11 passos para organizar um Chá de Bebê.


Olá mamães e futuras mamães, tudo bem?

Hoje quero listar 11 passos de como organizar um Chá de Bebê, os detalhes, por onde começar. 
Eu fiz o meu chá em um sábado à tarde, no salão de festas do prédio em que morava, e estava com 8 meses de gestação. Não fiz brincadeira, mas as crianças que estavam presentes no meu chá de bebê, pintaram meu rosto e braços (risos), e foi bem divertido. Na época foi tudo bem simples, da forma tradicional, mas eu gostei muito.

Para organizar um chá de bebê, tudo vai depender do seu tempo, dinheiro e escolha pelo chá de bebê simples e tradicional, ou uma festa, com mesa e toda uma decoração personalizada.

Porque fazer Chá de Bebê?
Toda ajuda no começo da gravidez é muito bem vinda, mas não só por esse motivo são feitos os chás de bebê. Encontrar parentes e amigos, compartilhar das suas alegrias e expectativas, é bom demais. Por isso, vale muito à pena fazer. Nos dias atuais, é mais uma confraternização, um evento, uma festa para reunir e encontrar pessoas queridas, e celebrar a breve chegada de um filho (a) muito querido e desejado.

Então, vamos aos detalhes para organizar?

1 - Melhor época durante a gravidez:
A melhor época é no sétimo mês de gestação, porque você não está com aquele barrigão tão grande. Conforme o tempo passa, existe um cansaço natural, inchaço e desconforto com a barriga que cresce. Não existe uma data ou época determinante, cada mãe faz quando achar melhor, mas recomenda-se não deixar muito para o final da gravidez, por conta da barriga que no final da aquela esticada (rs). Tem mulheres que decidem parar de trabalhar no último mês de gestação e por conta disso, acham até mais fácil fazer e preparar tudo. Outra dica é não deixar muito para o final da gestação, até por conta de algum imprevisto.

2 - Lista de convidados:
Você precisa colocar no papel, todas as pessoas que deseja convidar, para ter uma estimativa de quantidade de pessoas. Precisa decidir se vai convidar como de costume, somente as mulheres, ou tanto faz, homens e mulheres. Essa estimativa vai te ajudar a pensar no local apropriado, para o número de pessoas convidadas. Geralmente são convidadas as pessoas mais próximas, como familiares e amigos mais íntimos. Se tiver vizinhos e amigos de trabalho, que são pessoas íntimas, também podem ser convidadas.

3 - Onde fazer (local) e horário:
Você precisa ver o melhor local, seja no quintal ou sala da sua casa, ou apartamento, no salão de festas do prédio, em um restaurante, enfim, a partir da lista de convidados, você precisa decidi o local e horário que melhor se encaixar para você.

4 - Melhor data:
Olhe no calendário, veja se não têm feriados, datas comemorativas que possa impedir das pessoas virem ao seu chá. Não é legal fazer um chá, na qual as pessoas não consigam vir. Você deve se programar a partir do seu melhor mês de gestação (conforme sugeri logo acima) e também verificar melhores datas, para que todos os convidados venham confraternizar com você, a espera do bebê. Outro detalhe, não existe regras, mas o ideal é fazer aos finais de semana, até por conta que a maioria das pessoas trabalha. Você pode fazer no sábado ou domingo, no período da tarde. Geralmente as pessoas fazem à tarde, assim dificilmente alguém falta. Se o convidado tiver compromisso, geralmente é à noite. E o chá sendo à tarde, acaba sendo mais tranqüilo.

5 - Decoração:
Você precisa decidir se apenas reunirá as convidadas para um lanche e chá da tarde, ou se fará uma festa, com mesa de bolo e doces, tudo decorado e personalizado. Neste post aqui, dou dicas de decoração de chá de bebê. Se quiser algo personalizado e grandioso, tem empresas que alugam mesa, suportes, enfeites, entre outras coisas lindas e específicas para colocar e decorar todo o espaço. Se decidir o tradicional, também fica lindo e inesquecível.

6 - Comidas, bebidas e lembrancinhas:
O que servir, é algo importante a decidir. Na parte salgada, os lanchinhos naturais, patês e pãezinhos, tortas, são sempre a melhor pedida, porque são comidas frias, não tendo com que se preocupar. Evite os salgados fritos. As bebidas podem ser as mais variadas, como água, sucos, refrigerantes e os chás, que dá o nome ao evento. No quesito sobremesa, você pode apostar no bolo e docinhos. Docinhos são sempre bem vindos, e deixa a mesa mais doce (risos). Tem empresas que alugam até bolo decorativo, bolo de fraldas, e tem os bolos personalizados e comestíveis que você também pode contratar. Tem muitas lojas de embalagens, que vendem produtos no formato de coisas de bebê ou decorativas, que dá para você colocar balas, doces, e deixar como enfeites na mesa, ou dar como lembrancinhas aos convidados. As lembrancinhas dão um charme na mesa e são uma forma de agradecer os convidados pelo dia maravilhoso, e a presença de todos.

