Dicas para aprender a andar de bicicleta.



Qualquer idade é possível aprender a andar de bicicleta sem rodinhas!
Basta ter disponibilidade, disposição, local amplo e adequado, e paciência.

É um desafio e tanto, e como é emocionante!

É sempre um “desafio e conquista” para ambos, tanto para os pais quanto para a criança, aprender a andar de bicicleta sem rodinhas!

E hoje quero trazer e compartilhar algumas dicas, de como ajudar e desfrutar desse momento tão incrível, que é a criança aprender a “andar de bicicleta sem rodinhas”.

Vamos às dicas:

- Qual bicicleta comprar? Qual bicicleta se encaixa no contexto atual do meu filho (a), com relação à idade, manuseio, aro?

Conforto, segurança e domínio, são requisitos importantes na hora de comprar uma bicicleta para a criança.

Pensando e observando esses detalhes, a bicicleta ideal é aquela que a criança alcança os pés no chão, passando segurança e domínio, sem ficar na ponta de pé, correndo o risco de se desequilibrar e ficar insegura, com medo.

Por exemplo, a indicação de bicicleta para a idade e tamanho do Vitor (9 anos) era a de ARO 24, mas observando suas particularidades, chegamos à conclusão que para aprender com tranqüilidade, uma bicicleta menor era o ideal, então compramos uma ARO 20.

A criança com os dois pés no chão se sente segura, confiante e confortável, sem precisar ficar de ponta de pé. Observe também, a posição dos braços e o tronco da criança, com relação ao guidão, porque se a criança estiver muito longe ou desconfortável, não consegue se equilibrar direito.

“Toda regra e dica têm a sua exceção”, ou seja, tem criança que não tem medo nenhum, é mais aventureira e arrisca tudo, então mesmo à bicicleta sendo um tamanho maior, consegue aprender com tranqüilidade.

Tem algumas idades que passam justamente por essa transição de ARO, que são as idades de 3, 6, 9 e 12 anos, ou seja, são idades que a gente precisa observar as particularidades da criança, como altura, confiança, desenvoltura, antes de comprar a bicicleta... Observe o que se encaixa melhor nesse contexto, “apesar da indicação do ARO com relação à idade da criança”.

O Vitor está em uma idade de transição de aro, ou seja, está entre o ARO 20 e o ARO 24, e após observar concluímos que o ARO 20 é a bicicleta que passa confiança e conforto.
O melhor a fazer (se possível), é subir na bicicleta e observar os detalhes, antes de comprar...

- Equipamento de segurança.

O principal e mais recomendado é o capacete, ou seja, em caso de queda auxilia na proteção da cabeça.

- Tire os pedais.

A melhor atitude que tivemos foi tirar os pedais para o Vitor andar com os pés.
Os pedais atrapalham muito, porque bate nas pernas da criança e deixa tudo roxo.

Sem os pedais a criança consegue se movimentar tranquilamente, sente o peso da bicicleta, e a partir daí começa a pegar confiança...

- Espaço amplo e aberto para praticar.

Após tirar os pedais, encontre um espaço amplo para a criança ficar livre, pegar impulso e andar com os pés, tentando se equilibrar na bicicleta.

- Equilíbrio e impulso.

Quando a criança conseguir se equilibrar e manusear bem o guidão, comece a dar o impulso no meio das costas, apenas guiando e impulsionando...

“Tem criança que consegue caminhar sozinha”, pegar impulso e equilibrar a bicicleta, outras vão precisar de uma ajudinha...
Segurar no banco, no guidão ou braço só atrapalha.

Após dar o impulso nas costas “e a criança pegar o embalo sem cair, já é hora de colocar os pedais”.

A dica do impulso no meio das costas da criança ajudou muito, e a gente viu lá no canal Pedaleria.

- Andando sem rodinhas.

Ensine a criança a subir e descer da bicicleta, arrumar o pedal de partida, a usar os freios quando precisar parar e os pés no chão são apoios.
Enfim, tudo isso são detalhes e posicionamentos que auxiliam a criança, e que precisa ser orientado com freqüência no começo.

Coloque os pedais e pergunte para a criança, qual a perna mais forte para dar o impulso de partida.

Eu gosto de deixar o pedal de partida um pouco mais elevado, para dar tempo de colocar o outro pé em movimento e começar a pedalar, acho que dessa forma ajuda a criança no começo...
No começo, talvez a criança ainda precise do impulso no meio das costas, para dar a saída, mas depois com a prática, aperfeiçoa o equilíbrio e consegue sair pedalando sozinha.

A sugestão e dica é colocar o foco em um desafio de cada vez.

