aos dias atuais... Fala sobre algumas invenções e seus criadores...

O primeiro livro que o Vitor leu da roda foi o dele, com o título Jornada, do autor Aaron Becker, que preciso trazer aqui para o blog, porque a abordagem do livro é muito incrível e diferente dos livros cotidianos...

Enfim, um projeto simples abordado pela escola, que estima a leitura, o bom uso e cuidado com os pertences alheios, a prática do compartilhamento, economia de dinheiro e o compromisso com os amigos.

Serão 15 livros para a leitura, porque tem esse número de crianças na sala. Não sei se vou conseguir indicar todos os livros aqui no blog (risos), mas o projeto é muito bacana, e queria compartilhar com vocês...

A partir do segundo ano (ensino fundamental), tudo fica mais complexo nas atividades e lições, precisando de mais atenção e apoio dos pais, o que dificulta escrever e compartilhar sobre todas as leituras aqui no blog (risos). Mas o que eu conseguir escrever, fazer um resuminho, trago aqui para vocês.

Abraços,
Ju.

10 comentários:

  1. Eu também adoro projetos de incentivo à leitura! No colégio do meu filho tem um projeto parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ta.
      Esses projetos de incentivo ã leitura são muito enriquecedores...
      Bjs
      Ju

      Excluir
  2. Oi Ju e Vitinho!

    Como a leitura contribui para a autonomia e criatividade das crianças! Excelentes os projetos!! Registrei vários da Laura também, nesta idade do Vitinho. Valem hora depois quando a gente relê.

    Nas férias de dezembro 2017 e janeiro deste ano, tirei um tempo para revisar o blog da Laura. Li tudo, tudo, tudo. Limpei algumas coisas, corrigi links quebrados... mas, o melhor de tudo foi relembrar muita história vivida! rsrs

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re e Laura.
      Verdade, a leitura enrique, trás boas lembranças e criam bons momentos...
      Trás aprendizado, conhecimento, tempo juntos...
      Que bacana recordar, né...
      As vezes faço umas revisões no blog também, e acordo ajustando algumas coisas...
      Beijos
      Ju

      Excluir
  3. Adoro estas atividades. Eu coordeno um projeto com o mesmo escopo e, ao invés de livros, as crianças fazem isso com o jornal do dia! Vamos fomentar a leitura, escrita e senso crítico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana o projeto que você coordena, Leandro. Todo projeto que fomenta a leitura, escrita e senso crítico é com certeza um up e diferencial nos dias de hoje, para as crianças e jovens... Podemos dizer até uma grande oportunidade...
      Abraços
      Ju

      Excluir
  4. Que bacana! Estimular a leitura desde cedo é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Tati.
      Obrigada pela visita.
      Beijos
      Ju

      Excluir
  5. Adoro esses projetos que estimulam a leitura. São sempre muito bons. Essa ideia de colocar as dicas para manusear os livros foi muito boa. Os livros precisam ser bem conservados.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana né, Chris...
      Obrigada pela visita.
      Bjs
      Ju

      Excluir