O que é Maturidade para você?

Caminhos da maturidade.
Maturidade é a Estação do Conhecimento!

Assunto interessante, você não acha?
Talvez você não sabia, mas não existe uma definição clara e absoluta, sobre essa palavra: Maturidade.

E essa palavra vem fazendo parte da minha vida, principalmente desse blog, destinado a Maternidade, Pais, Mães, Filhos e afins.
Porque como já disse nesse post aqui, a minha Maturidade veio com a Maternidade, mas não associo uma coisa à outra, porém, no meu caso, ela veio com a maternidade.

E com a maternidade, somos obrigadas a planejar pequenas coisas diariamente, como o que os filhos vão comer hoje ou amanhã? O que vão levar na lancheira? O uniforme está limpo para ir para a escola amanhã?
...Desejar nunca morrer, porque temos um filho ou uma filha para criar e educar (e as vezes até mais de um) ... Tem muitas coisas que não podemos mais deixar para amanhã, ou para depois, porque uma vida, um ser, precisa de cuidados, carinho e atenção diários e indispensáveis, que são nossos filhos e família como um todo.

Eu acredito na Maturidade em fases, desde o nascimento até a vida adulta, dividida em maturidade física e emocional, onde vamos passando por fases, amadurecendo em cada uma delas (ou não) ... E quando cada fase chega, se a gente não for estimulada, orientada, incentivada a esse amadurecimento e maturidade, as consequências podem ser muito dolorosas lá na frente, no futuro!

Por isso podemos ver adultos crianças (com pensamento, atitudes ou movimentos infantis).
E crianças adultas (com pensamentos ou até atitudes de adulto), como crianças que trabalham no farol, por exemplo, ou crianças ainda pequenas que são orientadas para cuidar de si mesma e dos irmãos mais novos, enquanto os pais precisam sair para trabalhar...

Acredito que toda a maturidade adquirida, aprendida se dá devido a prática, a convivência e experiências que cada pessoa vivência... E a falta dessa experiência e prática diária, pode levar a pessoa a amadurecer na raça, porque "tudo que a gente resiste persiste" (Carl Jung).

A criança não tem maturidade, é imatura, porque a criança em sua total essência, vai crescendo e adquirindo maturidade conforme suas fases, aprendizado e idade.

Já na vida adulta, se queremos obter algo, conquistar pessoas e projetos, é necessário fazer escolhas, tomar decisões, assumir responsabilidades e possíveis erros (que todo mundo está sujeito), que nesse caso, chamo esse conjunto de atitudes como Maturidade.

A Maturidade requer experiência, vivência e acima de tudo, assumir responsabilidade.

Em qual fase você está hoje?
Não importa qual seja a fase que você está, a vida, o tempo, vai passar, e certas fases para trás vamos ter que deixar, tipo: desapega, desapega...

Mavsa Resorts.
Às vezes a gente deseja parar tudo e voltar lá trás... Fazer escolhas diferentes, pedir perdão, fazer aquela viagem, ter dito obrigada, ter aceito aquele emprego ou desafio, ter saído mais com os amigos, enfim, os anos vão passar, o tempo vai correr, e a ninguém vai esperar, por isso não fique estagnado (a) no passado, mas prossiga e faça diferente daqui por diante.

A vida é feita de escolhas o tempo todo, e a cada escolha traçamos um caminho.

E qual escolha você tem feito? Qual caminho deseja trilhar? 
Com quem você deseja trilhar esses passos? Onde você quer chegar, como e com quem?

Toda a vida e ser vivo, seguem um ciclo de vida: nascimento, crescimento e desenvolvimento, morte (caso alguma doença ou qualquer outro tipo de coisa, não impeça esse percurso). Todo o ser vivente passa por fases de maturidades, até a chegada da morte.

Podemos parar a vida, estagnar ela nos maravilhosos 20 anos, e dali nunca mais sair, vivendo a vida como se fosse um eterno baile e festa, desejando nunca envelhecer, nunca mudar... Ou podemos seguir o rumo e fluxo da vida naturalmente, crescendo e amadurecendo em cada fase, e assumindo nossa Maturidade como pessoa e ser humano.

Nossa, quanta inspiração viu (risos), acho que é a meia idade chegando...rs

Então vamos lá, faças suas escolhas, siga seus caminhos, assuma a sua Maturidade, a sua maternidade se você for pai ou mãe, e bora ser feliz, porque tem algo melhor para fazer agora, do que ser feliz com suas escolhas e caminhos?

Beijos no seu coração, fiquem com Deus.

10 comentários:

  1. Minha maturidade também veio com a maternidade
    confesso que um filho trás muita responsabilidade
    e foi exatamente o que aconteceu
    amei o post
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga pra mim maturidade é sinônimo de experiência. Uma pessoa de 50 anos pode ser madura para tratar de vários assuntos, mas não sobre maternidade se não é mãe! Tudo vem com o tempo (idade), mas também com a vivência que nos ensina o certo e o errado, devido as suas consequencias. E isso faz com que a gente cresça e amadureça!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  3. Acho que podemos amadurecer muito com a maternidade mais não ligo uma coisa a outra, pois muito amadurecem com a idade ou com acontecimento .. Mais adorei o post

    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  4. Faça de suas palavras as suas palavras as minhas concordo plenamente com vc

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que a minha maturidade está associada as experiências, e a maternidade é uma delas, se não a principal!
    Com o tempo lidamos com muitas situações, e como me tornei mãe aos 23 anos, acredito que tudo aconteceu junto...
    Estamos sempre aprendendo, por isso acredito que a maturidade está em constante desenvolvimento!
    Ótimo post!
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
  6. Juliana, que post lindo. Que bela reflexão. Deixamos de pensar em adiar as tarefas para amanhã para fazê-las agora, afinal somos mães.
    A vida é divida em fases e a maternidade, principalmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Super parei para pensar em tudo, e por mais q nos achamos maduras para a vida, tem coisas q só a maternidade nos faz enxengar. Bjos Marta www.mariababona.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho que maturidade tem muito mais haver com a forma que vc reage a vida e a forma como vc lida com as experiencias que já adquiriu do que idade! Conheço pessoas bem jovens e super maduras, e pessoas de idade sem maturidade alguma! Otimo Post!

    ResponderExcluir
  9. Amiga a maturidade sempre fez parte de mim... pq não importava a idade que tivesse sempre fui mais centrada e responsável, talvez por ser a filha mais velha, ter começado a trabalhar cedo... enfim... com a maternidade tb não foi diferente... aprendi e amadureço e cresço todos os dias.
    Infelizmente muitos passam a vida toda sem adquirir um tiquinho que seja de maturidade... é triste.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Acho que a maioria das mulheres acabam ganhando maturidade com a chegada dos filhos, eu sempre fui muito madura pra minha idade, mais depois que tive meu pequeno, com certeza cada dia venho ganhando mais maturidade e mais responsabilidade.

    Beijos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir