Quando mudar o quarto de bebê para quarto de criança?

Esse é um assunto e tema muito particular, porque os motivos são variados, e cada família faz essa mudança conforme alguns pontos chave.
Existem “N” motivos para mudar, e eu vou citar alguns motivos que podem nos levar a essa mudança.

Perigo de o bebê cair do berço:
Cada bebê é único, e não podemos nunca comparar. Existem alguns parâmetros médicos, que indicam o desenvolvimento de bebês e crianças, com relação a sentar, virar, engatinhar, andar, falar, entre outras coisas, mas que serve para acompanhamento da saúde física e mental. Sendo assim, tem bebês que desenvolvem algumas habilidades mais cedo do que o parâmetro determinado, outros mais tarde, ou ainda, dentro do previsto em cada mês de vida.
Por volta dos 6 aos 8 meses de idade, alguns bebês conseguem fazer muitos movimentos, deixando alguns pais preocupados, com relação ao berço, cogitando a possibilidade de troca por cama ou mini cama... Evitando da criança quando chegar por volta de 1 ano de idade (ou mais), se pendurar no berço e cair do outro lado de cabeça no chão. A opção então é a cama ou mini cama infantil.
Tem muitos pais optando pela decoração Montessoriana, onde é colocado o colchão no chão, evitando assim qualquer tipo de queda, até mesmo das camas, mesmo sendo menores... Veja alguns exemplos de ambiente Montessoriano, neste post aqui.

Chegada de um irmãozinho ou irmãzinha:
Com a chegada de mais um membro na família, os pais acabam pensando em duas possibilidades: 1) troca tudo, preparando novos ambientes tanto para a chegada do bebê, quanto para o (a) filho (a) mais velho (a), deixando ambos dos ambientes novos e personalizados; 2) ou tem a opção dos pais usarem ou reaproveitem os móveis do primogênito (que geralmente são móveis novos). E como o bebê já terá tudo praticamente pronto, acabam comprando móveis para o primogênito, e preparando um ambiente diferente, dando vida aos seus personagens favoritos.

Acabar com a cama compartilhada:
Muitos pais praticam (por vários motivos) a cama compartilhada, deixando o bebê dormir no meio da cama de casal, estendendo essa pratica até por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Porém, chega um certo ponto, que fica muito dolorido e inviável manter a prática da criança dormir no meio dos pais... Então, vem à ideia e vontade em mudar o ambiente do quarto, comprando móveis novos, decorando o quarto com o personagem favorito do filho ou da filha... Essa troca e mudança no ambiente e decoração do quarto podem ser bastante motivadoras, deixando a criança animada para dormir em seu próprio quarto.

Não tenho dinheiro para trocar os móveis. O que fazer?
Alguns pais não têm como trocar os móveis e fazer um novo quarto para a criança. Nesse caso, dependendo do peso e altura da criança, é possível dormir no berço e manter a decoração até por volta dos 5 anos de idade.
Tem muitos modelos de berços que é possível abaixar a grade, e fazer como mini cama, sem problema nenhum.

Não quero trocar o quarto. Meu filho dorme bem no berço:
Tem criança que é super tranqüila, e dorme muito bem no berço. Algumas crianças se mexem muito durante a noite, por esse motivo as grades do berço acabam ajudando, deixando os pais até mais tranqüilos. Geralmente a criança dorme no berço, e quando acorda chama os pais ou a cuidadora para retirar ou ajudar a sair do berço. Se a criança fica bem e se sente segura dentro do berço, e os pais também, então não se preocupe, chegarão à hora certa da troca.

Existe idade mínima ou máxima para a troca ou mudança de quarto de bebê para quarto de criança?

Não existem regras, como já falei no começo do post, existem situações e condições que nos levam as mudanças.
A idade mínima pode variar entre 1 a 2 anos de idade, dependendo o quão perigoso é para a criança que gosta de escalar o berço (risos) ou explorar novas possibilidades.
E no máximo até os 5 ou 6 anos de idade, é bacana mudar o quarto, e oferecer algo mais realista com a idade da criança, ou seja, personagens e cores que encantam as mesmas...

