Leitura ajuda na inspiração e criação de histórias e brincadeiras. Leitura nas férias.

Férias é sinônimo de diversão, alegria, de tempo livre para brincar e escolher as brincadeiras, mas ler também é momento de aprendizado, de inspiração para criação de histórias e brincadeiras.

E aqui sempre tem uma leiturinha, seja durante o dia, ou antes de dormir, e nas férias não foi diferente...

Antes mesmo das férias começarem, chegaram alguns livros incríveis da Saraiva, para a nossa leitura infantil.

Alguns livros foram indicados aqui, e agora segue mais algumas dicas de leitura, que apreciamos aqui em casa.

Catacreses Doidinhas, de Marciano Vasques.



Um livro com frases e rimas, e palavras iguais, mas com sentidos diferentes, que tornou a leitura engrada e divertida, como: batata da perna (tem a batata de comer e a batata da perna), manga da mangueira (e tem a manga da blusa), céu da boca (e tem também o céu com estrelas, luas, sol, nuvens).
Um livro encantador, que tirou muitas risadas da gente...

Onde está minha casa?, de Françoise Laurent.



É a história de um pintinho chamado Valentim, que perdeu sua casa... E precisou percorrer por muitas casas, caminhos, e conhecer muitos bichinhos e suas casas, até chegar à sua verdadeira casa.
O bacana dessa história é que as crianças conseguem associar alguns animais, como são seus barulhos, e suas casas, até o pintinho Valentim encontrar sua casa verdadeira. E no final da história tem um joguinho para brincar com as crianças, que o objetivo é ver quem chega primeiro no galinheiro.

Algumas casinhas que o pintinho Valentim passou, não foram recebidas com muita cortesia e gentileza, mas quando encontrou sua casinha verdadeira e sua família, foi recebido calorosamente, com abraço apertado e palavras doces, com carinho, preocupação e saudade (que recepção calorosa e amorosa).
O que o meu filho Vitor achou engraçado nessa história, é a parte das ilustrações. Toda casinha que o pintinho Valentim conhecia, durante sua trajetória de procura por sua casa, tinham móveis dentro das casas, então a história acabou ficando graciosa e engraçada, como se as casas dos animais tivessem móveis, cômodos, etc, assim como as casas de humanos...rs 


Nós amamos as historinhas, e ler sempre é maravilhoso, porque aproxima pais e filhos, ajuda a criança no aprendizado diário da vida, através das leituras infantis.
Invista na leitura com as crianças, até mesmo nas férias, porque os livros levam a imaginação e na criação de histórias, durante as brincadeiras...

Então é isso, beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Oi Ju e Vitinho!

    Os livros são tesouros onde se escondem a sabedoria. Por isso, não devemos nos acanhar diante do descobri-los. Nas férias e fora delas, educar sempre e tirar proveito de tudo que nos sirva de ferramenta para tão grande responsabilidade que é sermos pais.

    Beijos e mais uma semana de férias! Oba!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  2. Post lindo amiga! Ler é maravilhoso. E você tem razão, aproxima as crianças dos pais. Gera cumplicidade e muito mais amor.
    Traz sabedoria, aprendizado e muita diversão.
    E é uma delicia folhear os livros.

    Adorei as duas historinhas e tenho certeza que o pequeno Vitor também. Vai crescer com bastante leitura na vida..

    Beijos meu e da Maricotinha ♥

    ResponderExcluir