Dia Nacional do Teste do Pezinho – 6 de Junho.

Nova tecnologia alivia sensação de dor no bebê – e diminui o aperto no peito dos pais.

Teste é rápido, simples e fundamental para identificar doenças que podem causar lesões irreversíveis.


O Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado em 6 de junho e tem o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância do teste. Realizado entre o 3º e 30º dia de vida, o teste do pezinho detecta doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que podem causar lesões irreversíveis no bebê. A recomendação é que ele seja feito ainda na maternidade e não há contra-indicação para a realização do teste, exceto em bebês desidratados.

O exame pode ser doloroso ao bebê, mas já existe uma nova tecnologia, que alivia esse desconforto e diminui o risco de lesões – além de tranquilizar os pais. Hospitais e maternidades privados no Brasil já utilizam este dispositivo, a Lanceta BD Microtainer® QuikHeel™. Por ora, ainda não é utilizado pela rede pública de saúde.

Esta tecnologia permite uma incisão menos profunda no calcanhar do bebê, fato este que gera menor percepção de dor ao recém-nascido. Trata-se de uma micro-lâmina cirúrgica extrafina, de aço inox, que faz uma punção pendular – ou seja, um corte mais superficial. Isso diminui a sensação de dor.

“O teste do pezinho é simples, rápido e seguro, e o profissional da saúde já conta com essa tecnologia, que proporciona precisão, segurança e uma incisão menos agressiva”, explica Lívia Sachi Gazarini, Biomédica e Gerente Científica na BD.

A maioria das doenças detectadas pelo teste do pezinho pode ser tratada antes mesmo que os sintomas apareçam. A detecção precoce proporciona melhores resultados dos tratamentos e maior qualidade de vida para as crianças. Dentre as doenças possíveis de serem detectadas pelo teste estão anemia falciforme, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, rubéola congênita, sífilis congênita, fenilcetonúria, hiperplasia congênita de adrenal entre outras.

Além dos benefícios ao bebê, este dispositivo também é capaz de proteger o profissional da saúde devido à tecnologia de retração automática e permanente da lâmina, que reduz a possibilidade de um acidente e evita o reuso. Este produto cumpre a NR32, norma regulamentadora que determina que os materiais perfurocortantes possuam dispositivos de segurança para evitar que profissionais de saúde sofram acidente com agulhas e contaminações por material biológico.

Sobre a BD: 
A BD é uma empresa global de tecnologia médica que produz e comercializam suprimentos médicos, anticorpos, reagentes, equipamentos e dispositivos para laboratórios e hospitais. Fundada em 1897 e sediada em New Jersey (EUA), a companhia se destaca em dois segmentos: BD Medical e BD Life Sciences. Em 2016, a BD completou 60 anos de presença no Brasil, com um escritório em São Paulo e duas unidades fabris no país: Juiz de Fora (MG) e Curitiba (PR). Pautada em qualidade, segurança e inovação, a BD expandiu-se rapidamente e foi uma das primeiras a fabricar no território brasileiro seringas descartáveis, tubos para coleta de sangue a vácuo e seringas para insulina, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. A companhia vem se destacado no mercado de diagnósticos com equipamentos de alta tecnologia que agilizam resultados de exames cada vez mais precisos. Diversas patologias estão relacionadas ao portfólio da BD, como câncer, AIDS, tuberculose, diabetes e infecções. Uma das prioridades da BD é oferecer produtos que garantam segurança e conforto aos pacientes e profissionais de saúde, além de resultados confiáveis para os médicos seguirem condutas clínicas mais assertivas e ganhos de produtividade para laboratórios e hospitais. Para mais informações, acesse www.bd.com.br

Mariane Pinho
www.xcompr.com
________________________________________

Pessoal, papais e mamães, que boa notícia, vocês não acham?
Uma tecnologia que foi desenvolvida para causar menos dor aos recém-nascidos, durante o importante exame do teste do pezinho... É realmente uma excelente notícia, que não poderia deixar de compartilhar aqui no blog.
Beijos e até a próxima.
Ju

Um comentário:

  1. Oi Ju!

    Fico feliz em saber desta nova tecnologia.

    Ainda me lembro que não consegui segurar a Laura para fazer o teste do pezinho, há 8 anos passados. Quem segurou foi a enfermeira. Pois eu quase morri de dó...

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir