O Dia dos Meninos. Um jeito simples de fortalecer laços entre Pai e Filho.


Todo filho ou filha são únicos, mesmo que você tenha dois, três, quatro ou mais filhos (as).
Não importa o número de filhos, sempre cada filho (a) será único porque cada um tem suas características, personalidades, aparência, preferências...

Não tem o dia das mães, dos pais, dos namorados, das crianças?

Então, aqui em casa o “Vitor e o papai” têm “O Dia dos Meninos”.
Sempre que eu preciso sair, ou fazer algo que não seja tão atrativo para crianças, o Vitor e o Papai transformam esse momento juntos em único e especial, tipo o ‘Clube do Bolinha” ou o “Clube da Luluzinha” como é chamada as reuniões de meninas, sabe...

Para o Vitor é motivo de alegria, porque ele tem o pai só para ele...
Eu entendo e respeito que para o Vitor é importante ter esse momento só dos meninos, porque o pai fica fora durante o dia todo, e nesses momentos juntos são fortalecidos os laços de afeto e maior sintonia entre pai e filho.

Eu não preciso ter um dia só nosso (mãe e filho), porque a gente já faz isso todos os dias e nas férias. Estamos sempre juntos, estou sempre reservando horários para a gente brincar, vez ou outra “fugimos da rotina” e vamos passear no shopping, vamos ao cinema e na praça brincar, enfim, temos o nosso momento sempre... Mas com o pai é diferente, eles precisam desse momento juntos, então o Vitor criou com o papai, o “Dia dos meninos”.

Não temos nada definido, como data e quantidade no mês, mas sempre que aparece uma oportunidade eles fazem o dia deles (dia dos meninos entre pai e filho).

Isso para mim é super bacana, porque quando preciso sair, sei que eles ficam bem e isso me tranqüiliza, sabe?

Criar um “título ou tema” para as atividades, e vez ou outra colocar em prática, é muito bom, é como criar um mundo único e especial.

Pode também criar datas fechadas, como toda semana ou uma vez por mês, enfim, conforme a disponibilidade de cada família... Porém, tenta estipular data fixas com os filhos maiores, principalmente se você consegue cumprir... Se não, ao invés de serem dias de alegrias e descontração, serão dias de tormentas e frustrações, porque toda a vez que cancelar a criança vai se decepcionar...

Por isso, em caso de pais separados, essa data precisa ser estipulada com muita cautela e amor, porque o não cumprimento pode gerar mais desapontamento do que felicidade.

Durante um bate papo com uma médica de rotina, ela me disse toda animada e muito empolgada, que ela e a neta de 10 anos tinham criado: “O Dia de Princesas”.

O Dia de Princesa era uma rotina prazerosa, que deixava as duas felizes. Toda quinta-feira a programação é fazer as unhas, depois escolhiam o roteiro, como aonde iriam comer, dar uma volta pelo shopping, ir ao cinema ou tomar um sorvete, por exemplo... Tudo dependia dos desejos dessas princesas naquele dia... Não é uma idéia demais?

Fala a verdade, se essa parceria e troca de afeto entre avó e neta não é incrível, imagina entre pais e filhos?
Fica ai uma sugestão para as mulheres, que confirma nossa teoria de criar vínculos, com essa interação e intimidade, em dias exclusivos.

Aqui também não tem regra de dias e atividades para o “Dia dos Meninos”, apenas escolher o que for bom para eles se divertirem, que pode ser jogar jogo de botão, jogar bola, empinar pipa, dar uma volta, brincar, etc.

Fortalecendo laços entre Pai e Filho

O foco não é gastar dinheiro, passear em shoppings, ou determinar o que as pessoas devem fazer, mas o foco é criar uma atmosfera prazerosa, onde cada um vai fazer as coisas que gostam de fazer... E cada família e pessoa vão criar seu dia especial e montar a sua programação.

Então fica a dica, de uma maneira gostosa de proporcionar aos filhos, um dia de filho único, seja com o pai ou a mãe, em dias diferentes, cada dia com um filho.
Sabemos que cada filho tem seus gostos, desejos, vontades, são diferentes em personalidades... Então vale a pena investir um tempinho exclusivo, para escutar cada filho (a), para curtir e dar uma atenção mais direcionada para cada um.

Essa atenção direcionada, sem brigas entre irmãos, em momentos diferentes e de descontração, deixa os filhos mais tranqüilos, e acalma até o coração, porque quem não gosta de um pouquinho de atenção exclusiva de quem a gente ama, não é verdade?

Beijos e até a próxima.

Ju

Um comentário:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    Realmente é uma ideia muito bacana!

    Imagino a alegria das crianças se sentindo únicas e exclusivas nestes momentos de parceria, liberdade, amizade!

    Agradeço sempre a sua companhia, muito querida, especial, carinhosa e sensível, qualidade rara Ju, muito rara!

    Você nos vê assim tão carinhosamente porque é muito especial, para Deus e para nós. Muito obrigada!

    Tenha um feliz fim de semana junto aos seus "meninos"!!!

    Parabéns ao papai! Ficou super legal a foto!!

    Beijos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir