“Quebra-cabeça” é um incentivo muito benéfico desde cedo.

Sim, os jogos de “quebra-cabeça” é uma diversão garantida para a criançada e ainda “ajuda e estimula” na concentração, paciência, observação e foco no que está sendo feito, trabalhado ou ensinado.

Eu amo quebra-cabeça desde criança e qualquer outro tipo de jogos.
Eu gosto de jogos, não só pela competição, o que mais me atrai é a união de pessoas para brincar e se divertir juntas, as risadas, a alegria em se divertir em grupo.

Nas caixas dos jogos de quebra-cabeça, a maioria está indicando a partir de 4 anos, mas tem muita criança menor de 4 anos que já consegue montar um quebra-cabeça, você sabia?
Sim, já vi crianças menores de 4 anos montando quebra-cabeça de 30, 50, 60 peças.

Sem contar que hoje em dia existem quebra-cabeça a partir dos 18 meses, que são esses com poucas peças, geralmente com 4 ou 5 peças, em sua maioria no formato de madeira, para facilitar o manuseio da criança e para evitar que ela coloque as peças na boca e possa engolir.

O meu Vitinho teve um desses da Galinha Pintadinha, é muito legal e ajuda a criança na coordenação motoro desde cedo, a partir de uma brincadeira. (A partir de 18 meses, de madeira, com peças de 2, 3, 4 e 5 encaixes).

Ele também ganhou esse quebra-cabeça em formato de um livro, da história do "Peter Pan" que tanto adora.
O Vitor brincou muito com esse modelo quando ainda menor, pois cada página tem 6 peças para montar, e apesar de poucas peças, dá para confundir a criança e faze-la pensar, pois são páginas bem coloridas e com bastante personagens, onde é necessário prestar bastante atenção no encaixe e também no desenho.





Depois eu comprei esse de 48 peças, que é a partir de 4 anos, e as peças são bem grandes. Ele adorou, pois é do personagem que brincou muito e assistiu várias vezes aos filmes...rs


 Abaixo o quebra-cabeça inteiro montado.

Existem muitos modelos, tamanho, personagens, enfim, mamãe e papai, vale a pena comprar um do personagem preferido do seu filho ou da sua filha, sentarem juntos e começar a brincar, estimular a criança a aprender e gostar dessa brincadeira bacana, que é o quebra-cabeça.

Confesso que aqui em casa é um desafio, pois o Vitor não é muito fã, mas estou sempre incentivando e estimulando, justamente para trabalhar essa falta de paciência dele...rs
Não são todas as crianças que gostam, tem prazer nessa brincadeira, mas vale a pena investir um tempinho e mostrar para a criança que pode ser legal sim.
E se a criança gostar, ótimo, melhor ainda, porque ela mesma terá prazer em montar e sempre pedira’ mais novos jogos de quebra-cabeça.

Essa também pode ser uma diversão em família, onde todos se reúnem e montam um pouquinho...

Depois que fiz esse post, estava procurando imagens na internet de quebra-cabeça e sem querer encontrei esse link, onde a matéria fala justamente desse benefício que o quebra-cabeça pode trazer desde a infância, na vida da criança.

Espero que tenham gostado da dica, e vamos lá brincar, juntar a família e se divertir juntos... Esses serão momentos raros, de muito valor e boas recordações para o futuro...

Até a próxima pessoal.

12 comentários:

  1. Aqui quebra cabeças é uma diversão que todos gostam, além de ser divertido, tem vários benefícios
    Bjs
    Sou mãe de cinco

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de brinquedo ainda não dei pro Nathan, mais tenho esse tipo do livro guardado que era do irmão dele
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, Juliana! Adorei, eu sempre amei quebra-cabeças também! E a Lara tem bastante, pois procuro incentivar a prática do jogo desde bem pequena, e ela adora, sempre que ganha um dinheiro do vô ou dos tios ela pede pra gente comprar mais um pra coleção dela rs
    Muito bom seu post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. As crianças hoje estão muitos sabidas
    E são educativos
    Esse da Galinha é fofo
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre gostei e Lucas tb, ele tem varios e alguns ate grandes para a idade dele, mas ele monta tudo certinho.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Adoro quebra cabeças quando o Bê tiver maiorzinho vou comprar pra ele,acho muito educativo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu adoro quebra cabeças, passava muitos momentos nesses desafios, aqui claro que adquirimos esses de madeira para o Joseph, mas precisamos incentivá-lo, pois ele se distraí e não tem a paciência em terminar... fica apontando e falando: vc mamãe!! como se fosse a minha vez, esperto né?!
    Uma super dica sua, tb super recomendo, bjs

    ResponderExcluir
  8. É verdade ... amo quebra cabeça e a Luma ganhou muito no niver de 4 anos ..agora ela adora .. fica horas brincando com eles ... os livros que vem também são o máximo ... bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  9. Oi querida, que bacana todos os benefícios do quebra cabeça para as crianças e para a gente!
    Um ótima postagens.
    Bjão, Genis ;)
    Meu Mundo Materno

    ResponderExcluir
  10. Estimula a atenção a percepção...
    É uma barato vê-los horas brincando.
    BJu

    ResponderExcluir
  11. Minha filha tem 4 anos,e comprei um quebra cabeça pra ela, da Frozen, que ela ama.
    Mas gente...está difícil, ela não consegue montar,ela pega o nariz da personagem e coloca na boca,o cabelo no olho, enfim, e ela teima que está certo. Eu digo que não, e ela não aceita que ensina...entrego a peça do modo certo,indico o local e tudo e ainda sim,ela vira a peça e coloca em outro lugar.
    Acredito que tem algo de errado,porque seria normal uma criança de 4 anos não saber montar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen, tudo bem!

      Primeiramente obrigada pela leitura e comentário, aqui no blog.
      Obrigada pela visita!

      Quebra-cabeça é um jogo que varia muito, de criança para criança.
      Já criança com uma observação tão fascinante, que com 2 anos de idade montar um quebra-cabeça de 50 peças tranquilamente.

      Tem criança que gosta muito do quebra-cabeça. Já é nato, já nasce com a criança o gosto e a percepção e concentração da criança.
      Tem outras crianças que é necessário ajudar a brincar, ensinar a observar os detalhes de encaixe, os detalhes das cores e imagem que se encaixam...

      O Vitor até hoje, com quase 7 anos, preciso ajudar a observar as imagens e cores, os detalhes de encaixe...

      Aqui em casa, a única pessoa que ama quebra-cabeça sou eu...rs
      Eu tenho muita paciência e muita concentração para isso... Eu adorooo...

      Mas o Vitor tem pouca paciência, então ele brinca mas bem pouco, e eu preciso estar junto dele, e brincar junto, se não ele desiste rapidinho...rs

      Então é normal, essa teimosia quando são criança...

      Tem muita coisa que a criança quando é pequena, demora para aceitar que os pais ensinem... Já na escola, em outro ambiente, a criança costuma aceitar mais os ensinamentos dos professores... Isso é bem comum.

      Em casa a criança tem liberdade com os pais, querem mostrar que já sabem fazer tudo sozinhos, e quase não deixam os pais ensinarem... Aqui em casa acontece e muito.

      Pelo que vc me relatou, parece normal sim.

      Mas se vc sentir muito desconforto, e perceber que tem algo errado, na próxima consulta com o pediatra, você pode relatar sua preocupação... Mas aparentemente parece ser coisas da idade, e tudo mais que relatei logo acima...

      Um grande abraço e beijo.
      Fiquem com Deus.
      Ju

      Excluir