Mamãeeeee!!!!! Como lidar com as birras!

No mês passado, a psicoterapeuta Monica Pessanha, abriu um espaço aqui no blog, para dúvidas ou questões que algumas mamães pudessem ter, com relação ao cotidiano materno, comportamento, entre outras coisas do dia-a-dia que surgem na vida e nas famílias.

E duas questões surgiram, e uma delas será respondida hoje, que é o assunto e tema, Birras.
Por isso, Monica enviou esse texto abaixo, para falar e enfatizar um pouquinho sobre o assunto.

Por: Monica Pessanha.

As birras variam de choramingar e chorar, a gritos, chute, soco, e suspensão da respiração (algumas se desesperam nessa hora). Algumas crianças podem ter acessos de raiva, muitas vezes, e outros têm deles raramente.

Birras são uma parte normal do desenvolvimento infantil. Eles são a maneira como as crianças pequenas mostram que estão chateados ou frustrados.

Geralmente podem acontecer quando as crianças estão cansadas, com fome, ou desconfortável; ou porque eles não podem ter alguma coisa (por exemplo, um objeto ou um dos pais). Aprender a lidar com a frustração é uma habilidade que as crianças ganham ao longo do tempo. Esses comportamentos acontecem tanto em meninos quanto em meninas, e geralmente acontecem entre as idades de 1 a 3. E deixam qualquer mãe de cabelos em pé!

As birras são comuns durante o segundo ano de vida, um momento importante em que as competências linguísticas estão começando a se desenvolver. Porque as crianças ainda não podem dizer o que querem, sentir, ou que precisam, uma experiência frustrante pode causar um acesso de raiva.

Crianças querem a independência e controle sobre seu ambiente - mais do que eles podem ser capazes de lidar. Isso pode levar a lutas de poder, veja como uma criança pensa: "Eu posso fazer isso sozinho" ou "Eu quero isso, dá-la a mim." Aí está o problema, ao descobrirem que não são tão poderosas assim?

Como evitar birras: 
É importante tentar evitar antes mesmo que elas aconteçam. Aqui estão algumas ideias que podem ajudar:

• Dê muita atenção positiva. Recompense seu pequeno com elogios e atenção para o comportamento positivo.
• Tente dar para as crianças, algum controle sobre pequenas coisas. Oferecer opções menores, tais como "suco: Você quer suco de laranja ou maçã?" ou "Você quer escovar os dentes antes ou depois de tomar um banho?" Dessa forma, você não está pedindo "Você quer escovar os dentes agora?" - O que inevitavelmente serão respondidas "não".
• Distrair o seu filho. Aproveite seu um pouco curto espaço atenção, oferecendo algo mais interessante que ele possa querer e que possa ter. Ou simplesmente mude o ambiente. Leve a sua criança para fora ou para dentro ou para um quarto diferente.
• Ajudar as crianças a aprender novas habilidades e ter sucesso. Ajude as crianças a aprender a fazer as coisas, por exemplo faça massinhas de modelar com trigo e gelatina ao invés de comprá-las prontas, assim ele poderá aprender a custodiar as coisas.  Elogie-os para ajudá-los se sentir orgulhoso de que eles podem. Além disso, começar com algo simples antes de passar para tarefas mais desafiadoras.
• Analise o pedido com cuidado quando seu filho quiser alguma coisa. É importante? Ele precisa? Ele se contentará por quanto tempo? Escolha suas batalhas; acomodar quando puder, ou ceder sempre?!
• Conheça os limites do seu filho. Se você sabe que seu bebê está cansado, não é o melhor momento para ir às compras de supermercado ou tentar fazê-lo estudar, caso seja mais velho.

Se uma questão de segurança está envolvida e uma criança repete o comportamento após ser dito para parar, use um limite de tempo em uma sanção e ajude-o a refletir sobre o assunto, nunca diga: "você vai ficar aí sentando pensando", pensar é a coisa mais maravilhosa que saber fazer e nunca pode estar relacionada a castigos.

Isso não quer dizer que você não possa ajudá-lo a pensar, de forma adequada, sobre o comportamento dele. Aplique a sanção e ajude-o a entendê-la!

Mônica Pessanha, Psicoterapeuta infantil e de adolescentes, além de ser MÃE DA MEL. Trabalha a mais de 10 anos atendendo e auxiliando pais e famílias, onde também desenvolve um trabalho e projeto de interação entre Mães e Filhos, que chama-se BRINCADEIRAS AFETIVA.
Você pode encontras outros trabalhos e textos da Monica aqui: 
https://www.facebook.com/brincadeirasafetivas?fref=ts e http://monicapessanha.tumblr.com/

13 comentários:

  1. texto muito esclarecedor.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Procuro sempre entender o motivo da birra....costumo dizer que a "birra é um protesto em criancês"!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. muita bom esse poster tenho um pequeno em casa,vai me ajuda bastante...

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, ótimas dicas... que mãe que nunca sofreu com a birra dos pequenos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O texto é ótimo, é muito difícil lidar, ajuda e esclarecimentos são BEM VINDOS!!
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente parabéns pela postagem!! Tirou de mim algumas dúvidas. E principalmente percebi sempre aquela dica das opções. Eu perguntava o que a Ingrid queria em relação a brinquedos, sabores de suco, biscoitos. Mas quando era hora de fazer alguma coisa e ela dizia não eu falava "estou mandando, não perguntando se você quer"
    Bom saber que fiz tudo certo
    Bejiso

    ResponderExcluir
  7. Olha por aqui está complicado. A Lara sempre foi obediente mas acho que a ciumeira de um novo irmão está começando. Preciso de um manual completo de "a chegada de um novo irmão" pra ver se dou conta.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia maravilhosa Ari, parabéns.
      Fiquei na dúvida, em outro post, mas agora vc confirmou, parabénsssss
      Bom, sobre o ciúmes, isso é bem natural, a criança não sabe muitas vezes controlar os sentimentos de amor, carinho e desejo de atenção...
      Fica tranquila, e no mais, encha sua pequena Lara de amor, porque o amor apaga qualquer ciúmes aparente...
      Bjs
      Ju

      Excluir
  8. Nossa meu filho tem hora que é birrento menina! af que problema né bjo

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus do céu aqui em casa foi muito dificil tirar as birras do Arthur, ele ficava de castigo quase todo o dia, mas graças a Deus ele melhorou bastante!! BJss

    ResponderExcluir
  10. Olha por enquanto não tenho problemas com birras, mas adorei seu post
    Bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  11. nao tenho filhos mais amei o post ...Bom que saberei me comprorta quando eu este os meus

    ResponderExcluir
  12. Birra é uma coisa que testa muito a paciência.
    Aqui em casa a Dri já fez birra em muitos lugares me deixando muitas vezes sem graça
    e sem paciência.

    Adorei o post.
    Bjos
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir