Alimentos saudáveis em festas infantis. É possível?

Alimentos saudáveis em festas infantis. É possível?
Substituir os doces e salgados por sanduíches e outros alimentos naturais podem ser uma boa alternativa para agradar o paladar dos pequenos sem prejudicar a saúde

Nem toda festa de criança precisa ser recheada apenas por guloseimas. Elas são deliciosas, mas, quando consumidas em excesso, fazem um mal danado à saúde. Apesar de fazerem muito sucesso entre as crianças e os adultos, os tipos tradicionais consumidos em festas infantis são geralmente ricos em calorias e pobres em nutrientes e vitaminas. Por isso, hoje em dia, muitas famílias já estão em busca de novos itens para compor cardápios mais saudáveis para as comemorações. Afinal, é possível, sim, oferecer comidas saborosas que trazem benefícios ao desenvolvimento da criança.

A primeira providência é eliminar a gordura substituindo frituras por salgados assados. Além da esfiha e empada, pastéis, quibes, folhados e mini calzones podem ser servidos sem medo. 

Apostar no cardápio com uma linha mais fit com cookies de farinha de banana verde, muffin de laranja com amêndoa, muffin de queijo, hambúrguer de quinoa, tapioca, milho cozido e pão de queijo caseiro também é uma boa saída. Outra dica é utilizar pães com fibras como aveia e cenoura para preparar os sanduíches ou cachorros-quentes servidos na festa. Para festas mais longas, vale apostar em pratos como refogados, purês ou escondidinhos, servidos em mini panelas.




Ao invés dos doces tradicionais, a mesa pode receber itens como gelatina caseira, iogurte, bolacha de maizena recheada e doce de frutas. 


“Uma alternativa sempre muito válida são as frutas, tanto natural quanto na forma de picolés e em espetinhos. 




É delicioso e as crianças adoram”, conta Adriana Perylo, da Perylampo Festas. A sugestão para conquistar os pequenos é fazer carinhas ou cortá-las com formas divertidas. Outra opção de lanches com frutas é banhá-las no chocolate. Há também como fazer uma maça do amor substituindo a calda de açúcar e corante por castanhas, nozes e iogurte.


Para quem não abre mão do brigadeiro, uma alternativa interessante é fazer brigadeiro de frutas. A ideia é a mesma da surpresa de uva, mas com cobertura de chocolate e granulado. 

No bolo, ponto principal da festa, a dica é a mesma: fugir dos tradicionais e escolher recheios com frutas ou verduras, como morango, cereja e cenoura, por exemplo, com cobertura da preferência do aniversariante. “Fica saboroso e nutritivo”, completa Adriana.

No quesito bebidas, nada de refrigerante. O ideal é utilizar sucos naturais da fruta e água saborizada (jarra de água com rodelas de limão ou laranja).



*Essa pauta é da Manu Ferreira, Assessora de Comunicação da agência 4Comunicação.

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas fantásticas, para quem deseja fugir um pouquinho da alimentação servida em festas tradicionais.
Eu mesma fiquei com água na boca, com tantas sugestões deliciosas.
Beijos e até mais...

2 comentários:

  1. Boa noite Ju,

    Adorei o post, ano que vem vou fazer a festinha do Gabriel em casa, e quero ter bastante ideias de alimentos saúdaveis mais que de vontade de comer e chamar a atenção das crianças.
    Vou salvar aqui.

    Bjs Linda

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Ju, essa festa é um sonho. Falei com Maria que se fizesse um dia um festa grande pra ela ia querer coisas naturais, assim como foi a festa da filha da Bela Gil..rssss
    Dificil chegar a esse patamar mas pelo menos diminuir a gordura hidrogenada de muitos doces, colocar mais frutas, picoles de frutas (essa ideia é otima) e doces menos, bem menos calóricos. Sanduíches naturais também é uma ótima pedida. Eu acho que existe sim condições de fazer algo muito gostoso e saudável. Criançada com fome come o que tiver pela frente e se o que tiver for saudável, melhor ainda...

    Adorei... Beijos!!!

    ResponderExcluir