6 passos para ensinar os filhos a esperar por algo que deseja e ter paciência.


Olá pessoal, tudo bem?

Quero trazer hoje, um assunto muito inspirador para mim, e que pode ajudar muitos papais e mamães, que é como ensinar os filhos a esperar por algo desejado, como ter paciência para alcançar seus desejos, e através disso criar oportunidade de sonhar e almejar por algo que deseja.

Eu sou mãe de um menino chamado Vitor, que hoje está com 4 anos e 9 meses, porém essa prática eu venho falando, ensinando, conversando e praticando já faz um tempinho aqui em casa... Mas nunca é tarde para começar a praticar, e a ensinar os filhos e as crianças a terem paciência, a esperar por algo desejado, seja um brinquedo, um doce, um passeio, etc.

Antes de falar e dar as dicas e os passos de como faço aqui em casa, quero dizer que os pais (pai e mãe) precisam aprender a dizer Não. Sei muito bem que essa prática não é fácil, porque a palavra Não, ela conota algo aparentemente negativo, os pais ficam com a impressão que estão dizendo que não amam seus filhos, ou negando algo que talvez até podem oferecer ou dar, mas estão omitindo não poder dar...
Os pais também têm muito medo de estar causando frustrações em seus filhos, algo que nem sempre é verdadeiro, porém os filhos não terão como escapar dessas frustrações no futuro, como por exemplo na hora de procurar emprego, conquistar uma namorada ou namorado, durante um campeonato de escola, concursos, etc.

Saiba que a palavra Não, também é um sinal de Amor sim, um sinal de que você está ensinado e preparando seus filhos para um futuro próximo.

1 – Converse sobre a realidade e rotina da casa e do casal: Desde sempre, mesmo durante as brincadeiras, eu ensino e coloco para o meu filho, como tudo acontece aqui em casa, nos nossos dias e rotinas diárias. Sempre falei que o papai trabalha fora e a mamãe trabalha dentro de casa. E por conta disso, só entra o dinheiro que o papai recebe. Explico que tem muitas mamães que trabalham fora, como os papais, mas que a mamãe não... A mamãe trabalha em casa, tem o blog que ele também vê a companha... Converso que o papai sai cedo de casa e volta no final do dia, quando já é noite. Essa é a minha realidade, mas converse sobre a sua realidade e rotina com seus filhos... Isso vai ajudando a entender, aos poucos, como a vida funciona...

2 – Conhecendo o trabalho do Papai e da Mamãe: Criança é muito curiosa e adora saber da vida dos pais, como é lá no trabalho, o que o pai ou a mãe fazem lá no trabalho. Nesse tópico aqui, eu indico até para ficar mais fácil da criança entender, quando possível e permissível, levar os filhos para conhecer o ambiente de trabalho dos pais (no caso pai e mãe se os dois trabalharem). Na empresa que meu esposo trabalha, todo ano, é comemorado o dia das crianças lá na empresa, e os funcionários podem levar seus filhos, e sempre tem uma programação infantil, com atrações, brinquedos e comida para a criançada. E isso eu acho um projeto tão bacana por parte da empresa, porque é uma oportunidade dos filhos conhecerem o ambiente de trabalho dos pais, saber como os pais trabalham, conhecer os amigos e a rotina dos pais e ainda se divertir com as atrações proporcionadas para eles. Meu filho vai todo ano, já sabe e entende como funciona o trabalho do papai e fica ansioso esperando esse dia chegar. Porém, não são todas as empresas que fazem isso, então, o interessante seria escolher um dia do ano, com menos agitação, ou pegar um dia das suas férias (ou um dia do final de semana) e ir até a empresa e levar os filhos só para dar uma passada, conhecer e ver onde você trabalha, saber o que você faz lá na empresa... Saiba que para você não é nada, mas para a criança é muito importante e interessante conhecer o local de trabalho dos pais e ver o que eles fazem por lá.

