Espaço preenchido na sala e novas etapas a caminho.

Desde que o Vitor completou 1 ano de idade, e a partir daí, começaram os indícios de andar e se pendurar em todo lugar para segurar-se, foi ai então, que decidi vender a mesa de jantar de casa.
Era uma mesa, onde o tampo era de vidro, e não era fixo na base, então se o Vitor se pendurasse para não cair, corria o risco do vidro virar em cima dele.
Morria de medo, por isso não perdi tempo, vendi a mesa e o espaço tomou lugar para brinquedos, brincadeiras, esportes, lutas, batalhas, e muita diversão...

E assim foi, por um período de 3 anos. Quem mora em apartamento pequeno, sabe a dificuldade que é para as crianças brincarem com pouco espaço, por isso acabei deixando o espaço para brincar e não substituí por outra mesa.

Mas agora, que ele está maior, acabou de completar 4 anos, e ano que vem vai para escola, decidimos comprar uma mesa.
Com isso, o espaço da sala foi preenchido e novas etapas estão a caminho.


Meu Vitinho está maior (e como eles crescem rápido), vai para a escola, e agora vamos distribuir as brincadeiras no tapete da sala, no quarto dele ou no quintal.
Como nós mudamos de apartamento, esse agora tem quintal e dá para brincar bastante, porém tínhamos deixado o espaço da sala ainda vazio e disponível, porque ele estava acostumado a brincar por lá e gostava desse espaço...

No começo ele perguntou sobre o espaço para as brincadeiras, mas ai explicamos onde ele poderia brincar e logo ficou feliz e gostou da ideia.
Acho que senti mais falta do espaço, do que ele...rs
Foram muitas lutas, brincadeiras, batalhas, gols, que vou sentir falta...rs

Acho que senti também, porque sei que ano que vem ele vai para a escola, e não só o espaço da sala foi preenchido, mas um espaço da vida dele também será preenchido, porque novas etapas estão a caminho e isso é um sinal de que meu bebê está crescendo. (Risos)

Nada disso para mim é problema, mas que mãe não fica com o coração apertado ao levar seu filho para a independência, para uma nova etapa da vida?
Que não pensa: - Como ele (ela) vai se virar?
Coisa de mãe, mesmo...rs

Outra questão que sempre penso é sobre o brincar e as responsabilidades.
Em casa ele tem o tempo livre de brincar, escolher as brincadeiras, tirar o cochilo da tarde, enfim, futuramente ele terá um tempo regrado de responsabilidade e aprendizados novos, tanto sobre o ensino em si, quanto sobre a vida.

Fico feliz com essas novas etapas a caminho, porque sei que pude proporcionar momentos maravilhosos tanto para ele quanto para mim, e isso não tem preço.

Esses são alguns momentos de brincadeiras no espaço da sala, tanto no apartamento anterior, quanto o de agora. E depois ele desfrutando do novo espaço preenchido.





Bom pessoal, é isso ai.
Fiz esse texto como uma reflexão da vida mesmo, porque antes achava que escola era bom, E É BOM, mas brincar é melhor ainda, e como brincamos...

A gente estuda tanto, tem tantas responsabilidades desde cedo, que um tempo só para brincar, para conviver com a mãe, com a família, acredito ser de suma importância. Eu até falei sobre isso aqui, onde conto um pouquinho da nossa experiência com a escola.
Já vi crianças mudarem da água para o vinho quando entram na escola, uma mudança radical e positiva, com uma melhora no humor, na fala, no paladar, no convívio, enfim, escola é bom, mas aqui em casa, decidimos e optamos por deixar a escola na hora certa, ou seja, a partir dos 4 anos.

Nem quero entrar nesse mérito e detalhe sobre escola, porque cada casa e família sabe o que é bom e melhor para si, e aqui em casa optamos por colocar meu filho na escola com 4 anos completo, e confesso, foi a melhor coisa que fiz.

Também confesso que não foi fácil, porque temos os dias maus, os dias de chateação, as enxaquecas, os dias de querer colo e não somente dar colo, os dias de querer conversar com adultos (nessas horas algumas amigas especiais e virtuais me ajudam muito), enfim, nem todos os dias são bons, mas esses dias são breves, e o melhor da vida é fazer o que gosta, e eu gosto de cuidar do meu filho, da minha casa e família.

Resumindo, quis dividir esse episódio aqui de casa com vocês, porque foram 3 anos de muitas brincadeiras, muitas bagunças espalhadas pelo chão (risos) e agora é esperar por novas etapas, um novo ciclo... E a mamãe aqui está pronta para curtir e ajudar meu filho em tudo que for necessário e fundamental para seu crescimento e aprendizagem.

4 comentários:

  1. Oi Juliana,
    Realmente é muito bom ter um espaço de lazer para nossos pequenos e curtir muito essas brincadeiras juntos.
    beijos
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,
    Vai passando o tempo e vemos o quanto já curtimos com nossos filhos, e já pensamos em como aproveitar as novas fases (até fiz um post sobre isso no meu blog, ando meio nostálgica ultimamente rsrsrs), mas cabe a nós, aproveitarmos, já que tão logo eles nos trazem novos aprendizados.
    Espaço novo e brincadeiras novas, aproveitem!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Larissa, é assim mesmo que me sinto, vc pegou a essencia do meu post...
      Também ando meio nostálgica ultimamente...rs
      Bjs
      Ju

      Excluir