Para ser um pai mais envolvido.

Por Monica Pessanha.
O tempo que o pai passa com as crianças é muito importante, e todos nós sabemos disso, mas talvez não temos total clareza e como vamos envolve-los e fazer com que eles tenham real noção disso. 

Claro que não estamos falando de todos os pais, mas daquela pequena parte que precisamos ajudar. Quanto mais tempo ele passar com as crianças, mais amor elas sentirão e saberão que são amadas.

Há três razões principais que o tempo que o pai utiliza com seus filhos é extremamente importante: Em primeiro lugar, passar o tempo juntos permite que o pai pare e conheça intimamente seu filho. Um pai pode melhor que qualquer profissional, descobrir virtudes, habilidades de seu filho, também, medos e esperanças, aspirações e ideais. E em segundo lugar, um pai que fica muito tempo com seu filho tende a ser melhor cuidador. O tempo juntos faz um pai mais sensível às necessidades de seu filho para o amor, atenção, direção e disciplina. E terceiro, as crianças verão como demonstração de amor.

Mas o que exatamente seria um tempo de qualidade entre pais e filho, e como se envolver mais?
Acompanhe abaixo, algumas dicas e situações:

Divirta-se. Os pais são excepcionalmente adequados ao se relacionar com seus filhos, por envolvê-los em jogos e atividades divertidas. Esses tipos de interações ajudam as crianças a aprender a navegar o mundo em torno deles, compreender a compaixão e empatia, e ganhar controle sobre seus impulsos, entre outros benefícios.
Não esqueça de se manter ativo. "Os pais devem manter o estilo ativo, física e lúdica de paternidade, como a sua idade as crianças". "Em outras palavras, quando se trata de diversão pai-filho, ocupações ativas, como jogar futebol, jogar basquete, caminhadas, ou ir à biblioteca são mais valiosos do que gastar tempo em atividades passivas como assistir televisão para seu relacionamento e para bem-estar emocional, desenvolvimento social, e de aptidão física de seus filhos."
Seja produtivo. É muito importante para as crianças fazer tarefas produtivas com seus pais, tais como a limpeza ao redor da casa, lavar roupa, ou trabalhar no quintal. Estes tipos de atividades compartilhadas incutir nas crianças o sentido de responsabilidade e auto-estima. 
Ensiná-los. Quando os pais estão envolvidos em atividades educacionais de seus filhos, as crianças são mais propensas a ter sucesso acadêmico.  Esta é uma área em que o envolvimento de um pai tem um impacto ainda mais significativo do que uma mãe. 

O conceito de segurança e confiança define um processo de educação que é essencial, se vamos preparar nossas crianças para o sucesso em todas as áreas de suas vidas futuras, nada melhor do que como base o tempo que não só o pai dedica-se, ao o tempo em que todos se dedicam.


Mônica Pessanha, Psicoterapeuta infantil e de adolescentes, além de ser MÃE DA MEL. Trabalha a mais de 10 anos atendendo e auxiliando pais e famílias, onde também desenvolve um trabalho e projeto de interação entre Mães e Filhos, que chama-se BRINCADEIRAS AFETIVA.
Você pode encontras outros trabalhos e textos da Monica aqui:

4 comentários:

  1. O tempo com os filhos define sim
    a amizade, companheirismo e união
    gostei das dicas, para ser um pai mais envolvido
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga! Muito bom o artigo de Mônica Pessanha. Sempre dando dicas importantes. Acredito que pai e mãe tenham envolvimentos diferentes com as crianças, bem como as atividades que cada um agrega nesse tempo juntos tornando-os mais cúmplices, mais amigos.

    A convivência com os pais (homens) tem outra conotação na vida da criança e deve ser amadurecida e fortificada todos os dias...

    Adorei.. Voltando à ativa amiga!

    Beijos doces!

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Te, amiga querida, saudade de vc.
      Amiga, seu comentário e observação disse tudo, o envolvimento e os aprendizados são diferentes e se complementam de pai e de mãe, na vida das crianças...
      Obrigada por sua passadinha por aqui...
      Beijos
      Ju

      Excluir