A luta foi grande, mas a vitória também. Teleton – 2016 atingimos a meta.


Todo o ano, desde 1998, a emissora de televisão SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) abraça essa causa linda, de arrecadar fundos para a AACD, promovendo o Teleton.

No Brasil, o primeiro Teleton ocorreu em 16 de maio de 1998 no SBT, a pedido da apresentadora Hebe Camargo, ao dono Silvio Santos, que aceitou transmitir a maratona televisiva em sua emissora, em parceria com outras emissoras abertas.

Com o objetivo de levantar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), em sua primeira edição, o projeto arrecadou R$ 14.855.000,00 que foram utilizados para a construção de uma nova unidade da AACD, em Recife (PE) e na reforma da unidade da Moóca, em São Paulo.

"Teleton vem do inglês "Television Marathon" (Maratona da Televisão) e consiste em manter várias horas (geralmente mais de 24 horas direto no ar) ao vivo, em um programa de TV, por uma causa solidária.
Tudo começou oficialmente em 1966, quando o famoso comediante Jerry Lewis abraçou a ideia, principalmente por causa do filho que tem distrofia muscular, e desde então, muitos países promovem o evento. Cada um do seu jeito, mas sempre para arrecadar fundos para tratamentos de doenças graves ou pesquisa na medicina. No Brasil, a iniciativa já está a quase 20 anos (19ª edição - 2016) ajudando crianças e adultos com necessidades especiais". (Texto da Carol Gazal: Instagram).

A 19ª edição do Teleton aconteceu nos dias 04 e 05 de novembro de 2016, sendo transmitida pelo SBT e simultaneamente pela TV Cultura.
A festa foi aberta na noite de sexta-feira, 04 de novembro, com a presença do padrinho e da madrinha do Teleton, o cantor Daniel e a apresentadora Eliana. Com o tema Igualdade, o Teleton, maior plataforma de arrecadação de recursos da televisão brasileira, trabalhou o conceito “somos todos iguais, somos todos Teleton”, para ajudar a sensibilizar o público e atingir a meta de R$ 27 milhões. Graças ao trabalho de muitas pessoas e a colaboração de todos a meta foi atingida.

A luta foi grande, mas a vitória é certa, mesmo diante da crise em que o país vem enfrentando... Quando todos se unem por uma causa linda como essa, o resultado é positivo.
Todo ano eu participo dessa festa, contribuindo e fazendo a minha parte, a minha doação, mas esse ano foi diferente, foi ainda mais especial.

Participei efetivamente da festa, onde fui convidada para participar da Bancada Online Teleton – 2016.

Esse ano a equipe esteve toda presente, então acompanhei toda a festa dos bastidores, no horário que fui escalada para apoiar, ajudar e divulgar nas redes sociais... 
Estar lá, presente, podendo contribuir um pouquinho do meu tempo, do meu esforço, trabalho e dedicação, valeu muito a pena, e foi uma experiência gratificante, enriquecedora para a alma, para a vida...

E enquanto os apresentadores, artistas e convidados se revezavam para fazer a festa Teleton – 2016 acontecer ao vivo, durante mais de 24 horas no ar... Fora dos estúdios, mas ainda dentro do complexo SBT, uma linda festa acontecia paralelamente, na enorme tenda montada, para divertir as crianças e famílias da AACD.


Gente, que festa linda acontecia dentro da tenda Circo, com muita animação, música, palhaços, pintura, desenho, diversos livros infantis (novos e sem custo algum) para as crianças levarem para casa, e muita comida e bebida para todos os convidados.

Não foi só um dia de Maratona de programa ao vivo na Televisão, de trabalho duro por uma causa linda e nobre, mas também existe uma preocupação real por trás dos bastidores, onde toda a equipe do SBT se mobiliza, prepara e faz a festa acontecer lá fora, fora dos estúdios (também), proporcionando um dia alegre e feliz na vida das crianças e famílias... 

Como eu posso te explicar... Existe uma preocupação em levar alegria, em fazer daquele dia (Teleton), um dia alegre, menos pesado, na qual muitas famílias enfrentam diariamente enquanto vão e vem até uma das unidades da AACD, para fazer o tratamento adequado e diário de reabilitação...

Realmente, o SBT abraça de corpo e alma, esse trabalho de amor e dedicação feito pela AACD durante o ano todo, proporcionando não somente um dia de arrecadações, doações, e mobilização das pessoas para ajudar e doar durante a programação do Teleton... Mas também cuida e trata todas as crianças, adultos e famílias, com o carinho e atenção que merecem, proporcionando um dia feliz e de muita festa...

♥ ♥ ♥
A AACD é uma instituição sem fins lucrativos, que visa tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física.  Entretanto, a AACD não está voltada exclusivamente para a área da reabilitação física.
Diversas outras atividades, como projetos de capacitação profissional, programas de sustento para pessoas com deficiência física e seus familiares, a inserção no esporte paraolímpico... 
E por ser uma associação sem fins lucrativos, precisa de todo apoio e ajuda possível, não só durante o Teleton, mas o ano todo... E sua contribuição é muito importante e sempre bem vinda. Para saber como doar, contribuir, ser um parceiro nessa causa do bem, entre no site da AACD: https://aacd.org.br/

Você também pode ajudar de outras formas, sendo um voluntário em uma das mais de 10 unidades espalhadas pelo Brasil. Entre no site e se informe, cadastre-se conforme sua disponibilidade de horários, profissão...

Tão bom e gratificante poder fazer algo por alguém, alguma pessoa...
Fazer o bem é bom.
Há maior felicidade em dar do que receber. (Atos 20:35)
♥ ♥ ♥

3 comentários:

  1. Ei Ju e Vitinho!

    Maravilha de trabalho e envolvimento solidário. Parabéns por se engajar!

    Quantas crianças carentes temos visto, fora as que os nossos olhos nem alcançam. Que esta união pela causa seja guiada e abençoada por Deus.

    Beijos carinhosos!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Ju querida. Primeiramente fiquei feliz por você ter participado dessa festa tão grandiosa e bonita. Deve ter sido emocionante ver de perto todo esse movimento em prol das crianças com necessidades especiais. Que bom que tem pessoas engajadas e preocupadas com essa luta.

    Achei interessante o leque que a AACD abre não só para reabilitação, mas para inclusão social de outras formas.

    Interessante também, ja havia te falado, esse trabalho nos bastidores para alegrar as crianças... é preciso né amiga..

    Enfim, foi um trabalho lindo com todos os envolvidos e você foi uma delas.. Parabéns e torço para que ano que vem você volte!

    Beijos doces no coração!

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  3. Uma bela causa, a generosidade, a solidariedade, o respeito , a inclusão, mais que fazer valer os direitos de cidadania. Parabéns Ju

    ResponderExcluir