7 - Convites:
Personalizado ou simples, tanto faz, o que importa é decidir o quanto antes. Se você decidir convites personalizados, como essas dicas que dou neste post aqui, você precisa contratar com antecedência, porque geralmente as empresas que fazem esses convites, precisam de um prazo para fazer, personalizar e entregar. Após fazer a lista de convidados (item 3), decidir o melhor local e horário (item 4), e a melhor data (item 5), você já pode enviar os convites aos convidados. Não envie muito antes, porém também não deixe para entregar em cima da hora, os convites. O bacana é entregar com uns 30 dias antes, podendo assim, a pessoa se programar e poder comprar o presentinho indicado no convite.

8 - O que pedir nos convites:
Não tem um critério sobre o que pedir. Geralmente é solicitado um pacote de fraldas indicando o tamanho (P, M ou G), com um acompanhamento. Se você não quiser pedir nada, tudo bem. Com certeza as pessoas terão bom senso, e levarão um pacote de fraldas, ou algum presentinho para o bebê. Outra dica é fazer lista, em alguma loja especializada em produtos para bebê, como a Alô Bebê por exemplo. É igual lista de presentes de casamento, você vai até a loja, escolhe e indica os produtos e pronto. Depois só precisa dar a sugestão onde se encontra a lista, indicando o nome da loja no convite, assim os convidados podem escolher com o que presentear.

9 - Dicas de itens de acompanhamento:
Darei algumas dicas de produtos que podem ser solicitados, junto com a fralda. Alguns produtos você pode pedir apenas uma vez, porque dura bastante. Outros itens, você pode repetir a solicitação, como:

- Pacote de algodão bolinha: esse item usa bastante, então você pode pedir em vários convites, para acompanhar com a fralda;
- Sabonete infantil: Esse item pode ser solicitado em vários convites;
- Shampoo infantil (pedir 1 vez);
- kit de cortador de unha: (pedir 1 vez);
- Pomada para assadura: Esse item pode ser solicitado em vários convites;
- Lencinho umedecido: (pode pedir mais de 1 vez);
- Escova de cabelo: (pedir 1 vez);
- Cotonete.

Peça o que for ajudar e auxiliar o enxoval. Dei algumas dicas, mas você pode solicitar outros itens, e complementar esta lista que indiquei...

10 - Espaço para os presentes:
Reserve um espaço para as pessoas colocarem os presentes. Você pode dar um charme nesse espaço e cantinho, decorando a parede, personalizando uma caixa bem grande.

11 - Brincadeiras:
Fica ao seu critério decidir se faz ou não, brincadeiras. Muitas mulheres decidem não fazer nada, apenas abrir os presentes, a partir da identificação no pacote.
Caso você deseje fazer as brincadeiras, uma dica simples é pegar o pacote, dizer quem deu e o que tem no pacote. Se errar, a pessoa que deu o presente deve pintar ou fazer algum desenho em você com um batom, em alguma parte do corpo, e se você acertar, pode pintar a convidada (risos). Por isso, os pacotes precisam ser bem embalados, com algum acompanhamento, para dificultar a gravidinha de acertar. J Tem outras brincadeiras simples, que pode compor esse dia especial... Um detalhe importante, não se esqueça de comprar um batom escuro e baratinho, para realizar as brincadeiras.

♥ ♥ ♥
O intuito do chá de bebê dos tempos antigos, era auxiliar a família, presenteando o bebê com fraldas ou algo que complementasse o enxoval, por isso era algo mais simples, sem muito investimento em decoração e comidas personalizadas. Tudo era muito simples, até por conta do bebê que iria chegar e pouco deveria gastar.
O objetivo dos tempos atuais é diferente. O Chá de Bebê atual é como uma festa, um evento, que dá direito a contratação de cenários, comidas, bebidas e lembrancinhas personalizadas, com cores e formatos do bebê que vai chegar.

Mas ainda é possível ficar com o tradicional, fazendo uma decoração mais simples, como colocar as fotos da gestação, roupinhas do bebê, ursinhos de pelúcia, e colorir a mesa com balas de goma, por exemplo.

Fica ao seu critério decidir, e qualquer uma das escolhas, fará com certeza, um dia inesquecível.

Beijos e até a próxima.

Um comentário:

  1. Ju, o passo a passo ficou ótimo!!
    Suas dicas estão ótimas e eu tb super recomendo fazer o chá de bebê eu optei por pedir fraldas acompanhado de lenço umedecidos, shampoo... é o que mais precisamos e assim não tem como ninguem errar.
    bjs

    ResponderExcluir