A nossa mudança demorou um pouquinho, porque o Vitor dormia bem no berço e se mexe muito... Também por conta dos medos, ele dormiu bastante com a gente no quarto. Aqui é vida real, sem censura...rs
E por conta dos medos, acabamos até adiando um pouco a troca dos móveis e ambiente do quarto.

A compra de móveis personalizados é por conta dos gostos e bolsos de cada pessoa e família. Tudo depende do tamanho do ambiente... Muitas vezes é necessário fazer móveis sob medida...

Para montar um quarto bacana, tudo precisa ser pensado e planejado antes, como cores, móveis e cores dos móveis, pintura e papel de parede, brinquedos, nichos, cortinas, etc.

Para chamar a atenção do Vitor, pensamos em montar o cantinho dos brinquedos preferidos, e investimos em uma cama bem chamativa (e maneira..rs), que ele ficasse com vontade de dormir e estar em seu quarto.
E veja o resultado como ficou, os pontos chaves das mudanças.

A cama é no formato de carro, e as laterais são altas, evitando do Vitor cair quando se mexer. Como comentei, ele se mexe muito a noite e os apoios laterais ajudam e muito.





O Vitor ama luta, brinca de luta com seus bonecos, já assistimos aos tipos de filmes de lutas, e o que a gente tem assistido muito, são os filmes do Rock.
Meninos têm muita energia, e o saco de luta ajuda muito a descarregar essa energia, então decoramos um cantinho chamado de: cantinho da luta.




E o principal foi colocar nichos ou prateleiras, na altura dele, para colocar sua coleção de bonecos e brinquedos favoritos.




Não gastamos muito, investimos pouco, apenas com a cama, um bom colchão e os espaço para brincar.
Também fiz um cantinho da leitura e coloquei todos os livros juntos, para facilitar o manuseio.


Nem sempre precisamos gastar muito...
Acredito que o mais importante é ser agradável e aconchegante, o ambiente que a criança brinca, dorme.
Espero que tenham gostado das dicas e idéias.
Até a próxima.
Beijos,

3 comentários:

  1. Ju querida, concordo com seus apontamentos. A um momento sim para a transição do quarto dos pais para o próprio quarto, aqui fizemos essa transição... e foi cansativo e um momento bem delicado.
    Agora nos vemos novamente compartilhando a cama, pq a maternidade real, tem dessas coisas... mais creio que passado a fase dos medos... logo se resolva e o pequeno volte contente e feliz para o quarto dele.
    Amiga, amei a disposição dos móceis, brinquedos do Vitinho e a cama, um arraso!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que quartinho arrumadinhooooo... Quando a criança é pequena conseguimos arrumar melhor.. Maria faz as bagunças dela e as vezes não deixa a gente mexer.. aí a mamãe dá a louca e ela fala pra eu arrumar como eu quero rssss.. Tão gostoso ver um quartinho simples, mas arrumadinho, com tudo no lugar e fácil de mexer..

    Pois é amiga.. aqui Maria passou do berço para a cama com 2 anos. Foi uma mini cama também com lateral alta. Dormia sossegada com ela la.. Aos poucos tiramos a lateral e ela ainda ficou na mini cama. Eu colocava colchão no chão pra caso ela caísse.. ela sempre mexeu muito também.. as vezes encontrava de cabeça pra baixa quando mais nova...rs

    Só depois dos seus 6 anos ou 7 que mudamos para uma cama maior e sem encosto, pois ela cresceu. E ainda assim encosto o criadinho do lado... mãe é assim né rs.. Mas hoje ela não cai. É cama alta, box e agora está mais mocinha.

    É preciso mesmo ter cuidado com as trocas pq como você disse, cada criança é de um jeito e é preciso observar suas características pra não ter acidentes ou traumas..

    Beijos amiga

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  3. Por aqui ainda compartilho o quarto com o Gabriel JU, mas logo mais quero fazer um quartinho para ele.

    Bjs
    Mari
    vamosmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir