Brincadeira para as férias – Cápsula do tempo, guardar e recordar momentos especiais.

Brincadeira para as férias - Cápsula do tempo.

Que tal preservar e guardar alguns momentos especiais de uma forma diferente? Vamos fazer uma Cápsula do Tempo?

Estamos em dezembro, férias, a criançada a todo vapor, querendo novidade, brincadeiras e muita atenção da família, amigos...

E como ando meio emotiva, por conta da recente formatura do ensino infantil do Vitor, decide criar junto com ele, uma Cápsula do Tempo.

Meu desejo (nosso desejo) é paralisar, guardar, registrar (não só na memória) algumas doces emoções, brincadeiras, coisas especiais do momento atual, para recordar daqui alguns anos.

A cápsula é uma forma de brincar junto com a criança, interagir, juntar e separar coisas importantes que fazem parte da nossa vida (no caso da criança), para a gente lembrar e relembrar no futuro.

Essa cápsula do tempo será exclusivamente para o Vitor, com coisas dele, para ele abrir daqui a quatro anos, onde ele estará com 10 anos de idade, e recordar o que era importante para ele hoje, em 2016, com 6 anos de idade.

Nós que produzimos e customizamos a nossa Cápsula, eu transformei a caixa em uma mala de viagem, porque no futuro vamos abrir e recordar, "viajar no tempo" e descobrir o que tinha de mais importante há quatro anos atrás...

Para deixar a caixa com cara de mala de viagem, eu encapei com E.V.A marrom, fiz a alça também do mesmo material, e colei tudo com cola quente. Essa é uma daquelas malas do tipo decorativa, onde a pessoa cola adesivos de lugares onde já foi, ou para onde deseja ir à próxima viagem... O Vitor fez de papel mesmo, alguns desenhos, para parecer adesivo e colamos na mala.

Ficou tudo manual, o que encanta ainda mais o Vitinho na hora de fazer e de criar...
Essas são as fotos da nossa cápsula por fora.

 


Essa é uma cápsula para brincar, para paralisar o momento atual, então guardei as coisas mais recentes que ele ama brincar e fazer. Coisas que aconteceram momentaneamente que são especiais...
Dentro também coloquei uma cartinha que fiz para o Vitor.


Dicas para você montar uma Cápsula do Tempo.

- Comprar uma caixa bonitinha ou customizar a partir de caixa uma de papelão, tanto faz, o importante é o tempo juntos, é parar e observar o outro, os desejos e gostos;
- Separe objetos, desenhos, fotos, brinquedos, DVDs, músicas, coisas importantes que representem o momento atual da criança, que ela (ele) está vivendo ou fazendo, gosta, e que vai valer à pena lembrar no futuro;
- Importante, se não der para guardar algumas coisas "você pode listar", escrever todas as coisas e momentos importantes, para relembrar;
Escrever uma cartinha ou um recadinho desse momento, remete carinho e importância;
Coloque tudo dentro da caixa, feche a caixa e coloque uma etiqueta por fora com a data que poderá ser aberto, e pronto.

Não tem uma regra de data de abertura da cápsula, mas nós decidimos daqui a quatro anos, assim o impacto será maior, porque serão outras fases (risos).

Em 2013, eu fiz uma cápsula do tempo, das coisas do Vitor de quando ele era bebê e algumas coisinhas de até 1 ano e pouco de idade. Essa cápsula é para ele lá no futuro, bem futuro mesmo, quando for adulto, seguir seu rumo, sua vida... Suas recordações fofinhas, um carinho de mãe para filho, que guardei de todo coração. Veja o post aqui, se você quiser fazer.

Fica a dica de brincadeira, diversão para as férias...
Reunir, preservar e guardar algumas coisas do momento atual para relembrar daqui alguns anos, vai valer a pena, e trazer muitas recordações maravilhosas a tona daqui alguns anos... Borá fazer?
Beijos e até a próxima.
Ju.

5 comentários:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    Ficou linda e criativa a Cápsula do Tempo do Vitinho! Quantas coisas até 2020 terá mudado e será surpreendente reabrir as antigas lembranças! Fabulosa ideia!

    Tenho uma maleta da Laura também de quando era bebezinha! Outro dia, ela me pediu uma roupinha dela para colocar na boneca que ganhou de natal! Foi uma festa abrir a mala e retirar a roupinha vermelha que foi dela mesma!

    Temos uma outra também que chamamos "pensamentos criativos". São coisas boas que escrevemos em forma de bilhetinhos e de ano em ano relemos!

    São fantásticas estas experiências!

    Aproveito para desejar-lhes um Feliz Natal e um excelente Ano Novo!

    Vocês são muito especiais para nós. Encontrá-los nos enriqueceu e enriquece a cada dia. Muito obrigada!

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re e Laurinha, obrigada pelo carinho, palavras...

      Sim, essas experiências são fantásticas, né amiga...
      Uma filha abrir uma maleta e ver suas roupinhas especias de quando era bebe, e colocar nas bonecas, brincar, fazer e juntas reviver e épocas boas, não tem preço...

      Ai Re, são momentos assim que me encantam, que me movem, que alimentam meu sonho bom...

      Tenho certeza que o natal de vcs foi especial...
      Desejo um ano maravilhoso e abençoado para a família.
      Bjs grande
      Ju

      Excluir
  2. Encantada com essa cápsula do tempo!
    Adorei a ideia de colocar objetos e brinquedos... com certeza quando ele abrir vai ser pura emoção.
    E amiga, fiquei aqui pensando da cápsula para ele abrir quando adulto, será uma emoção... carinho... amor... e virão à tona as recordações todas da infãncia.
    Amei!!!!
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cris, são ideia simples, que marcam a infância e uma vida toda, com boas lembranças...
      Beijos
      Ju

      Excluir
  3. Olá Ju, que ideia brilhante!
    Como nao lhe conhecia hoje venho ver a ideia e achei muito legal, o Vitor participando ativamente e agora vamos lá ver a emoção de abrir.
    Legal mesmo amiga.
    Beijo de paz para voces.
    Deus os abençoe sempre nesta harmonia.

    ResponderExcluir