Educação para o trânsito deve começar ainda na infância.


As escolas particulares têm adotado e inserido a mais de uma década, um método muito importante no currículo escolar e de aprendizagem das crianças, que é a Educação para o trânsito.
A partir do maternal, as crianças aprendem de uma maneira lúdica (mas nem por isso menos importante), algumas regras de trânsito, como conduzir os automóveis, como se comportar sendo pedestres, utilizando suas motocas e bicicletas como veículo.

Essa iniciativa das escolas é uma prática que deve ser observada e adotada por todas as escolas (particulares ou públicas), e expandida para o ensino fundamental, preparando assim, jovem cidadão capaz de compreender desde a infância, a importância da educação para o trânsito e também para vida...
Porque quando ensinamos as crianças e jovens como se portarem nas ruas, no trânsito, respeitando o próximo, sinalização, pedestres, regras, estamos ensinando para a vida como um todo.

E essa educação pode (e deve) ser estendida no dia-a-dia pelos pais, ou seja, sendo o próprio exemplo diário para os filhos (as), respeitando regras, respeitando sinalização, ou seja, não parando em local proibido, não passando no farol vermelho, não fazendo fila dupla, etc.
Também ensinando e relembrando diariamente os filhos (sempre que necessário), como funcionam as cores e regras dos faróis, placas e faixas onde pode ou não parar ou estacionar, a importância da sinalização dos veículos através das setas, que auxilia os veículos que circulam ao redor e os pedestres...

E para auxiliar as crianças e jovens nesse aprendizado, a editora Caramelo lançou um livro de fácil entendimento, que ajuda a compreender a educação para o trânsito. O nome do livro é Pra lá e pra cá – Educação para o trânsito. 


O livro tem 32 páginas, foi lançado em 2015, com uma abordagem de fácil compreensão, sempre seguida de perguntas que ajudam na memorização dos assuntos abordados. O Vitor adorou o livro, e tem feito associação de algumas coisas do livro, com a aprendizagem da escola, e isso é muito bacana e positivo.

O livro foca algumas práticas, regras e sinalizações básicas do dia-a-dia, preparando assim, crianças e jovens para um mundo que já estão inseridas, mas que precisam ser lapidadas nas questões de segurança, evitando acidentes, etc.
Apesar de o livro ser pequeno, aborda também outros assuntos curiosos, como os meios de transportes existentes e sua evolução, direitos e deveres, segurança, etc.

E aproveito (e todos devem fazer isso) para reforçar a segurança obtida diariamente nos cintos de segurança e na cadeirinha para bebês e crianças. As cadeirinhas são adaptada ao banco dos veículos, que atende tamanho, peso e adulta, desde recém nascidos, até criança com 7 anos de idade. E é bobagem a gente comparar aos tempos antigos, porque hoje em dia o número de carros circulando nas ruas, a violência urbana, é bem maior do que os tempos antigos.


Então, fica a dica da leitura, dos pais serem primeiramente o exemplo de boa conduta no trânsito, e que as escolas adotem essa metodologia de Educação para o trânsito para os estudos e vida, porque assim, todos têm a ganhar.

2 comentários:

  1. Ju e Vitinho!

    Que assunto importante é a segurança nossa e dos outros no trânsito.

    Por aqui já percebi alguns projetos que tratam o assunto desde a infância. Uma vez, numa colônia de Féria organizaram brincadeiras que introduziam a educação no trânsito para as crianças. Foi muito legal ver os pequenos motoristas chegando com velotrol, bicicleta e patinete, para aprenderem brincando!

    Sabendo que, conforme você disse, os pais são exemplos. Não adianta a escola ensinar se os pais negligenciarem.

    Beijo em vocês!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  2. Que legal amiga!
    Aprender desde cedo faz toda a diferença!
    bjs

    ResponderExcluir