Qual a importância dos primeiros 6 anos, na vida da criança?

Olá queridos (as) leitores (as), tudo bem?

No mês passado, no dia 06 de Março, fui convidada para participar do Programa Papo de Mãe, da TV Brasil.

E o assunto abordado foi: Qual a importância e qual a relevância devemos dar para os primeiros 6 anos de vida da criança.

Fiquei muito feliz e horada pelo convite, porque eu como uma Mãe Sem Fronteiras, busco compartilhar e informar através do blog, essa importância, relevância e cuidados que devemos ter, principalmente com a primeira infância das crianças, que vai de 0 a 6 anos de idade.

Especialista afirmam, que quando a infância de uma criança é desenvolvida com o carinho, atenção, dedicação, amor, educação dos pais, futuramente e dificilmente essa criança será um adulto com problemas psicológicos.

Outra parte muito importante e relevante na primeira infância, é o livre tempo de brincar. Nessa idade, e somente nessa idade, a criança praticamente não tem muitas responsabilidades, nas quais um adulto tem.
Lógico que, diariamente, a criança vai vivendo, convivendo e aprendendo a ter pequenas tarefas, que passam a ser suas responsabilidades, que é aprender a se vestir, escovar os dentes, estudar, fazer lições de casa, arrumar sua cama, entre outras pequenas tarefas que são observadas, aprendidas e introduzidas na vida das crianças... Mas nesse caso, não tem um peso tão grande quanto a responsabilidade de um adulto, de trabalhar, produzir, etc.

A criança tem o tempo livre para brincar, e brincando ela também aprende muita coisa.
Quando criança, o brincar é livre, é gostoso, é urgente, é o melhor da fase infantil...
E os adultos, no caso os pais (pai e mãe), são os grandes responsáveis em oferecer e proporcionar essa infância sadia, feliz, com muito carinho, amor e dedicação aos filhos.

Na primeira infância a criança está criando, formando e moldando sua personalidade, e é por isso uma das grandes importâncias dos pais estarem atentos, acompanhando e orientando os filhos (as). Os estímulos que as crianças estão recebendo, como ela age e reage, como ela vê o mundo ao seu redor, o carinho e educação recebido dos pais, são fatores importantes e muito decisivos nessa primeira infância.

Encontrei esse vídeo maravilhoso na internet, que aborda e informa o quão importante é, a primeira infância na vida da criança, e como essa fase é importante e muito relevante para seu futuro, e na vida adulta. O vídeo é bem curtinho, tem quase 4 minutos. Não deixe de assistir.

Além desse vídeo, quero indicar essa cartilha disponibilizada pelo Educar para Crescer, que são alguns Segredos para cuidar bem do seu filho nos primeiros 6 anos de vida.  A Bettina Monteiro, da editora Abril, também participou do programa, e indicou essa cartilha como um meio de ajuda e apoio aos pais.

Em breve o programa vai passar na TV Brasil, e quando estiver disponível no site do Papo de Mãe, deixarei disponível a entrevista no YouTube e aqui no blog.
Foi muito importante essa participação para mim, porque um dos motivos do convite, foi a importância que dou na primeira infância do meu filho, proporcionando brincadeiras, passeios ao ar livre, brinquedos feito em casa, para estimular e oferecer uma infância feliz, entre outras coisas que estou sempre falando e divulgando aqui no blog e na página do face Mãe SemFronteiras.

Nesse dia também tive o prazer de conhecer a Adriana Engelmeyer, do blog Materniarte, e seu querido filho Theo. Bom conhecer as amizades de blog.


Adorei tudo, fiquei super feliz e lisonjeada, e que venham novos programas, entrevistas, bate-papos...

Apesar de ter falado bem pouco do que pensei, planejei e ter ficado até tímida (risos) lá no programa, está valendo...rs J

10 comentários:

  1. Com certeza uma criança em formação precisa de todos os cuidados necessários. E não existe pessoa melhor que a mãe para cuidar, amamentar, dar carinho enfim. A figura paterna não deixa de ser importante. Mas a mãe é primordial, ela que entende. E no fim das contas vai ser sempre. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Para mim o cuidado e o carinho de uma mãe nos seis primeiros anos na vida da criança é super importante, a mãe e o pai tem que ter sabedoria e paciência para ensinar coisas boas a seus filhos.
    Parabéns pela participação do programa, sucesso!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já que a Lara nasceu procuramos um terapeuta para conhecer esse universo novo e sabermos a melhor forma de agir em cada fase do bebe, para uma infancia saudavel! E ele explicou tudinho, deixando claro que os primeiros seis anos são de fato os mais importantes

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  4. Uau ! meus parabéns
    como está chique essa moça
    realmente a primeira infância é muito importante
    e se é criada com amor, dedicação e carinho
    não terá mesmo problemas psicológicos no futuro
    e é isso também que eles vão ensinar aos filhos
    Brincar é prioridade, mas com uma pintada
    de responsabilidade.Concordo com você.

    Linda Tarde!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela participação!
    Com certeza amor, atenção, carinho e dedicação dos pais são muito importante para as crianças principalmente na primeira infância... adorei o post!
    Obrigada por dividir com a gente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai que legal! Posta o link pra gente! quero assistir!
    Sobre o tema, brincar é coisa séria para a criança. Temos que entender que o trabalho dela é brincar...rsrs, ela se desenvolve e conhece o mundo brincando. Adorei o post
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Já quero assistir! O tema do programa super importante e me interessa muito, filhote já com 5 anos,

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Importantíssimo as brincadeiras e os estímulos na infância. Muitos pais não dão valor a momentos como esses, mas mau sabem que são esses momentos que constroem que essa criança será futuramente!

    ResponderExcluir
  9. Todas etapas são importantes, mas esses primeiros anos de vida são fundamentais para formação do ser humano.
    Ta chique hein amiga!!!!
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  10. Oh amiga mais que querida e super chique!!
    Vemos aqui e na page o carinho e o cuidado que tem com seu pequeno... vc nos inspira e aprendemos com vc!
    É muito importante os primeiros anos da crainça... ela levará pra sempre os aprendizados, o tempo junto...
    Amei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir