14 dicas de comportamento e educação que os pais precisam ensinar.

Com a nossa atualidade e ritmo de vida hoje, não nos deparamos ou não conseguimos refletir sobre a educação dos nossos filhos, e onde talvez estamos errando ou em falta...

E após pensar, refletir e analisar nossa realidade atual, precisamos ensinar sim, e dar uma atenção ainda maior sobre a educação e comportamento dos nossos filhos, principalmente nos dias atuais, onde tanto o homem como a mulher trabalham fora, tem menos oportunidades (talvez) de corrigir prontamente uma atitude cotidiana que fuja dos padrões de boa conduta...

Talvez o pouco tempo juntos, não proporcionou ou não favoreceu o ensinamento ou correção de algumas atitudes cotidianas, e que merecem atenção dos pais. Mas nunca é tarde para ensinar e conversar sobre essas condutas de comportamento e educação descrita logo abaixo:

1 - Aguardar na fila: Se existe uma fila, pessoas enfileiradas, aguarde, espere, localize o fim da fila e espere a sua vez. Sempre que pegamos filas em supermercados, lojas, enfim, eu explico sobre a paciência e educação que devemos ter ao aguardar em filas. Nem sempre esperar é a melhor coisa do mundo, mas faz parte da vida.

2 - Pedir Desculpas: Errou, fez algo que não deveria, ocorreu algum acidente, enfim, peça desculpas. E quando seu filho (a) não pedir, ajude e oriente a perceber seu ato e a tomar a atitude certa, de se desculpar. Fiz um outro post aqui, que abordo um pouco mais sobre a desculpa.

3 - Obrigada: Recebeu algo, alguém te fez algum favor, imediatamente corresponda com a atitude dizendo, obrigada (o). O agradecimento é uma atitude nobre, de reconhecimento ao outro, e precisamos praticar sempre.

4 - Com licença: Deseja passar e a passagem está bloqueada, peça licença. Está chegando em um local, peça licença para entrar. Precisa interromper uma conversa, uma apresentação, enfim, peça licença.

5 - Por favor: Tudo que é pedido, solicitado, mesmo que seja (talvez) uma obrigação, não custa dizer a palavrinha mágica, que abre muitas portas, ou seja, a palavra por favor. Tanto faz, pedir no começo ou no final da frase, mas nunca esquecer de incluir a palavra por favor. A palavra por favor remete ajuda, apoio, auxilio, ou seja, faça isso por mim, porque estou te pedindo e não exatamente mandando.

6 - Não mentir ou omitir: Errou, fez algo que não deveria, fale a verdade, esse é o melhor caminho sempre. E esconder a verdade, mesmo que ninguém viu, também não é um sinal de honestidade. Veja aqui um post, que falo sobre alguns valores que devemos ensinar, e a honestidade é uma delas.

7 - Não é bom interromper os adultos: Aqui precisamos ter cuidado para ensinar. Interromper desde que seja coisas importantes, pode sim. O que não pode e não é legal, é a criança ficar atrapalhando e interrompendo a todo momento a conversa de adultos, seja pessoalmente ou quando o adulto está falando ao telefone. Mas aqui também tem uma observação, quando estamos falando de crianças menores de 4 anos, precisamos ter cautela e paciência, porque a criança pode estar se sentindo sozinha e precisando de atenção. Adultos, devem avaliar a situação antes de agir agressivamente e cobrar um comportamento pouco compreensível para a idade.

8 - Não mexa, se não é seu: Vai passear, vai na casa de amigos e parentes, fique alerta e ensine sobre os pertences que são dos outros. A criança é muito curiosa por natureza, e tem algumas que são mais mexilhonas que as outras. Se você sabe que a criança só vai sossegar depois que ver ou mexer, ensine a ela (ou ele) a pedir por favor ou licença para ver ou mexer. Sempre dizer não ou não matar a curiosidade também é ruim. E se a criança é pequena, fique atenta (o) e ao sinal de que a criança vai mexer, aproxime-se e ajude ela (ou ele) a mexer com cautela, a pedir antes de mexer. Educar é um processo lento, mas não podemos nunca cansar ou desistir.

9 - Tenha modos: Devemos ensinar os comportamentos fora de casa. Pé no sofá dos outros com calçado, não pode. Sente-se corretamente a mesa. Para espirar, coloque a mão à frente da boca e depois limpe em um papel. Não limpar o nariz na frente (enfiar o dedo no nariz) das pessoas, se precisar vamos ao banheiro. Converse sobre esses comportamentos em casa, e se possível faça um breve lembrete antes de sair de casa, para não ter surpresas desagradáveis na rua ou na casa dos outros.

