“A Doce Rotina de uma Mãe”!


Cuidando da infância.

Somos uma partícula de Deus, e a Mulher é uma partícula de Deus que foi criada para harmonizar, perfumar, e com sabedoria e sensibilidade apurada tem a missão e o poder de guiar, acolher, apoiar a família.

Mulher tem uma beleza natural, uma inteligência sobrenatural, e com o amadurecimento fica ainda mais radiante, ficam incríveis quando aperfeiçoam sua sabedoria em Deus! Tenho uma breve lembrança desse poder, quando me lembro que abraço de mãe (tia, avó) cura tristeza, chateação, briguinhas de infância... Lembro que xarope de avó era a vacina mais potente do mundo, e não tinha farmácia mais poderosa do que casa de avós... Casa de avó era sempre um ambiente cheio de plantas, que “embelezava e captava energias dispersas”, os chás de avós era “tiro e queda”, e os bolinhos de chuva eram irresistíveis...

Os antigos sabiam os dias de chuva, o tempo de plantar e colher, não faltava os alimentos básicos e frutas de época, e sabiam que uma boa prosa no portão enquanto as crianças brincavam, era a melhor terapia do mundo!

Ah que orgulho das gerações passadas, na qual eu tento resgatar na medida do possível, com perseverança e esperança, toda essa experiência da essência do “amor, honra e cuidados” que revivo e reforço nos dias atuais.

“O que a gente faz da nossa vida, é um retrato perfeito do que cultivamos em nosso coração”.

E para cultivar boas sementes, precisei ressignificar as dores e lacunas, falando de uma maneira bem abrangente, é fazer de um limão uma deliciosa torta, é aprender a usar o azedo da vida de formas diferentes, a fim de nunca paralisar...

A doce rotina de uma mãe é um convite “urgente e maravilhoso” do que realmente é essencial, a vida, o “SER” e não o “TER”!

“Que delícia é abrir a janela na calmaria dos dias, para contemplar a manhã que chega sem pressa, sem correria, sem brigas e xingamentos, apenas sentindo o despertar da manhã”...
O ouvir dos pássaros a cantar, o aroma do café que vem da cozinha a cheirar...
Começar o dia vibrando na alegria, no “Bom Dia” acompanhado do abraço apertado e o beijo estralado, trás gratidão e paz!

Rotina é necessário, importante, trabalhoso, às vezes chato, e vez ou outra nada saíra como o planejado, e tudo bem!

A doçura da rotina é um mel que a mãe precisa produzir através da entrega, no amor e gratidão em todo o executar dos dias...

Rotina é honrar a vida! Rotina é dedicação, carinho e detalhe nos pormenores, que de menor nada tem, porque somos todos importantes e valiosos no TODO que é Deus.
A rotina trás constância para os dias, reforça e relembra que a vida é regida de princípios no mundo, que estão além do nosso querer momentâneo... Trás a clareza de que toda casa começa de baixo para cima, do alicerce rumo ao telhado, porém existem várias situações e trabalhos, que leva tempo e são construídas com perseverança e sabedoria.

A doçura é um mel tirado da gratidão.
Gratidão pela vida, pelo simples e maravilhoso fato de estar viva, ter uma família...

A gentileza, a atenção sem interesse, tratar e cuidar com carinho da família, ser grata, fazer tudo com amor e dedicação, é o começo de transformação que vem de dentro para fora, “na doce rotina de uma mãe”, que trás paz para os dias e para a vida da família!

A vida é um plantar e colher... Plante amor, prioridade, dedicação, responsabilidade, respeito, e no tempo certo colherá os frutos.

*Gente comum realiza diariamente obras extraordinárias, no fiel cumprimento das rotinas, assumindo e não sumindo das responsabilidades diárias, que transformarão a vida daqueles a quem transmitimos pureza, simplicidade, cuidados! (Adaptação da frase da amiga de blog, Renata)

Os dias são trabalhosos, “um tal de suja e lava o dia todo” (risos), mas sempre tem um abraço apertado, um olhar de gratidão e amor da família... O segredo está ai, faça com amor e receba amor! O que plantamos vamos colher.

Deus abençoe e dê muita sabedoria para nós mulheres.
Toda mulher sábia edifica o lar, a insensata, porém, destrói com as próprias mãos. (Provérbios 14)

Post de participação do projeto “Na Casa da Vizinha”, das amigas CrisPhilene e Tê Nolasco. Para participar do tema do mês, basta entrar em contato com as criadoras do projeto.

7 comentários:

  1. Bom dia, Ju!

    A mulher é instintivamente sábia e Deus é a luz que ilumina os caminhos em tudo auxiliando, ensinando a entender a vida e dando paciência, calma, equilíbrio.

