Como ser os melhores pais do mundo?

Como ser uma pessoa admirável? O que uma pessoa tem, para ser admirável?

Não é um manual pronto, mas sim um caminho a trilhar diariamente...

- Quais as qualidades precisam Ter, para Ser pais admirados e respeitados?

- Como ser um reflexo de bondade e de inspiração para os filhos?

- Como ensinar o discernimento, a ética e a moral, a verdade sem distorções ou embasadas em egoísmo e bel prazer?

Só conheço um jeito, vivendo tudo isso!

Não existe uma pílula mágica, só podemos dar aquilo que somos e vivemos inteiramente!

Primeiro precisamos ter um compromisso irrevogável com a verdade, com a vida, a honestidade, sem máscaras, com aquela vontade de SER melhor diariamente em pensamentos, comportamento, atitudes... E SER Melhor “não em competição”, mas Ser um Humano melhor a cada dia.

O rio só existe porque tem margem. A criança só será um adulto completo se tiver limite. (Doutora Filó)

Os filhos precisam de limites, precisa de luz, alguém que ilumine e guie seus passos, até que um dia possam trilhar seus caminhos... Seja a luz dos seus filhos e depois ensine a buscar a sua luz interior.

Muitas vezes os desejos dos pais aos filhos, estão ligados aos próprios desejos de infância. São frustrações ou ilusões do ego que acabam virando expectativas e sonhos nos filhos, deixando de aproveitar a infância e a essência de cada um, pois cada filho é único e especial do seu jeito...

É preciso sair da situação para avaliar de fora, como um expectador que observa e compreende, para então auxiliar o desenvolvimento, da essência de vida de cada filho (a).

Ao longo dos meus estudos, percepções e da minha própria mudança interior, descobri que na prática a verdadeira lição é o exemplo! E para ser "Pais Extraordinários" precisamos ir mais além, estudar as leis da vida, com humildade e maturidade para assimilar tudo que chega, sem julgamento, colocando luz e direcionando com amor e empatia.

Criar filhos é um projeto de vida, onde confrontamos com nossas sombras, e nosso maior desafio não é ensinar, mas Ser! 

Ser a Verdade, Ser Humilde, Ser Simples, Ser Generosidade, Ser Grato (a), Ser Educado (a), Ser Respeitoso (a), Ser tudo aquilo que desejamos no mundo e em nossos filhos a partir de nós.

“Honrai pai e mãe” é um dos mandamentos e ponta pé inicial dessa jornada, porque honrar é amar independente dos resultados, é ser grato com o coração e na certeza de que cada um faz seu melhor, na medida do conhecimento que tem. 

É nessa “sintonia do amor e assumindo responsabilidades”, que os laços perversos se desfazem em gerações, libertando as almas.

Quando assumimos a criação dos filhos, temos inevitavelmente um encontro com nossa criança interior, confrontando nossos dissabores, perdoando, aprendendo com os erros do passado... Só aprendemos através da empatia e do amor, quando paramos de julgar e comparar, colocando-se no lugar do outro, agindo com respeito e compaixão.

E todo esse caminho é o olhar para dentro, um mergulho em nosso interior, abrindo o coração (baú), retirando as tralhas velhas, esvaziando o copo para entrar o novo.

Antes de finalizar, quero recomendar novamente um filme maravilhoso que amo, Tempo de Recomeçar - 2001. É um filme que toca a alma, porque representa bem as ilusões que vivemos hoje, e quando os véus caem, temos duas opções, ou se entregar ou derrubar a casa e recomeçar.

Beijos em vossos corações.

Por: Deus, Jesus, Vida, Universo.

Essa postagem é um convite urgente de Deus. O mundo está invertido, e se as pessoas não despertarem serão tragadas por seus desejos ilusórios e pervertidos de felicidade e amor.

9 comentários:

  1. Que a semana flua leve e bela Ju.
    Que grandiosa postagem sobre um assunto tão importante e até delicado.
    Não uma receita e ou fórmula para criar e educar um filho ainda mais para as famílias grandes, uma vez que cada um carrega sua própria luz. Ser luz para cada um é arte do Ser.
    Você despejou um caminhão de sabedoria e vivencia no dissecar esta nobre e dura missão. Não é fácil saber que cumpriu e às vezes saber que hora de sair cena no processo de formação, quando o pássaro cria asas e faz seu plano de voo.
    Muito boa mesmo postagem Ju.
    Um abraço com carinho e que o sentimento de Páscoa faça festa no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bom dia Toninho.
      Verdade Toninho, a vida não tem receita pronta, e com certeza nos tempos antigos não foi fácil...
      Minha avó materna teve 15 filhos, imagina aquela galera e o trabalho...rs
      Somente uma filha morreu na reta final da gravidez, foi a última gravidez da minha avó, que seria minha tia Pasquina, ou seja, minha avó teve um time inteiro de futebol, contando com juiz, bandeirinha, reservas...rs
      Tempos antigos não foi fácil para muitas pessoas, com certeza!

      Essa minha postagem é para os tempos atuais, um chamado interno para o amor, pois as distrações tem desviado muitas famílias...
      Muito obrigada pela visita, pelo comentário edificante.
      Bom feriado, bom dia.
      Abraços,
      Ju.

      Excluir
  2. Bom dia de semana pascal, querida amiga Ju!
    Admiração é prenúncio de Amor.
    Antes de nos amarem, as pessoas nos admiram.
    Sabe Ju, não tive os melhores pais do mundo e não sou a melhor mãe do mundo.
    É preciso muita renúncia, muito Amor e uma porção de 'sorte'...
    "Eu e minha casa serviremos o senhor ".
    Creio, piamente, que Deus nos dá a vitória, Ele é responsável pelo nosso mérito paterno/materno.
    Rezo, confio e espero.
    O único que tenho certeza absoluta é que os filhos são nosso TUDO, só com eles podemos contar incondicionalmente de verdade.
    Tenha dias Pascais abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rosélia.
      Com certeza muitos de nós tivemos uma infância não tão fácil, todos temos dificuldade e erros, mas com o coração aberto para o amor, tudo é possível!
      O amor é o caminho, a admiração é o pronuncio do amor...
      Beijos em vosso coração,
      Ju

      Excluir
  3. Tema maravilhoso,Ju! Todos nós queremos e temos a intenção de ser os melhores para cada filho, que não nos chega com manual de instruções,rs. Mas o fundamental, ainda que por vezes erremos, é o AMOR! Com ele, tudo flui... ADOREI! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Chica.
      Verdade, o amor é o caminho...
      Beijos em vosso coração,
      Ju

      Excluir
  4. Boa tarde, Ju!

    Postagem maravilhosa! E urgente.

    Acredito que um dos maiores erros das famílias é quando perdem muito tempo com exterioridades, não vão à essência das coisas. Erram o caminho. Querem começar de fora para dentro, quando o que aparece primeiro na vida de uma árvore não são os frutos, é a raiz, só que a raiz não se vê.

    Uma alegria, Ju, ler aqui palavras do fundo do coração, tão lúcidas, amáveis.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Re.
      Quero agradecer o carinho e a visita, sempre trazendo palavras e complementos que edificam ainda mais o post... Sim, as raízes são internas e é por lá que tudo deve começar, ser fortalecido!
      Muito obrigada de coração.
      Beijos e abraços fraternos,
      Ju

      Excluir