4 Dicas de leitura Infantil da Biblioteca da Escola.

Conforme as crianças vão crescendo, mais leituras são inseridas e fazem parte da rotina, por isso está cada vez mais difícil compartilhar as leituras individuais, assim como eu faço aqui no blog (risos).

Mas como eu gosto de indicar e compartilhar as leituras bacanas que fazemos, juntei alguns livros que fizemos a leitura no primeiro semestre desse ano, da biblioteca da escola, e vou compartilhar como dica de leitura aqui no blog.

Dica 1) Meu Filhote Dragão. Autor: M.P. Robertson.


Uma história de aventura e de imaginação que toda criança adora.

Jorge é um garoto que encontrou um ovo bem inusitado, nada comum visto até então... Era um ovo gigante que estava embaixo da galinha favorita de sua mãe, e não demora muito sai de dentro daquele grande ovo, um filhote de dragão. 
A partir daí o garoto Jorge se vê como o pai do dragão e começa a criar e a ensinar tudo que um pequeno grande dragão deveria saber.
Depois de um tempo, durante uma das leituras antes de dormir do pai Jorge ao dragãozinho, ele percebeu e sentiu que tinha algo de errado... O dragão percebeu que estava faltando algo, e nada mais era do que a falta da família... Então, começa a busca pela família do Dragão.

Isso mostra que no fundo a gente sempre sente falta e busca encontrar nossos familiares, não importa os motivos...
Tem outro livro da série que já lemos e compartilhei aqui no blog, post aqui: http://www.maesemfronteiras.com.br/2017/09/livro-infantil-o-incrivel-resgate-do.html

Dica 2) Vozes no Parque. Autor: Anthony Browne.


Um livro que eu achei encantador, porque remete muito a vida.

O livro narra um dia do cotidiano, onde um simples passeio no Parque remete emoções, sentimentos e resultados muito diferentes na vida de cada pessoa.
O passeio ao parque é o mesmo, são dois adultos, duas crianças e dois cachorros, mas as visões, vozes e resultados são extremamente diferentes, para cada pessoa.




No livro a narração, visão, as vozes e sentimentos de cada um, são conforme a percepção e coração individual... Porque cada um só pode falar e entregar aquilo que está dentro de si mesmo. 
Interessante que a mesma situação para ambos tem resultados diferentes, porque o que é engraçado e divertido para um, para o outro é irritação e chateação. Linda a história, amei, vale muito a pena a leitura.

Dica 3) O Amigo do Rei. Autora: Ruth Rocha.


Um livro fantástico, que mostra de uma forma bem genérica e lúdica, um pouco sobre a época da escravidão para as crianças.
Mostra os dois mundos, do branco e do negro nos tempos antigos, na qual todos são e podem ser reverenciados, quando são aceitos e respeitados em seu habitat.

No final as crianças conseguem perceber essa diferença, e pensam quem sabe no futuro, mudar essa história. As crianças são demais mesmo.

Dica 4) Os Sábados são como um Grande Balão Vermelho. Autor: Liniers.


Esse livro é uma fofura total, fiquei apaixonada por essa leitura.

Uma história que acredito refletir um contexto que todas as crianças passam, o amor pelos sábados, ou de uma forma geral os finais de semana, e toda suas histórias e planejamentos para esse dia especial.
Somos todos condicionados aos finais de semana como sendo o dia do lazer, do prazer, e com as crianças não é diferente.
São duas irmãs que desde ao acordar até o dormir aproveitam tudo, o café da manhã, as brincadeiras, e tudo que for possível fazer nesse dia que é o sábado. Um dia especial, para fazer coisas especiais. São coisas simples, mas que se tornam extraordinárias por serem feitas na calmaria do dia, por ser no sábado.


O café da manhã é mais gostoso por ser sábado, e mesmo se chover é divertido, porque dá para brincar na chuva e se divertir muito porque é sábado.
Amei demais a leitura, porque me vi dentro da história (relembrando a infância) e o Vitor também, porque ama o sábado para curtir o pai e as brincadeiras desse dia livre, que parece ser bem mais gostoso por ter a família reunida.

Essas são as dicas de leitura, para quem estiver buscando dicas de livros para comprar e ler com os filhos nessas férias, recomendo muito.
Beijos e até a próxima.
Ju.

2 comentários:

  1. Ju,

    A dica número 2 nos chamou especial atenção, pois realmente a felicidade, alegria, bem estar é também uma escolha.

    O terceiro livro nós conhecemos, emocionante a história.

    O Sábado para nós é sagrado, muito aguardado!

    Beijo!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Ju e Vitinho,
    Quantas leiturinhas! Amei ver o pequeno tão concentrado nos livros, é lindo de ver!
    Não conhecia nenhum desses, anotado aqui!
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir