O que você deseja para o futuro do seu filho (a)?

Uma pergunta muito generalizada, que pode ter muitas respostas diferentes e cada uma baseada em suas crenças, vida diária, sonhos, esperança, enfim, uma resposta com diferentes e inúmeras intenções.

E por falar em intenções, a palavra de Deus diz: O Senhor é quem discerne o coração e os pensamentos do homem (homem e mulher). Então, não adianta querer se enganar, porque Deus conhece o nosso coração e as nossas reais intenções.
♥ ♥ ♥ 
Outro dia recebi essa pergunta na agenda do meu filho, solicitando que eu escrevesse dentro do coração que estava anexo, junto à agenda, “O que eu desejava para o futuro do meu filho Vitor”. E a minha resposta foi essa:


Eu sei, eu sei, você deve estar pensando: Até parece, que é isso que ela pensa ou deseja para seu filho... Que não tem expectativas ou sonhos, para seu futuro...???
Que não sonha que ele seja jogar de futebol, médico, astronauta, ou sei-lá, mais o que...

Pois é, sem demagogia, sigo a vida mostrando como ela é “através dos meus olhos”, do nosso cotidiano, das promessas de Deus, do que meu filho pode conquistar através das boas ações, estudo, trabalho, e também dos seus próprios sonhos...
E o meu filho também aprende através da convivência externa, ou seja, com amigos, professores, etc.

Minha missão é proporcionar através do carinho, amor, educação, atenção, estudos, condução dos caminhos corretos, um ser humano bom, capaz de discernir o certo do errado, o bom do mal, e a partir daí, fazer seus caminhos, suas próprias escolhas.

Quero te dar um conselho de amiga.

- Viva a vida, ensine e tire as dúvidas freqüentes do seu filho (a).

- Converse bastante com eles (elas) sobre o cotidiano da família, os compromissos diários com trabalho, família, finanças, boas condutas.

-Compartilhe suas experiências de vida (tanto as boas como as ruins), fale da sua infância com fotos e recordações, para seus filhos "entender e aprender" a comparar as coisas, e situações adversas da vida...

Esse é o melhor presente que você pode dar aos seus filhos (as), que é compartilhar suas experiências de vida (e também dos avôs deles), conduzi-los aos caminhos correto e do bem (praticando o bem diariamente), apoiar as adversidades que vão surgir e ajudá-los a encontrar os melhores caminhos...

Criar expectativas a partir da vida do outro (no caso dos filhos), sonhar um sonho que pode não ser o sonho do seu filho (a), é cavar a própria cova da frustração, é mergulhar de cabeça na própria decepção.

Examine-se. Talvez você esteja praticando com seus filhos, as mesmas condutas que seus pais tiveram com você, quando você era criança (e que talvez você não gostasse).
Ou sonhando com um desejo que seja só seu, e não do seu filho (a).

Desejar e sonhar coisas boas e grandes para o futuro dos filhos, não é pecado. Mas manipular os filhos, dar falsas esperanças, não apoiar suas escolhas, não ser o alicerce que eles tanto precisam... Isso sim, não é bom...

Esse texto nada mais é, do que um amadurecimento interno, que busco diariamente através do desprendimento, da simplicidade da vida, e da busca aos caminhos de Deus...
Beijos

2 comentários:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    É verdade, você tocou bem no ponto que eu considero chave: não repetir os erros dos pais. Devemos e podemos sempre ser versão melhorada dos nossos pais, e assim, nossos filhos sejam versão melhorada nossa e por aí até o aperfeiçoamento completo.

    Outro ponto: creio também que o melhor que os pais podem ensinar aos filhos é o respeito por Deus, nossa autoridade Primeira. Daí, todas as outras coisas surgem e dão certo se a fonte estiver correta.

    Avante, Ju, rumo à esta nobre e ousada missão de ser mãe!

    Beijos carinhosos!

    Feliz semana!

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras!! Ah Ju, como aprendemos... e a felicidade reside nas pequenas coisas.
    Tb desejo no futuro que meu filho seja o que ele quiser ser, que carregue valores, carregue a Palavra e os ensinamentos de Deus, no mais, o céu é o limite para aqueles que confiam em Deus.
    bjs

    ResponderExcluir