III Seminário Internacional de Mães – São Paulo 2017.

Os dois primeiros seminários (2015 e 2016) foram realizados em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Mas esse ano foi diferente. As organizadoras Ana Paula Menegatti Lara e Flávia Fontes trouxeram o evento para São Paulo, e tudo aconteceu no Hotel Maksoud Plaza, no dia 06 de Maio (das 8 às 18 horas), perto da Avenida Paulista em São Paulo.

Fiquei maravilhada, porque pela primeira vez pude participar do evento.
E pensando em todos que não puderam comparecer ao evento, aproveito para compartilhar um pouquinho sobre cada palestrante.

O evento foi um sucesso total. O III Seminário Internacional de Mães obteve mais de 1000 inscritos, com comida perfeita no café da manha e os coffees entre as palestras, muita informação, encontro entre amigas, autógrafos, enfim, um dia para curtir e ainda aprender um pouquinho do segredo do sucesso, de cada palestrante.

Infelizmente eu precisei me ausentar no intervalo do almoço, por conta de um imprevisto. Meu filho passou mal pela manhã, o pediatra passou a medicação para infecção de garganta, mas a gente que é mãe não fica sossegada, mesmo sabendo que o filho está bem cuidado e medicado. Enfim, precisei ir embora mais cedo, para ficar tranqüila, cuidar de pertinho do meu tesouro, e acalmar o coração de mãe... Mas tenho textos e fotos, disponibilizados pela equipe do evento, para complementar o meu post e informações.

E por coincidência, uma das palestrantes, a renomada Tina Bryson, não pode comparecer ao seminário, por conta de um imprevisto com a saúde de seu filho também... A palestra da Tina ocorreu através de vídeo conferencia.
Sim, imprevistos acontecem, mas quando a gente prioriza o que realmente importa de coração aberto (sem amarras e amarguras), ou seja, o ser humano, no final tudo da certo... Assim como ocorreu com a palestra da Tina, que foi maravilhosa. 

Palestrantes:

Mara Luquet: 


Na palestra que abriu o 3º Seminário Internacional de Mães, Mara Luquet, colunista da CBN, do jornal da Globo e do SPTV, falou diante de uma plateia lotada sobre um dos principais legados que os pais devem deixar aos seus filhos. “Ensine seu filho a fazer escolhas. Não adianta dar casa, carro e dinheiro e não ensiná-lo a fazer escolhas”. 

Mara afirmou que as mulheres são as maiores vítimas da pobreza na terceira idade. E citou uma pesquisa que mostra que aquelas que vão morar com os filhos depois de aposentadas são as que têm os maiores índices de depressão. “O melhor investimento para os filhos é vocês cuidarem de vocês. É vocês se protegerem. É vocês serem financeiramente independentes”.

A jornalista sugeriu que os pais assistam ao filme argentino “Conversando com a mamãe” e não deixem de conferir o livro “O Valor do Amanhã”, de Eduardo Giannetti. Ela também destacou a importância desses pais fazerem um plano de previdência privada e destacou que eles podem colocar os filhos como beneficiários. “Uma pesquisa mostra que, na aposentadoria, entre ser independente financeiramente, estar bem fisicamente e ter o amor dos filhos, o que mais importa é a última opção”.
 

Tina Bryson:


Autora de Best-sellers como “O Cérebro da Criança” e “Disciplina sem Drama”, a psicoterapeuta americana Tina Bryson falou aos participantes sobre o funcionamento da mente das crianças e da importância de ajudá-las a integrar os dois hemisférios do cérebro.
Para a especialista, o desafio dos pais é ajudar as crianças a fazerem com que um lado do cérebro acalme o outro. Tina diz que é comum, por exemplo, avaliar que tipo de castigo é melhor quando, na verdade, ao invés de pensar em punição é preciso ter como foco a disciplina. “Disciplina é ensinar a criança a construir habilidades e ajudá-la a ter autodisciplina, tornando-a capaz de tomar as melhores decisões”.

Na hora de controlar as birras, ela ensina um truque: se posicionar abaixo do nível dos olhos da criança. “Certa vez, atendi os pais de um menino de dois anos que tinha ataques de fúria. O pai, de 1,90 metros de altura, usou essa técnica e disse que entendia que o menino estava super chateado, mas que ele estava ali e que ele podia contar com ele”, lembra Tina. “Isso foi extremamente confortante”. A psicoterapeuta reforçou, ainda, a importância de trabalhar o relacionamento com os filhos. “Quando temos medo, nos sentimos esquecidos ou magoados, nosso instinto biológico é buscar um lugar que nos faça sentir seguros, conectados e protegidos. Essa é a função dos pais e é isso que vai tornar os seus filhos mais plenos”.

Drauzio Varella: 


Médico, cientista e escritor, colunista da Folha de São Paulo e do Fantástico.
"Fazer exames não é cuidar da saúde. É prevenção", diz Drauzio Varella.
Cuidar da própria saúde é ter uma dieta adequada e não ter vida sedentária”. 