3 – De onde vem e como faz para o dinheiro chegar até em casa: Nesse tópico você pode conversar, bater um papo sobre essa rotina vista pelos filhos e vivida pelos pais. O legal aqui é abordar as palavras compromisso, responsabilidade, direitos e deveres. Por exemplo: o papai tem horário para entrar e sair do trabalho todos os dias, por isso ele sai cedo e volta só a noite. Se o papai faltar a chefe (ou o chefe) vai ficar bravo ou ficar preocupado com a minha falta, devido ao compromisso que eu tenho com a empresa e equipe de trabalho. Aqui nesse tópico, você enfatiza e detalha a rotina da sua casa, explica que o papai (ou a mamãe) não podem faltar ou chegar atrasados porque isso é um compromisso e responsabilidade assumida com a empresa, e que por conta disso, depois do dever cumprido, ai sim vem os direitos, que é receber o dinheiro, o pagamento pelo trabalho executado. Ou seja, o papai e a mamãe trabalham, por isso a empresa paga a gente, e assim nós temos dinheiro para pagar as contas, passear, comprar um brinquedo que você deseja.

4 – Enfatize, explique e seja o exemplo de como funciona as prioridades da casa: O que seria exatamente as prioridades da casa? Bom, vamos lá, deixa eu explicar. Nesse tópico falarei da minha particularidade, porém imagino que seja um tópico genérico, mas vamos lá. Eu explico para meu filho que todas as cartas que chegam sempre aqui em casa, em sua maioria são contas para pagar, e isso é uma prioridade da casa, ou seja, a gente paga todas as contas de um modo geral (água, luz, telefone, escola, carro), faz a compra de alimentos entre outros produtos para a casa e família... E depois vem a parte bacana, que é decidir o que e como que podemos gastar o dinheiro que sobra. Se a família tem investimentos, poupança, coloque isso como prioridade também e explique como funciona e qual o objetivo de guardar ou investir esse dinheiro. Ai sim, depois das prioridades, vem o lazer, os gastos que podem e devem ser feitos e usufruídos pelas crianças e família. (Não que comprar objetos pessoais, de prazer ou viajar não tenha importância ou prioridade, pelo contrário, tem importância e motiva bastante o ser humano... Mas sabemos e não podemos esquecer das prioridades e de ensinar isso aos nossos filhos, que são o pagamento de nossos compromissos, a integridade, a honestidade...)

5 – Comece exercendo pequenos Nãos e se for possível ou o caso, negocie: O que seria exercer pequenos Nãos? Eu chamo de pequenos Nãos, as vontades exercidas compulsoriamente sobre a compra de chocolates ou doces, ou comer os mesmos a qualquer hora do dia. Pratique isso que funciona e muito. Não compro chocolate e deixo comer o que deseja a qualquer hora, então digo Não, e se for o caso, negocio um prazo, ou seja, vai comer o doce depois da refeição, ou então, já combinamos que doces somente tal dia. E toda vez que vou sair de casa, se já sei que não quero comprar nenhum chocolate, não tenho dinheiro, ou acho um absurdo pagar quase 5 reais por aquele chocolate com surpresa que toda criança adora, eu já aviso em casa, antes de sair, que não vou comprar, que não tenho dinheiro e pronto. Negocie, converse, explique a situação antes de sair de casa, assim fica mais fácil para a criança entender.  
6 – Exercite o Não de grande valia ou representatividade na vida das crianças: São os desejos compulsórios de apenas comprar, comprar e comprar. Os desejos que fogem do alcance dos pais na questão de dinheiro, valores, permissividade, etc. Por exemplo, a criança deseja muito um brinquedo e você até pode comprar, mas porque não negociar a entrega do presente em uma data comemorativa como aniversário, dia das crianças ou natal? Falando de valores e permissividade, a criança por exemplo deseja dormir fora de casa ou fazer uma viagem cara, e você acha a criança muito pequena, então explique o motivo e diga que quando ela ou ele estiverem com tantos anos (exemplo 7, 8 ou 9 anos), você deixará.
Dessa forma você cria sonhos, projeta desejos, proporciona esperança, fantasia, alegria, um mundo que a criança precisa descobrir através dessa oportunidade que os pais podem proporcionar dizendo um Não, e ao mesmo tempo oferecendo uma possível data futura, uma negociação de que aquilo pode ser obtido em um futuro próximo.