10 - Não fale palavrão: Sabemos que muitos adultos falam palavrão, e a criança aprende rápido, principalmente atitudes agressivas, palavras ditas em momentos de emoção ou raiva. Mesmo o adulto falando, a orientação que deve chegar a criança, é que palavrão é feio, e que ela ou ele não podem falar palavrão e ponto final. Essa orientação feita a criança, não garante que ela (ou ele) vai compreender ou obedecer, mas deve ser feita. Porque quando uma criança fala palavrão, os olhares são fulminantes aos pais, você já reparou nisso (risos)

11 - Cumprimente as pessoas: Não importa quem seja, não importa onde esteja chegando (o local), é sempre de bom grado cumprimentar as pessoas. Seja dando as mãos, beijos, abraços, dizendo apenas um Oi, Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite, enfim, os cumprimentos remetem educação, respeito por quem está no local primeiro que você. Cumprimentar as pessoas que chegam a você, passa uma energia positiva. Observe os locais, e oriente qual a melhor maneira de cumprimentar ao chegar ou partir.

12 - De o lugar ao próximo: Isso não podemos esquecer nunca, de ceder o local, ou a vez, para as pessoas que precisam mais do que nós, como pessoas de idade, gestante, pessoas com criança de colo, deficientes. Devemos ensinar a criança a observar e ter bom senso, e se necessário, dê a vez ou o local para o próximo.

13 - Ofereça ajuda: Ensine e pratique a ajuda ao próximo. Os filhos aprendem mais com a nossa atitude, do que qualquer sermão.... Percebeu que a pessoa precisa de ajuda, ou a pessoa solicitou sua ajuda, então rapidamente prontifique a ajudar. É muito bom poder ajudar alguém. Exemplos: ajude a professora ou o amiguinho na escola; ajude a mamãe ou o papai em casa, principalmente quando a ajuda for solicitada (com os afazeres da casa); pessoas que apresentam estar apuradas com compras ou objetos pesados, enfim, poder ajudar o próximo traz um prazer imenso. Devemos sempre fazer o bem, não importa a quem.

14 - Regras são para cumprir: Essa parte vale mais (ainda) a atitude dos pais, do que o falatório em si. Para ensinar, basta a gente seguir as regras, como: Regras de transito (não passar no vermelho, não fazer fila dupla, ou parar em lugar proibido); cumprir horário de entrada e saída no trabalho; obedecer às regras de uniforme, pertences e entrada e saída na escola (isso depende dos pais e a criança percebe quando não cumprimos); chegue antes ou no horário de qualquer compromisso, isso mostra respeito com ao próximo e compromisso com leis e regras. Tem regras e leis em todo lugar, no trabalho, no trânsito, na escola, nos aeroportos, nos hotéis, em casa, enfim, sempre converse com as crianças sobre os horários, as regras, e mostre as vantagens de cumprir as regras ou sobre as perdas, quando não se cumpri as regras. Esse diálogo é contínuo, e nunca podemos nos cansar de ensinar.

Essa questão de cumprir regras é muito fácil de fazer, quando a gente tem facilidade em seguir as regras também.

Tenho um exemplo para compartilhar: Meu filho sempre deseja ir com tênis de amarrar na escola, mas a regra (sugestão) da escola é ir de tênis sem cadarço, para facilitar a vida da criança, dos professores e evitar acidentes. Quase todos os dias meu filho pede para ir de tênis de amarrar e na mesma proporção eu preciso ter paciência e discernimento para explicar os motivos para não ir de tênis de amarrar. Ufa, confesso que explicar a mesma coisa e os mesmos motivos quase todos os dias, não é fácil.

Não precisaria explicar todos os dias, porque regra é regra e não precisa de muita explicação, mas por desejar criar meu filho com amor, carinho, atenção, e por perceber que ele apenas gostaria de fazer de vez em quando a vontade dele, eu não hesito de lembra-lo das regras. Na verdade, não é uma regra explicita, é uma sugestão, então uma vez na semana, eu deixo ele ter o gostinho de fazer à vontade dele.
E tem também a questão da opinião própria, as vontades próprias, enfim, quero que ele perceba suas curiosidades, quero observar até onde ele vai com seus propósitos, também observo se ele consegue seguir regras...

Sabe?

Ensinar é desenvolver diariamente a arte de aprender...
.... Aprender novas formas de ensinar, a ter ou desenvolver a paciência necessária para ensinar quantas vezes forem necessárias...

Ensinar é com certeza um ato de amor.

E eu coloquei essa imagem do filme Meu Malvado Favorito de propósito, porque com certeza (também) podemos ensinar tudo isso de uma forma mais fácil e prática para as crianças, ou seja, brincando...