    É maravilhoso ser mãe e ter o privilégio de conduzir a família, os filhos.

    Li hoje esta frase que combina com o seu post:

    "Busque hoje os seres que você ama. Diga-lhes quão valiosos são. Anime e encoraje. As pessoas são como um espelho. Se você sorri, elas sorriem; se você fecha o rosto, recebe a mesma imagem."

    Beijo!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Que legal te ler,Juliana! Cada frase que trouxeste fala por si: "A doçura é um mel tirado da gratidão.
    Gratidão pela vida, pelo simples e maravilhoso fato de estar viva, ter uma família..."

    Todos temos rotinas, trabalhosas,repetitivas, mas sempre há o carinho e amor...

    Linda participação! beijos, tudo de bom e que a nova rotina imposta pelo corona, possa ser cumprida com muito amor e paciência! chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju bom dia!
    Que suavidade nesse post que torna a rotina mais doce ainda! A gente sabe né amiga... fazemos de tudo com muito amor, muitos detalhes dia afora, muitos cuidados, sacrifícios, renúncias e alegrias com nossa doce rotina de mãe.
    Sem perfeição, saindo fora do proposto, do que gostaríamos muitas vezes e como disse você, "ta tudo bem"...
    Cada um tem sua rotina, sua maneira de conduzir tudo, ou como dizia minha mãezinha, sua peleja, mas no final de tudo, é o amor à família, aos filhos que rege toda tarefa de um lar, das obrigações, das necessidades.

    Os tempos das nossas avós eram muito pesados, muito trabalho, até mais que hoje, mas sim, tudo se "resolvia" com um abraço ou um delicioso bolinho de chuva.

    Ju!!! Muito obrigada pela Doce participação mais uma vez! É uma alegria tê-la conosco.

    Beijos doces nessa nossa doce rotina de escrever... :)

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  4. Ah amiga... Quanta sabedoria em suas palavras! Quanta reflexão em cada apontamento.
    Amei qd vc condicionou o doce da rotina ao mel que nós tiramos da gratidão. E ela deve ser atuante em nossas vidas. Pois tendo uma rotina pesada ou mais leve. Temos os nossos... E isso é um privilégio!
    Amei te ler!
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  5. Você nos abre uma janela de onde sopra uma brisa com doce aroma!
    Ju essa entrega, esse honrar a vida através da rotina é o que eu acredito.
    Eu também tive que ressignificar muitas vivências para chegar à essa harmonia no cotidiano. Tão bom olhar para os afazeres, para o zelo e colocar alegria ali!

    Também sinto que a mulher tem essas características, esses dons de acolher, dar colo, colocar suavidade quando as coisas não vão tão bem como queremos.

    Tua abordagem acrescenta muito neste coletivo de blogs!
    Um beijo
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde de paz e saúde, querida amiga Ju!
    Que lindo todo seu escrito.
    Ao passar por aqui e ler seu post tão cheio de bons sentimentos e assim devemos viver até o fim.
    Deus se alegra com quem valoriza muito mais o ser. estamos num caos mundial e vemos bem de pertinho que o ter nada significa. O vírus não escolhe pessoas... classes ou outros...
    Vamos vivendo pelo imaterial e sendo muito mais felizes.
    Muito obrigada por valorizar o que realmente importa, minha amiga.
    Obrigada pelos lindos comentários que me deixa nos blogs.
    Quanto à doçura da mulher, é dela, é nossaa e ninguém consegue extirpar, querida. ainda bem!
    Tenha proteção do vírus impiedoso!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, que lindo tudo que escreveu, que me fez viajar no tempo e parar na casa de minha avó MãeCema assim tudo junto como nós mineiros falamos. Era meu paraíso naquelas ferias de três meses de fim de ano. A gente mudava a rotina dela e ela amava. Era tudo prazer, com suas delícias inventadas todos os dias para nos agradar. Era numa roça com córrego e matas e vasto pomar. A gente tinha atividades também na rotina da casa, como aguar a horta e limpar o rego por onde a água corria sob arvores. Mas voltando ao seu texto eu vi pura poesia amiga nesta definição de rotina e nesta loa às mulheres, que sempre sabem com driblar e a apatia com belas reinvenções.
    Parabéns pela partilha de tão bela postagem, que me fez viajar.
    Muito boa esta BC que leio desde o inicio e gosto de como vocês se abrem e expõem a vida de uma mãe, de uma mulher que sabe da missão.
    Aplausos para todas vocês.
    Com todos os cuidados aí tenham dias alegres, a gente vai vencer mais esta.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir