Bolo de cenoura, com cobertura de brigadeiro, e pedaços de chocolate.

Olá pessoal!

Hoje trago algo delicioso que fiz para a família, e eu fiquei super orgulhosa, porque nunca tinha feito, que é um Bolo de Cenoura. Mas eu fugi do tradicional, e fiz uma cobertura de brigadeiro e coloquei pequenos pedaços de chocolate no bolo, que deu um sabor especial.

Minha mãe veio passear em casa, então aproveitei para fazer algo que ainda não tinha feito, uma sobremesa deliciosa, simples, mas saborosa. Geralmente eu faço pudim, brigadeiro, pavê, mas bolo de cenoura eu nunca tinha feito. Foi a primeira vez que fiz bolo de cenoura e o resultado ficou surpreendente. Segue os ingredientes e a dica de como fazer.

Ingredientes.
2 cenouras de tamanho médio;
3 ovos inteiros;
1 xícara de óleo;
2 xícaras e meia de açúcar;
2 xícaras de farinha;
1 pitada de sal;
1 colher de sopa de fermento.
1 barra de chocolate Suflair (50 gramas)

Cobertura.
2 colheres de margarina.
2 colheres de chocolate em pó (nescau)
1 lata de leite condensado.

Modo de fazer.
Lave e descasque a cenoura. Corte em pedaços pequenos para facilitar a tritura.
Vamos usar o liquidificador. Coloque as cenouras, os ovos e o óleo e bata bem. Depois acrescente o açúcar e uma pitada de sal e bata tudo, até a massa ficar homogênea. 
Depois coloque a massa em uma tigela grande, acrescente a farinha e o fermento e mexa tudo, até misturar bem o restante dos ingredientes. Pode usar uma colher normal ou uma colher de pau para mexer. Não precisa mexer com força, como se estivesse batendo o bolo, é só misturar porque nessa receita a farinha e o fermento não devem ser batidos no liquidificador, apenas misturados.

Para essa receita eu usei a forma com furo no meio, a mesma forma do pudim. Antes, untei a forma com margarida e polvilhei com farinha. Coloque a massa na forma e depois acrescente pequenos pedaços de chocolate na massa aleatoriamente por toda a volta, assim quando o bolo assar ficará com chocolate derretido em algumas partes da massa do bolo. O tempo é de 30 a 40 minutos no forno, com temperatura de 180 graus. Tudo depende do forno e da potência de cada um, mas a média de tempo é essa.

O bacana é comprar uma barra de Chocolate Suflair e espalhar os quadradinho do chocolate pela massa do bolo.

Após o bolo assado e desenformado em uma travessa, faço a cobertura de brigadeiro, que é só levar todos os ingredientes em uma panela, no fogo médio, sempre mexendo com uma colher de pau, e quando começar a borbulhar e soltar dos lados eu desligo, e cubro por todo o bolo. Depois é só se deliciar, caso goste do bolo mais quentinho a hora é essa, ou então espere o bolo esfriar, enfim, de qualquer jeito é delicioso!

Os pedaços de chocolate derretem no meio do bolo, e dá um gostinho a mais... Se você quiser, finalize a cobertura do brigadeiro com granulado. 


Fiquei feliz de fazer um bolo simples, porém divino, e o principal de tudo, agrada a família!
Aproveitem o final de semana para reunir a família e testar essa receita maravilhosa.

Nenhum comentário