A Simplicidade do Perdão na Maternidade.


A Simplicidade do Perdão na Maternidade.

Perdoar é libertar a própria alma!

Perdão é desenvolver o auto-conhecimento, tudo que vem até nós é para nosso crescimento e aprendizado! E quando resistimos, a dificuldade vai persistir, mesmo que seja com pessoas diferentes ou situações diferentes...

Perdoar é desenvolver a capacidade de aceitação, de amor, de compaixão, de generosidade, e tudo isso é um exercício diário de compreender o ser humano, de reconhecer as minhas próprias limitações e aprender a respeitar o livre arbítrio das outras pessoas, e isso serve para todos os relacionamentos, inclusive e “principalmente” na maternidade.

O perdão faz parte da vida em qualquer âmbito, seja em casa com a família, familiares, vizinhos, amigos, no trabalho, e principalmente perdoar a si mesmo, tudo faz parte do caminhar da vida...

Quando a gente descobre que “não temos o controle de tudo na vida”, que cada pessoa tem uma jornada de aprendizado, tudo fica mais leve, feliz e em paz. Jamais esqueço a minha responsabilidade e compromisso, mas sei que cada pessoa está em uma fase da vida, e assim vou tornando os dias e o coração mais leve...

A vida é regida por leis, e só podemos dar aquilo que a gente tem!
Por isso Eu peço desculpas para meu filho, para meu marido, e sem pestanejar digo errei! Não é vergonhoso errar, mas sim mentir, enganar, manipular, maltratar ou desejar mal...

Assumir erros é alinhar caráter, é ser humilde em reconhecer que somos humanos, somos falhos, e estamos nessa jornada justamente para aprender uns com os outros.

Não conheço melhor jeito de viver do que dizer a Verdade, Ser a Verdade.

Verdade não é o que você diz, é o que você é.

Verdade é o que eu transmito com meu jeito de viver, através da minha vida, e não através da minha fonética, porque falar é fácil, inclusive mentir.

Por isso que Deus não ouve o que a gente fala, mas ouve os nossos sentimentos, atitudes e intenção do coração!

Ser leal com você e com a vida, é a melhor maneira de viver, é um legado que leva tempo, precisa primeiro acertar a reação química do fermento com os outros ingredientes, depois precisa de vários outros passos e desafios, é como fazer um pão. “Parece fácil, mas na verdade é apenas um jeito resumido de contar uma história, porque o viver leva tempo, precisa de observação, paciência, às vezes recomeçar, e assim fazer o nosso pão”...

Perdão é sabedoria, porque para perdoar é preciso compreender o ser humano, ter uma profunda e jamais rasa, visão e assimilação da natureza humana.

Perdoar os filhos e as pessoas que fazem todas as nossas vontades, isso é fácil! Difícil é amar e perdoar as pessoas que agem diferente da gente, trabalhoso é perdoar a pessoa que trás ao nosso encontro o desafio necessário para o aperfeiçoamento e crescimento do Ser, da alma.

Tudo que fazemos de bom ou mal, é para nossa própria vida, e perdoar é o caminho para liberdade e criação da própria história...

Post de participação do projeto “Na Casa da Vizinha”, das amigas Cris Philene e Tê Nolasco. Para participar do tema do mês, basta entrar em contato com as criadoras do projeto.

Beijinhos,
Ju.

10 comentários:

  1. Ju,sempre saio daqui feliz com o que li! Gostei muito e realmente só podemos dar o que temos e pra passar verdade e autenticidade ,temos que poder passar bons exemplos...Quando eles notam que nos sabemos admitir falhas e nos desculpar,automaticamente,neles fica registrado.

    Um beijo e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!! Essa é a verdade que temos que lembrar e trazer pra vida:"cada pessoa está em uma fase da vida". De fato isso traz mais leveza pq acabamos percebendo, gostando ou não, que é preciso esperar a fase do outro, mesmo que não esteja alinhada com a nossa...E quando a pessoa se afina, conseguimos um melhor e mais amadurecido entrosamento.

