5 Brincadeiras para fazer em casa, quando faltar luz.

Outro dia aqui em casa, mas não só na minha casa, na rua, em bairros vizinhos e até na cidade vizinha a minha, em São Bernardo do Campo, teve rajadas fortes de vento, depois veio a chuva, e acabou ocasionando a queda da luz.

Dificilmente pensamos em algo para fazer em situações adversas, a não ser que a situação aconteça de verdade. Já tinha acabado a luz outras vezes, mas nenhuma tinha demorado tanto para voltar, quanto dessa última vez.
Então, diante da situação, colocamos a cabeça para pensar, e exploramos o que pode ser feito em dias sem luz elétrica, em casa, com as crianças.

Há, e antes que eu me esqueça, sempre tenha velas, fósforos e lanterna em casa, porque nunca sabemos quando vamos precisar (risos).

1 - Brincar de dominó.
Brincar de dominó, apenas a luzes de velas ao redor é bom demais, porque dificulta o adversário na tentativa de ver suas pedras (risos). É uma brincadeira muito divertida, e aproxima as pessoas. Nesse dia, sentamos no tapete no chão, nós 3, e a brincadeira rolou solta.

2 - Brincar de fazer sombras.
Brincar com as sombras é fácil, basta apagar as luzes e pronto. Mas quando falta energia, e ficamos apenas a luz de velas, a brincadeira é bem mais divertida, eu garanto. :)

3 - Ler histórias com lanterna.
É muito legal ler história com a lanterna, porque fica emocionante e um jeito diferente de ler livros.

4 - Brinque com os brinquedos preferidos da criança no chão.
Aqui em casa, meu filho gosta bastante de bonecos de super-herói, então o momento foi mais oportuno ainda para brincar, porque não temos nada para fazer, e podemos investir nosso tempo, dando toda a atenção do mundo aos nossos filhos.

5 - Tomar banho de balde com caneca.
Chamarei de brincadeira, tomar banho de balde com caneca, porque isso é algo extremamente difícil de acontecer, principalmente nos dias atuais, e passou a ser uma brincadeira divertida (risos). Apesar que a falta de água que estamos vivendo hoje, pode nos levar a tais atitudes voltar a ser corriqueiras, mas enfim...

Gente, esse momento é muito oportuno não só para viver tempos atrás, tempos não tão fáceis da vida, mas para conversar, explicar e depois viver como foram as épocas antigas, quando não existia energia elétrica, por isso não tinha água quente e banho quentinho todos os dias...
Por não ter energia elétrica, também não tinha televisão, videogames, celulares, e por aí vai...
E para a criança de hoje, dos dias atuais, isso é algo quase que inimaginável. Então, conversar sobre essas épocas e depois vive-las, é muito legal.

Converse sobre essas épocas com seus filhos, que talvez você tenha vivido, ou seus pais ou avós. Eu vivi um pouco dessa época, quando visitava minha avó materna, no sítio dela no Paraná, na cidade de Astorga. Tenho tantas recordações incríveis. Apesar de ser muito diferente da rotina das cidades, eu amava visitar os meus avós no sítio.
Depois de conversar, eu coloquei a chaleira no fogão e esquentei a água. Misturei água quente com fria, verifiquei a temperatura com a minha mão, e fui misturando até a água ficar morninha. Levei meu filho no banheiro, a vela e o balde, dei banho nele, usando a caneca para dar início ao banho e depois tirar o sabão. Foi incrível e ele adorou.

Nossa, que oportunidade bacana, de mostrar uma época não tão distante assim, de pessoas que não tinham luz elétrica, e por isso não tinham tantos privilégios assim como nós temos hoje em dia.

O meu filho amou tomar banho de caneca, porque foi tudo novidade.
Ele até comentou que ficar sem luz é bom, porque assim a gente brinca mais, e bem mais juntinhos.
Esse comentário chega a ser até um alerta, do quanto a tecnologia é importante, mas se não usada com cuidado e moderação em todos os sentidos, pode causar um curto circuito na família.

Bom pessoal, as dicas são essas, porque meu filho só tem 5 anos de idade, mas se você tiver crianças maiores, dá para explorar outros tipos de brincadeiras, como mímicas, jogos, adivinhações, esconde-esconde com lanterna, etc. Desculpa se não tenho muitas fotos, é porque as fotos têm uma tendência de dispersar a entrosação familiar, a brincadeira e diversão. E para falar a verdade verdadeira, nem lembrei de tirar fotos...rs
Só depois pensei que essas brincadeiras poderiam dar um post, ou algumas dicas...

Se tiverem mais dicas, incluam aqui nos comentários, vou amar aprender com vocês. Beijos no coração e até a próxima.

2 comentários:

  1. Amiga, não precisava mais fotos do que essas representando muito bem o post. Você tinha mesmo falado em nossas conversas quase diarias (rs) sobre a falta da energia elétrica e me esqueci de comentar. É horrivel ficar sem luz e só valorizamos quando não a temos.

    É mesmo um caso a refletir e um ótimo momento para explicar às crianças como era nos tempos antigos, era um costume, mas imagino que não era fácil.
    Mas era um costume, é o que eles tinham e pra gente é mais dificil pois o que se acostuma e depois se perde, fica mais custoso de conviver.

    Maria já dorme com sua lanterninha toda noite sabia? Ela lê toda noite depois que rezamos com ela e deixamos seu quarto. É de praxe. Despedimos e ela pega a lanterna e o livro...

    Maria esses dias amiga, veio com um trabalho de escola. A professora pediu para ficar dois dias sem tv para ver como seria para a criança. Não foi fácil rs, mas Maria se virou com outras coisas.. fizemos até o cartãozinho do lanche comemorativo. Nós que fizemos :) e ela teve que inventar outras coisas. Mas a gente vê como eles se acostumam, vez ou outra ela perguntava: o que eu vou fazer agora? rs

    É o vício, digo, o mal costume da tv, dos eletrônicos e é mais uma maneira de refletir. Adorei o trabalho. Ela mesma refletiu que foi dificil, mas viu que sem a tv fazia outras coisas interessantes..

    Adorei o post amiga, como sempre trazendo descontração e informação pra gente com simplicidade e amor.

    Beijos doces no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Te, devido ao costume, é muito difícil ficar sem luz, sem os eletrônicos.
      No começo é difícil, a gente precisa dar dicas do que fazer, mas depois vira diversão.
      Que bom o incentivo e trabalho da escola, isso faz com que eles acabem usando a criatividade e usando o tempo livre com mais sabedoria.
      A TV e celulares, prende muito a gente, e sem eles, somos obrigadas a buscar novas coisas para fazer.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijinhos,
      Ju

      Excluir