Primeiro incentive a andar e se equilibrar na bicicleta, usar os freios (principalmente o traseiro que é menos brusco), colocar os pés no chão quando parar...

Como aprender a andar de bicicleta sem rodinhas.

Depois aumente os desafios, como fazer curvas abertas e fechadas, desviar de pessoas e buracos sempre reduzindo a velocidade, tentar passar por obstáculos e elevações...

Somente com a pratica a criança vai sentindo a bicicleta, dominando freio, guidão e os movimentos de parar, virar e desviar de coisas e pessoas...
Depois é só ser feliz, porque aprender a andar de bicicleta é libertador!

Eu não lembro como foi meu processo de aprendizagem na infância, e nunca tive bicicleta... Mas sempre andava na bicicleta de amigas e isso já bastava, já era o suficiente para ser feliz, para ter um dia maravilhoso! E hoje sou muito grata e feliz, por fazer parte desse momento tão incrível, ao lado do meu filho!

Esses momentos valem ouro, ficam para sempre na vida e memória da criança, por isso invista tempo de qualidade na vida dos filhos...

Os desafios e conquistas, o acolhimento, a palavra certa na hora certa, o encorajamento, o abraço diante da frustração, o tempo junto em família, enfim, os principais registros estão no cotidiano da vida...

Espero que as dicas ajudem!
Beijinhos doces,
Ju.



4 comentários:

  1. Oi Ju!

    Andar de bicicleta é o máximo! rsrs

    Tive o privilégio de ensinar a Laura e foi mais ou menos nesta idade do Vitinho! Me lembro como hoje, foi no dia 24.12.2018! Um presente de natal!! E nem teve arranhões no dia, vieram depois com o passar dos dias e empolgação!

    Parabéns, Vitinho por mais uma conquista!

    Beijo!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  2. Que show de dicas Ju!
    Analisando cada detalhe, vi perfeição, principalmente no detalhe de remoção do pedal e do famoso empurrão nas costas. E vê-se que o Vitor captou bem e agora nunca mais esquecerá destes momentos. Também não lembro como foi meu aprendizado naquele tempo, sem as minimas relações de segurança e creio que alguns tombos foram professores.Na minha época só tinha as bicicletas grandes e a gente caía mesmo.Ganhar minha primeira bicicleta foi uma festa nos anos 60 e dor de cabeça para mãe, pois a gente sumia pela cidade na época com menos de 30 mil habitantes e pouquíssimo carro.
    Muito bonito Ju estas dicas que deve ser compartilhada pelas suas redes.
    Uma linda semana para vocês.
    Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  3. Ju, dê os parabéns ao Vitinho!
    É uma bela conquista! E claro que a paciência e dedicação dos pais contribui muito para se alcançar esse objetivo.
    Tenho visto cada vez mais crianças bem pequenas com essas bicicletas sem os pedais.
    Excelente dicas! Aproveitem muito as férias, por aqui já acabando.
    Beijo!
    ana paula

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju e Vitinho! Que delícia é aprender a andar de bicicleta. Como você mesma disse Ju, é libertador!
    Eu sempre amei.. andava quilometros e quilometros com minhas amigas, ja adulta na minha cidade natal. Atravessei a cidade uma vez, cheguei até a ir em outra cidade que gastava 20, 25 minutos de carro.

    Era muita aventura. Ganhei a minha aos 8 anos. Daquelas Monarks antigas. Não me esqueço. Eu me lembro do meu vizinho que tem quase minha idade me ensinando.. lembro da cena dele empurrando minha bicicleta e me soltando.. Foi em uma avenida em frente de casa.. sem medo, sem preocupação. Só parei quando vim pra Viçosa... Tive minha segunda bicicleta que meu irmão me deu e roubaram em um dos predios que morei, na garagem.

    Hoje tenho outro que compramos usada.... De vez em quando andamos.. Deu vontade.. vou ver se ando esse fim de semana..

    Maria começou a aprender sem rodinha por volta de 7 anos, mas ainda se sente insegura!

    Uma coisa que você falou muito importante é o espaço pra andar... amplo... Maria mesmo pediu para ir em um lugar que não tivesse muita gente e fosse mais reto, sem muitos buracos na calçada.
    Outra coisa é o tamanho da bicicleta, também acho importante nesse começo de aprendizado a criança conseguir colocar os pés no chão.. é muito mais seguro pra eles...

    Vejo muita criança como vc falou andando nessas de adultos, ums pitititos de 8, 9 anos... São crianças que ja nasceram com a bike no pé rs..

    Otimas dicas Ju.. com certeza ajudará quem está ensinando o filho!

    Beijocas! Aproveita Vitinho e meus parabéns

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir