A postura dos adultos são os moldes das crianças.

Plante calmaria e viverá dias de paz.
Plante calmaria e viverá dias de paz.
Os filhos aprendem tudo com os pais (ou responsáveis), inclusive as coisas que não ensinamos e não falamos, porque a criança aprende observando nossas atitudes...

Faz alguns dias estou off-line de algumas redes sociais e com certeza muito mais online com a família, casa, a vida, Deus...

Estou sempre falando e explicando para o meu filho Vitor que devemos ter paciência, que tudo tem à hora certa, e mais do que fazer discursos “eu quero ser coerente com as minhas palavras e ensinamentos diários”.

E se tem uma coisa que tenho pavor, é ser incoerente entre as coisas que falo e penso, com as minhas atitudes. Os filhos aprendem muito mais com nossas atitudes, do que com as coisas que falamos.

Faz duas semanas que vendi meu aparelho celular. Estou aguardando a pessoa receber o aparelho, para eu receber o dinheiro... E para completar a situação, na semana passada o correio entrou em greve, o que atrasou ainda mais a entrega do aparelho.

Enfim, o aparelho chegou para a pessoa que comprou (após duas semanas) e agora posso comprar meu novo aparelho.

Mas porque estou falando de aparelho celular, de algo particular ou até fútil aqui nas minhas postagens?

Eu trouxe esse exemplo para mostrar como uma simples atitude nossa, mostra como a gente reage em determinadas situações, e isso reflete nos filhos.

Eu “escolhi” esperar o aparelho chegar para a pessoa que comprou.
Automaticamente eu fiquei sem nenhum aparelho, porque decidi esperar receber o dinheiro da venda, para complementar a compra do novo aparelho.
Sim, escolhi ter paciência e esperar.

Porque discurso não serve só para filhos, serve para os adultos também.

Eu escolhi colocar em prática a educação que prego ao meu filho:
- Tenha paciência, o mundo não vai acabar amanhã.
- Devemos gastar o dinheiro com sabedoria, pense se você precisa disso agora e já, ou se pode esperar.
- Se você deseja algo que é mais caro do que o dinheiro disponível, então espere até poder complementar a renda.
- A vida não é feita somente de internet, tablet e celular.
- A vida é feita de imprevistos, aceite com “calma e atenção” o que a vida deseja que você aprenda hoje, com esse ocorrido. (Essa situação é referente às greves do correio. Não adianta reclamar, bravejar, falar mal, maltratar as pessoas que estão ao nosso redor, diante de algo imprevisto).

Uma simples atitude de calmaria, diante de uma situação corriqueira da vida, ajuda a moldar uma criança menos ansiosa e mais paciente, mais compreensiva, mais passiva, empática, tranqüila...

Pode parecer algo banal, mas não é.
São nossas ações diante das atitudes diárias, que moldam as crianças como são hoje e no futuro próximo.

- Se você reclama que seu filho não vive sem celular ou tablet nas mãos, por exemplo, talvez essa seja à hora de você rever primeiro, suas atitudes.

- Se você diz que seu filho (a) é muito briguento, por exemplo, talvez seja sua atitude de brigar na escola com os professores, com o marido, com a atendente da loja, que mostre para seu filho que a única maneira de resolver os problemas seja brigando!

Minha dica de hoje para você e também para mim, é sempre observar nosso comportamento diante das situações corriqueiras da vida.

São nossas ações diante das frustrações, dos conflitos, do aperto, das dificuldades financeiras, das dificuldades do casamento, entre outras situações, que moldam o caráter, a educação, o comportamento dos filhos.

“Isso não é regra os filhos copiarem os pais”, mas na maioria das vezes é isso que acontece sim... Então, vamos vigiar mais as nossas atitudes, nosso comportamento... Vamos aproveitar a oportunidade quem sabe, para melhorar, amadurecer e colocar em prática tudo aquilo que a gente prega ser bom, de boa conduta. 

Desejamos um futuro melhor? Lembre-se, o exemplo começa de dentro para fora, sempre de cima para baixo!
Beijos e até mais...
Jú.

4 comentários:

  1. Tenho vivido essa reflexão com cuidado , desde que viemos para o RN, aqui a vida não é nada fácil, pois precisei iniciar um novo processo de trabalho , nova renda, a Alice precisou se acostumar a novos moldes financeiros, tem sido disciplinador o que ela precisa reaprender, mas preciso, por outro lado alerta sempre ao consumismo desenfreado. Bom texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, muito obrigada pelo comentário e visita.
      Verdade paula, sempre precisamos ficar mesmo, alertas diante do nosso comportamento... Porque nossas atitude influenciam e refletem muito no comportamento dos filhos...
      Bjs grande.
      Ju

      Excluir
  2. Oi Ju e Vitinho!

    Uma vez ouvi de uma psicóloga que os filhos "denunciam" os pais.

    Eles são nossos reflexos até que se forme a própria personalidade. Então, precisamos sim aprender bem para ensinar com eficiência.

    Que Deus continue nos dando sabedoria e sensibilidade para tanto desta missão tão especial que é ser mãe/pai.

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re.

      Verdade, com certeza, os filhos denunciam mesmo...rs
      Mas que Deus nos dê sabedoria, nessa jornada que não é fácil...
      Bjs para vcs...
      Ju

      Excluir