Drauzio também foi aplaudido quando criticou as dietas milagrosas e o modismo que restringe alimentos como aqueles que contêm glúten, por exemplo. “Se eu quisesse ficar rico teria criado a dieta do Dr. Drauzio”, brincou. E, por fim, fez um apelo para que as mães cuidem, sim, da família, mas que não negligenciem a sua própria saúde.

Estela Renner:


É diretora de “O Começo da Vida”, filme que retrata a vida dos pais e os cuidados com os filhos nos primeiros anos de vida da criança. A obra conta com depoimentos de anônimos e celebridades, como a modelo Gisele Bündchen e o prêmio Nobel de Economia, doutor James J. Heckens, da Universidade de Chicago.
Durante o seminário, Estela Renner falou sobre a sua experiência com o filme.

Marcos Piangers: 


"Eles mudam a gente. Tornam-nos mais carinhosos, humanos, gentis, educados, pacientes. Falamos mais: bom dia, obrigado, com licença. Ficamos mais honestos e preocupados com ecologia". Foi assim que Marcos Piangers, autor do Best seller Papai é Pop, começou seu discurso para uma platéia formada por 917 mães e 89 pais durante o 3º Seminário Internacional de Mães (seminariodemaes.com.br), que aconteceu no último sábado (6), em São Paulo.

Piangers emocionou o público ao falar sobre culpa e fez um apelo para que as mães não julguem umas as outras. "Não se culpem se vocês não conseguiram fazer parto natural, amamentar até os 18 anos, chegar no horário, trabalhar. Não se culpem. Todo mundo aqui está tentando", disse. "Ter filho é difícil e terrivelmente cansativo. Às vezes você se pergunta: poxa, eu vejo fotos tão bonitas de todo mundo no Instagram! As crianças dormindo... E sabe por quê? Porque essa é a única hora que os pais têm tempo de tirar foto", disse Piangers, tirando risadas do público. 

O bacana de tudo é que eu consegui duas coisas que desejava muito, durante o evento...
- Consegui um autógrafo e foto com o Marcos Piangers. O autor dos livros, Papai Rock. Se você não conhece o Marcos, seus livros e vídeos no Youtube, informe-se por que ele é demais.
- Outra coisa bacana e incrível foi a ação maravilhosa realizada pela marca Pompom. As mães enviavam uma foto dos filhos, escolhia um dos variados e maravilhosos produtos da Pompom, e em poucos minutos depois, a gente recebi o produto escolhido com a carinha dos nossos filhos. Uma “recordação e emoção” para quem é mães, que não tem preço.
Olha ai o meu produto lindo, com a cara do meu Vitinho.

Vejam algumas fotos:

Bom pessoal, eu fico por aqui, espero que as dicas que compartilhei de cada palestrante sirva de inspiração para nós pais... E aproveito para informar que o evento do ano que vem também será em São Paulo e já tem dada marcada.


Anota ai na agenda, e a gente se vê no evento do ano que vem se Deus quiser.
Abraços e beijos,

Ju

2 comentários:

  1. Bom dia, Ju!

    Realmente muita informação preciosa.

    Fiquei bastante assustada com a estatística de pobreza na terceira idade. Bem como com a depressão associada à esta falta de recursos e alternativas.

    Me sensibilizei com estas notícias, tristes. Até porque precisei voltar para a casa dos meus pais com a minha filha.

    Então, dá para imaginar como o contrário também pode ser difícil: pais dependendo dos filhos.

    Só Deus para nos guiar nos caminhos desta vida tão perigosa de ser vivida.

    Beijo e obrigada por compartilhar tanto assunto importante.

    Re e Laura

    Beijinhos em Vitinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re.

      Obrigada por suas palavras e leitura, aqui no meu cantinho.
      Verdade, tem notícias que assustam, mas também nos alertam...
      Já ouvi muito, pessoas de idade, não se preocupar com o futuro, deixando para os filhos resolverem essa questão de moradia e comida...

      Eu não ambição no sentido de ficar rica, de obrigar meu filho a fazer uma faculdade visando o dinheiro... Ao contrário desse pequeno resumo, eu penso e faço diferente... Em primeiro lugar procuro estar ligada com Deus, ouvindo seus ensinamentos e guiando e sendo guiada para o bem, ou seja, ensino meu filho a ter responsabilidade, a estudar, e peço a Deus que ajude meu filho a encontrar o caminho dele na profissão, na família... Em contra partida, eu e meu esposo vamos fazendo conforme as oportunidade vão surgindo, nosso pé de meia, estruturando nossos dias e futuros debaixo da graça de Deus.

      O futuro a Deus pertence, mas também é loucura viver insanamente, gastando tudo, como se não houvesse o amanhã...

      Mas também sei que muitas famílias vivem quase na miséria, e não são fáceis os dias... Mas se podemos planejar e se preparar para o futuro, mesmo que seja de grão em grão, acredito que é importante fazer sim... Ainda mais que hoje em dia, está cada vez mais difícil aposentar....

      Obrigada mais uma vez, pela visita...
      Bjs
      Ju

      Excluir