Lar pleno, vida plena!


Lar pleno, vida plena! Eu sempre tive essa sensação dentro de mim...

Pode perceber!!!!
O ser humano pode passar as piores dificuldades no dia a dia, enfrentar as piores batalhas da vida... Mássssss se tiver um lar, um refúgio, "pessoas que são como uma candeia de luz e amor em casa", é como ter um pedacinho do céu na terra... 
Os dias são mais leves, felizes, entendem e concordam?

Lar é a nossa base e referência de tudo, a primeira formação da vida na qual somos inseridos ao nascer e crescer... E é nesse ambiente contínuo e constante que se aprende sobre: amor, fé, organização, responsabilidade, finanças, respeito, educação, valores, empatia, alegrias, dores e conforto, vida e morte, acolhimento, frustrações, etc.

Os valores são construídos e refinados no Lar e tem também as contribuições que vem dos ambientes que convivemos. E se a gente não tem tempo e disposição para lapidar, colocar limites em determinadas fases e situações da vida, a jornada vai ficando cada vez mais pesada, porque “despertar e mudar” são ações e decisões difíceis de perceber e iniciar... Porque nesse caso é necessário derrubar a casa e construir outra (metaforicamente dizendo), e isso dói, requer perdão, humildade, renovo...

Lar é diferente de casa!

Casa é um ambiente composto por paredes, teto, tem uma estrutura física, onde pessoas entram e saem continuamente.
Lar é sinônimo de aconchego, de liberdade, o local onde proporciona uma sensação de segurança, conforto, remete calmaria, aonde os moradores se sentem pertencentes desse lugar... É lugar de união, aproximação, paz, refugio, mas tudo isso é uma construção diária dos moradores.

No lar pode ter opiniões divergentes, discórdias, mau humor, dias ruins, desentendimento e até brigas, mas quando a gente “escolhe” colocar a sabedoria que vêm de Deus à frente, os dias são dias de paz.

Dica: Em momentos de atritos, não deixe o sentimento dominar, reflita antes de agir. Ignore o ego, o orgulho, a competição e superioridade de saber tudo, afim de que a paz possa reinar... E depois dos ânimos tranquilos, a boa conversa franca faz um bem para aliviar as tensões, mas em outro momento.

Família é lugar de acolhimento, refrigério, consolo, pode ter opiniões diversas, até desentendimento, mas na hora do vamos ver, a família sempre estará perto.

Quantas vezes observamos pessoas entregando o melhor sorriso, a paciência, o melhor bom dia somente para os colegas de trabalho ou a chefe, e não se esforça para entregar o melhor para os de casa, não é verdade?

Está na hora de acordar, vamos entregar “o nosso melhor diariamente” não somente da porta para fora, mas para os de dentro, a família! Trate a família com gentileza, sem hipocrisia, tentando comprar amor e admiração... Cuide da família!
Às vezes para a família “só fica o resto”, ou seja, o cansaço, o mau humor, a preguiça, a impaciência, as comidas enlatadas, as reclamações, a cara feia, o “anda logo ou vai logo se não vamos atrasar”, as palavras duras, a irritação, o xingamento...

Não se enganem as piores guerras são as enfrentadas em casa, então com consciência escolha transformar “guerra em paz”!

Entregar nosso melhor é questão de escolha, e não de vontade! 
Se esforce, e já afirmo é difícil mesmo, porque às vezes precisamos mudar personalidade e costumes, se auto conhecer para mudar, melhorar...

“Corra atrás dos seus sonhos, mas inclua a sua família em seus planos e na sua jornada! Nessa caminhada da vida, não importa aonde você vai chegar, e sim com quem vai chegar”! (Brancoala – Canal Youtube - Família)

A gente se torna semelhante àquilo que a gente contempla.
Então observe e reflita sobre o que você anda colocando todo seu foco.. O que você tem contemplado e colocado como Deus da sua vida?

Lar é um lugar de paz, cuide do lar. Mas a pergunta é: como construir esse lugar (lar) de paz?
A resposta é assunto para um próximo post, mas já adianto paz é uma escolha, uma construção diária... 


Deus abençoe os lares e famílias.
Até a próxima.
Ju.

Um comentário:

  1. Oi Ju!!!

    Que sala linda em tons de cinza e azul marinho, gostei muito!

    Este lar de paz só se constrói se estivermos em paz com o coração, não é mesmo!

    Uma vez ouvi alguém dizer que a casa é igual a alma, se estiver desorganizada é porque estamos também em desordem emocional.

    Cuidemos das nossas emoções para que estejamos lindos e limpos interiormente igual nossas casas!

    Uma delicadeza de postagem sua!!

    Beijos carinhosos!!

    Re e Laura

    ResponderExcluir