5 Brincadeiras divertidas, que precisam de papel e caneta.

Brincar é bom demais, e por isso hoje eu quero compartilhar 5 brincadeiras divertidas, que utilizam papel e caneta, e que eu já brinquei muito na minha infância. (risos)

Essas brincadeiras estimulam o raciocínio rápido e lógico, auxilia no desvendar de mistérios, estratégias e adversidades de jogos.

1-Forca.
Brincadeira de 2 ou mais participantes. Indicada a partir dos 7 anos, quando a criança começa a ter conhecimento das palavras, letramento, etc.

2-Jogo da velha.
Brincadeira de 2 participantes. Indicada a partir dos 4 anos.

3-Stop.
Brincadeira de 2 ou mais participantes. Nessa brincadeira quanto mais crianças, mais divertida fica a brincadeira. Essa brincadeira é indicada a partir dos 8 anos de idade, onde a criança já sabe ler e escrever.

4-Corrida de canetas.
Brincadeira de 2 ou mais participantes. Indicada a partir dos 4 anos de idade. A criança ou adulto precisa segurar a caneta na vertical com a ponta do dedo, e com a outra mão dar um toque no meio da caneta para impulsionar e iniciar a corrida. Pode usar a criatividade e colocar regras que dificultem a corrida, faça pistas com mais curvas, coloque obstáculos. Essa brincadeira pode ser muito explorada e muito divertida. Para identificar melhor os corredores, use canetas com cores diferentes. 

5-Feche ou ligue os pontinhos.
Indicado a partir dos 4 anos de idade. A criança precisa tentar fechar o maior número de quadrados. Se preferir, use canetas com cores diferentes para identificar melhor quem é cada participante.
Cada quadrado que conseguir fechar, coloque dentro a letra do seu nome para identificar.

Brincadeiras simples, que pode ser feita a qualquer hora, em qualquer local, e na sua maioria, não precisa de muitas crianças para brincar.

Brinquei muito dessas brincadeiras, e não tenho uma preferida... Alias, todas são a minha brincadeira preferida...rs
Como é bom fazer um post como esse, e trazer a memória dias felizes da minha bela infância.

Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Ju querida, bom dia.. concordo com você.. é muito bom resgatar essas brincadeiras que pra mim são eternas... A da caneta e dos pontinhos não conhecia.. muito legal... adorei a dos pontinhos, vou brincar com Maria..
    A do STOP eu chamo de ADEDANHA e amava e AMO brincar.. como eu brinquei com minhas primas!!!! Hoje brinco com Maria...

    Forca e jogo da velha nem se fala né amiga... Já inventei com Maria também os 7 erros.. faço desenhos informais e coloco erros.. muito legal.. faça com Vitinho pra ele procurar os erros.. ele vai amar..

    Um beijo doce amiga e feliz 2016 pra vc e toda familia.. Sejam muito muito felizes.. obrigada pela companhia em 2015 e que nossa amizade se fortaleça todos os dias.. Amém..

    Beijos e queijos mineiros..rs

    Suas amiguinhas Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  2. Amiga... Tb amo brincadeiras simples com papel e caneta... Ah... Me trouxe a infância!!
    Estou anotando algumas aqui para fazer com meu pequeno, amei as dicas!!
    Bjs

    ResponderExcluir