8 comentários:

  1. Oi Ju,

    Desde pequeno eu já ensino o Gabriel, as vezes falo diversas vezes a mesma coisa, não é fácil, temos que ter muita paciência.
    Vejo muitas crianças que são muito mal educadas, então ensino desde cedo para que ele seja no futuro um adulto educado e possa passar o ensinamento que dei, para o filho dele quando chegar a hora.

    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mari, ensinar é algo que deve começar desde cedo, e educação é bom em qualquer momento, né... :)
      Obrigada pelo recadinho.
      Bjs
      Ju

      Excluir
  2. Ju que saudade que eu estava de passar aqui em seu encantado cantinho. Eu meio que desisti do blog mas acabei voltando (o bom filho a casa retorna). Gostei do seu post, por mais tímida que a Ingrid fosse quando pequena eu sempre ensinei para ela cumprimentar as pessoas. Ela chegava a ficar vermelha mas sempre cumprimentava
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilia, que bom te ver por aqui.
      Verdade, muitas vezes os filhos são tímidos, e essa forcinha ajuda na educação e a trabalhar essa lado tímido, que os filhos possam ter.
      Obrigada pelo recadinho, estava com saudades e que maravilha que retornou...
      Vou passar lá no seu cantinho, que tanto adoro.
      Bjs
      Ju

      Excluir
  3. Ju, que texto bacana!!! Muito bom, cheio de sabedoria e amor. Itens simples, práticos e verdadeiros que se seguirmos mudamos (ou continuamos) muita coisa na vida de uma criança... Exemplo é mesmo tudo... As crianças não são bobas, elas são atentas ao que fazemos e percebem qualquer ato correto ou não...

    Respeitar regras é muito importante, horário, etc...

    Gostei de todas, mas me chamou atenção o item "não mexa se não é seu".
    Muito interessante a colocação. Se quer mexer, peça licença, ou então papai e mamãe fiquem do lado pra deixar a criança explorar o objeto.

    Fico sempre na minha cabeça de uma conhecida que me falava: meu filho não mexe em nada na da casa dos outros... Mas vendo você falando, é verdade... As crianças são curiosa e não é pecado algum mexer, pois a curiosidade é delas (e move o mundo rs).. devemos só ensinar como mexer, pedir licença e ficar do lado... }

    Maria não é desrespeitosa, mas muito curiosa e gosta de ver as coisas bonitinhas de qualquer lugar... Podar pra quê? Sempre falo pra não mexer, é normal da mãe ensinar. Principalmente quando for coisa que quebra, mas se não for e mexer com cautela, acho que não teria problema algum... Isso é da criança..

    Gostei também da exceção que você abre para o Vitinho de ir com o Tenis de cadarço, assim ele segue as regras e vê que você dá atenção ao desejo dele..

    Parabéns.. texto ótimo! Beijos no coração! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom quanto escrever um post com o coração, é receber um retorno, e palavras sinceras como a sua, Tê.
      Obrigada de coração.
      Sim Tê, as crianças tem uma curiosidade nata, e quando sabemos e deixamos explorarem com sabedoria, confiança, cuidado, tudo fica melhor... Mas isso não quer dizer que acidentes não acontecem... Acidentes pode acontecer tanto com adultos, quanto com crianças, tendo cuidado ou não... Mas se a gente for cauteloso, e tomar um pouco mais de cuidado, a gente consegue, e deixa a criança ser criança e explorar o mundo e suas curiosidades...

      Obrigada de coração, por suas palavras...
      Mil bjs para vc e Maria.
      Ju

      Excluir
  4. Amiga, amei as dicas!! São coisas do dia a dia que precisamos prestar atenção para fazer da maneira correta com nossos filhos e como temos que ser repetitivos... canso de explicar e logo tem que explicar de novo. Essa é a tarefa do educar... não é pra ser fácil.
    Tenho dificuldades com Joseph nos cumprimentos, porque ele simplesmente não gosta de falar com estranhos... abaixa a cabeça e faz bico, quando a pessoa passa mão na cabeça dele num gesto de carinho ele não gosta... é um exercício ter q explicar, ele entender e o adulto tb.
    Quanto a pedir por favor, dar licença e obrigado, são mais tranquilos...
    E vamos seguindo cada dia aprendendo e ensinando, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga, educar não é nem de perto, uma tarefa fácil...
      Ai Cris, criança é assim mesmo, nem tudo é tão fácil como escrito no papel, mas a gente como mãe nunca desiste de ensinar... Com paciência, com amor, com o crescimento e amadurecimento das fases, eles vão aprendendo com a gente, com a vida...
      Obrigada pelo recadinho amiga.
      Bjs para vc e no seu pequeno Joseph.
      Ju

      Excluir