    Quando você disse que pede perdão fácil ao marido e filho, não foi novidade. Sei da sua capacidade e simplicidade de falar: Me Desculpa!

    Vamos construindo sim nossa história, com perdões quando for preciso, amor, aceitações, levezas e muita simplicidade!

    Linda participação,obrigada mais uma vez! Te esperamos na próxima!

    Beijos grandões no coração!

    Tê e Maria ♥

    Obs. ExcluÍ o outro comentário pq errei uma palavra, exclui pra mim completo por favor? Mas foi bom ter voltado, pq havia esquecido, mas queria comentar que achei a coisa mais doce, leve e feliz esse passarinho da foto. :)

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tardinha de paz e esperança, querida amiga Ju!
    Que bonito texto e profundo!
    Muito boa a reflexão que nos leva a fazer.
    Em boa hora fala do Poder de Deus ouvindo o que falamos, sentimos, desejamos ...
    Só Ele entra em nosso 💙.
    Vou lhe contar algo: há três anos pedi, num retiro para eu perdoar duas pessoas muito próximas. Resultado, cheia de força pela fé, as mesmas pessoas aprontaram pior comigo, mas muito pior como não calcula. Sendo assim, tive que agradecer a Deus por ter me fortalecido muito e estar na "indiferença espiritual" até agora... É o que Ele possibilitou e eu agradeço mesmo assim.
    Vamos perdoando pois é perdoando que se é perdoado...
    Tenha dias abençoados, querida!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Essas amigas blogueiras estão se saindo excelentes fotógrafas!
    A fotografia que você escolheu tão bem trouxe essa sensação de leveza e a liberdade que o perdão nos traz.

    Eu também acredito que o perdão é um exercício diário e também que é bem mais fácil começar com as pessoas próximas que amamos e assim, aquelas pessoas, situações difíceis, vamos alcançando aos poucos. Aliás essas pessoas são extremamente importantes, justamente porque nos desafiam a melhorar.

    Que tenhamos sempre essa paciência, esse olhar observador durante a caminhada da vida!
    Adorei participar em mais uma blogagem com você!
    Beijos
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, que lindeza de publicação... quando sentimento, quanta verdade!
    Você explanou muito bem o tema e foi além quando se referiu ao perdão aos outros tão diferente de nós... dos nossos valores, nossas crenças.
    Não é fácil pra todo mundo pedir desculpas... tem pessoas muito mais resistentes... mas, vamos aprendendo, seguindo e nos moldando, passando poor transformações...
    A caminhada é longa...
    Amei te ler!
    Obrigada por sempre vir conosco!
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Ju!

    É preciso sabedoria para saber perdoar, gostei muito desta colocação. Porque fraude e injustiça tem aos montes neste mundo e se não tivermos a sabedoria de nos aliviar, inclusive através do perdão, adoeceremos.

    Não podemos mudar o mundo, mas podemos ajustar o nosso foco e prioridades e viver mais feliz.

    A maternidade é um horizonte de oportunidades para crescermos em compaixão, humildade e ternura.

    Muito obrigada pelo seu carinho sempre conosco lá no Diário. É um prazer receber suas palavras tão amáveis e gentis conosco. Nos incentiva e faz feliz!!!

    Beijo carinhoso!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo.
    Concordo plenamente com você.
    Perdoar de verdade não é fácil, mas é algo que precisamos fazer para evoluir para passar de fase.

    ResponderExcluir
  9. Um bom fim de noite Ju e feliz seja o fim de semana com todos os cuidados.
    Gostei do tema deste projeto nesta edição. Seu depoimento,reflexões estão
    em conformidade com a proposta. Errar é humano e humano ama, pensa e refaz atitudes continuamente. Que cada dia seja de repensar colocar em pratica. Filhos vão sempre errar, como os país também, mas a relação que se estabelece amorosa faz espaço para o perdão.
    Muito boa sua participação.
    Meu carinhoso abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana, que texto bom de ler! Que leveza traz pra alma! Perdoar faz bem para nós mesmos. É realmente uma sabedoria.
    Uma ótima semana para você.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir