6 brincadeiras simples, sem o uso de brinquedos.

Essas brincadeiras são ideais (ou indicadas) para dois participantes, não requer o uso de nenhum brinquedo, e é indicado a partir dos 2 e meio de idade. São brincadeiras bem simples, divertidas de fazer, e se tira bastante risadas. Quanto maiores as crianças, mais precisão e domínio terão das brincadeiras.

Brincar é urgente, e é o ato mais importante na vida da criança.
Devemos cuidar e proporcionar momentos prazerosos na vida da criança, e pequenas brincadeiras encantam seus dias...
Depois crescemos e são outras etapas e responsabilidades que passamos a ter e a viver.

Aqui em casa brincamos de tudo, de jogos, brinquedos, bicicleta, videogame.
Mas hoje a dica são brincadeiras simples, que geralmente fazemos antes de dormir, porque não requer brinquedos e pode ser uma diversão e distração a qualquer hora, seja no avião enquanto fica por horas sem fazer nada, em casa, nas filas de espera de algum estabelecimento, hospitais, etc.

Então vamos lá.

1 - Lutinha de dedão.
Quem nunca fez. Essa brincadeira tira muitas risadas. Fiz um pequeno vídeo, que fica mais fácil de entender. Eu adoro essa brincadeira e já fiz muito quando criança, e agora com meu filho.


2 - Que barulho (ou som) é esse?
Essa brincadeira eu adoro, e pode ter 2 ou mais participantes. A gente faz um som com a boca, mãos, ou dedos, e a criança tem que tentar descobrir o que é, ou seja, que som é esse. Uma vez de cada um de fazer os sons. Pode ser sons de animais, ações do tempo, como chuva, vento, caminhada ou passos... Pode fazer o som com pequenas simulações do que é, para facilitar a adivinhação...

3 - Não pode piscar.
Essa brincadeira é um barato e tira altas risadas também... A regra é um ficar olhando fixamente no olho do outro e quem piscar primeiro perde. Fazemos muito antes de dormir.

4 - Pedra, papel e tesoura.
Outra brincadeira que tira muitas risadas aqui em casa. Por exemplo, quando a minha tesoura corta o papel do meu filho Vitor, eu corto o papel (que é a mãozinha dele) e vou subindo a tesoura nos braços e vou cortando tudo fazendo uma coceguinha (risos). É uma brincadeira que gostamos muito.Veja o vídeo.


5 - Que mão está?
Aqui a brincadeira não precisa de brinquedo, pode ser uma bolinha de papel, um anel (aliança), ou qualquer objeto que caiba bem em uma das mãos.
6 - Duelos de mão ou Bate na mão.
Aqui a ideia é ficar palma da mão com palma da mão, conforme a foto. Quem estiver com as palmas das mãos viradas para cima, precisa tentar tirar rapidamente e bater em uma (ou nas duas) das mãos de cima. E quem está com as mãos em cima, precisa tentar tirar rapidamente para não ser atingido.

Essas são dicas mais simples, que podem ser feitas como falei, antes de dormir, para ter esses momentos de risadas e brincadeiras com os filhos (aos finais de semana por exemplo). São brincadeiras que podem ser feitas a qualquer momento, principalmente quando não tem nenhum brinquedo a mão.

Existem outras brincadeiras que não precisam de brinquedos, como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, mas isso é um post para outro dia (risos), porque são brincadeiras mais ao ar livre, que também podem ser feitas dentro de casa, mas ai são brincadeiras mais agitadas...

Espero que tenham curtido essas dicas, beijos, e até mais.

10 comentários:

  1. Oi Ju, oi Vitinho! Que brincadeiras deliciosas!! Sabia que Maria adora essas brincadeiras que não precisam brinquedos? Arranco muita risada dela!!
    Uma brincadeira que deixo pra vocês, é de fazer rimas. Eu e Maria brincávamos muito, tem um tempão que não brincamos.

    Ex. Eu falo uma palavra e dou inicio. João rima com? Aí Vitinho fala: Pão, A Ju fala, macarrão e aí vai até um não saber mais... É uma delícia de brincar!!!

    Que post lindo Ju, cheio de simplicidade e sabedoria! Amei os vídeos! Meus parabéns!

    E continuem brincando! Beijos doces no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brincar e' muito bom, ne' Te.
      Adorei sua brincadeira com Maria, vou fazer aqui com o Vitinho.
      Bjs
      Ju

      Excluir
  2. Amiga... voltei a minha infância eu brincava de tudo isso com minha irmã, amiguinhos e primos. Confesso que qd vi o vídeo da Tê lá no instagram reproduzi com o Joseph ensinando kkkk
    Amei suas dicas... vou fazê-las com Joseph depois te conto, bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, que bom saber que vcs reproduziram o vídeo, brincaram, fico feliz.
      A ideia e' essa, espalhar muita brincadeira, alegria, e volta a infância.
      Feliz que vcs brincaram juntos também... Bora brincar, bora espalhar alegria.
      Bjs
      Ju

      Excluir
  3. Eu tentei brincar com o Gabriel , mas ele não conseguiu ,mas vou brincar mais vezes com ele para aprender, eu adorava as brincadeiras.
    Bjs Ju
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, obrigada pela visita, saudades...
      Brincam sim... Brincar é bom demais, desprende e ilumina alma...
      Beijos grande
      Ju

      Excluir
  4. Maravilha, resgatar essas brincadeiras. Lembrei que na minha infância meu pai praticava o jogo dos palitinhos comigo. Às vezes utilizávamos gravetinhos ou pedrinhas, enquanto esperávamos a liberação de uma mesa em um restaurante ou mesmo, aguardando a chegada da refeição. Pegávamos 3 palitinhos, colocávamos as duas mãos atrás do corpo, selecionávamos uma quantidade de palitos em uma das mãos, retornávamos com a mão fechada na frente do corpo e apostávamos, imaginando quantos palitos o adversário teria na mão dele. Somávamos o total de palitos e "cantávamos" a soma dos números. Quem adivinhasse ganhava a partida e retirava um palito a cada vitória até eliminar todo o restante. Quem ficasse sem os três palitos ganhava o jogo. Excelente para ativar o raciocínio lógico e matemático. Beijo da Jurema para essa equipe maravilhosa do Instituto Alana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jurema por suas palavras e visita aqui no blog.
      É tão bom resgatar essas boas lembranças da infância, lembrança dos pais, amigos, avós... Somos uma caixa de recordações, e quando são especiais assim, temos recordar e partilhar delas também...
      É excelente poder fazer de uma atividade ou brincadeira simples, uma maneira de aprimorar o aprendizado da escola, do dia a dia... Parabéns, excelente trabalho com as crianças... Vou fazer aqui com meu filho também. Obrigada por compartilhar.

      Eu acho incrível o trabalho do Instituto Alana, aproveito para parabenizar você e toda a equipe...

      O mundo precisa de pessoas e mais projetos que pensem no próximo. O mundo carece desses cuidados e amor...

      Bjs grande.
      Ju

      Excluir
  5. Que linda sua abnegação por um tesouro de maior valor, sua família. Parabéns pela atitude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gizele, tudo bem!

      Muito obrigada pela visita ao blog, pelas suas palavras carinhosas que tocam meu coração e com certeza me motiva sempre a continuar a trazer mais brincadeiras, experiências e muito amor, aqui no blog...

      Beijos doces,
      Ju

      Excluir