Eu tenho feito isso com meu filho... Quando ele quer tal coisa, tal brinquedo, tal passeio, enfim, eu explico nossa situação, rotina, negocio, proponho não gastar ou economizar. Quando ele deseja um brinquedo, eu digo que vamos ver o valor, e negociamos uma data, seja aniversário, dia das crianças, etc. E não pense que eu não compro nada para o Vitor, pelo contrário, a gente compra sim, mas sabemos do nosso dever como pais (pai e mãe), de ensinar que a vida é feita de conquistas, de trabalho, dedicação, e com isso a gente cria sonhos e oportunidades...

Releia os 6 passos acima, e adapte para a rotina da sua casa, da sua família, e compartilhe com seus filhos... É muito melhor explicar para os filhos como a vida funciona, como tudo acontece para o dinheiro chegar até em casa, como podemos conquistar nossos sonhos e desejos, do que simplesmente dizer Nãos durante aqueles processos de pé de guerra, brigas e birras de criança... Ou simplesmente ceder a tudo e todos os desejos da criança, eliminando a oportunidade de ensinar a vida como ela é.

Talvez você que esteja lendo esse texto agora, nem tinha pensando dessa forma, dessa maneira, não é verdade?
Talvez nunca tinha passado pela sua cabeça, de que quando a gente não dá tudo de imediato para a criança, pratica o Não, oferecemos a criança uma oportunidade de esperar, de ter paciência, estamos criando, ensinando e projetando um mundo mágico de sonhos e fantasias na vida deles...
Porque enquanto esperamos, vamos sonhando e imaginando o tal dia chegar, o tal presente receber, e assim por diante.
Poderia dar vários exemplos, mas ai o post ficaria muito mais extenso e cansativo, mas com essa preliminar que descrevi aqui no blog, você já consegue associar ai na sua casa e rotina, como poderia fazer ai com seus filhos...

Vai, experimente proporcionar isso aos seus filhos, e veja o mundo de oportunidades que você estará criando para eles. Mesmo que você tenha dinheiro para dar tudo, mesma que a criança crie uma resistência nessa negociação, tente.
Não digo que será fácil, não digo que aqui em casa é fácil, mas tem valido muito a pena.
E só mais uma coisinha antes de terminar... Não pense que você vai falar, conversar ou prosear uma vez e pronto, já acha que a criança entendeu tudo... Não é bem assim, não... Acredite, você vai abordar o mesmo assunto por várias e várias vezes, vai explicar e relembrar as mesmas histórias sempre que necessário. Porque isso chama-se paciência, e somente tendo paciência com nossos filhos, a gente consegue ensinar esse dom de esperar, ter paciência e sonhar.

Fiquem com Deus, e espero que tenham gostado das dicas.

Beijos,

11 comentários:

  1. Dicas mais que úteis. Irei aplicar com meu pequeno futuramente. Abraços!
    http://www.rubiasolbakken.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre tivemos um relacionamento aberto com a Ingrid, por isso quando ela queria muito uma coisa eu dizia a ela que tinha que esperar eu ter dinheiro e poder gastar com isso. Sempre expliquei para ela quanto de dinheiro tínhamos para comprar seu presente e é assim até hoje. Ela sabe que se ela quiser sair e só temos para dar a ela tantos reais ou ela sai com aquilo ou ela não sai. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Ju,aqui tbm é bem parecido, explicamos como funciona as coisas, o que pai faz e a mãe ele acompanha em casa, e tbm temos os nossos nãos e como isso foi algo que sempre explicamos (pois nunca dizemos só o não explicamos o porque) então são raro os momentos que ele não é bem aceito ..

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post Ju,aqui tbm é bem parecido, explicamos como funciona as coisas, o que pai faz e a mãe ele acompanha em casa, e tbm temos os nossos nãos e como isso foi algo que sempre explicamos (pois nunca dizemos só o não explicamos o porque) então são raro os momentos que ele não é bem aceito ..

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Ju,aqui tbm é bem parecido, explicamos como funciona as coisas, o que pai faz e a mãe ele acompanha em casa, e tbm temos os nossos nãos e como isso foi algo que sempre explicamos (pois nunca dizemos só o não explicamos o porque) então são raro os momentos que ele não é bem aceito ..

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post para ajudar as mamães que os filhos precisam aprender a ouvir o não quando necessário.
    E que quando se diz não posso dar agora, é por uma boa razão e eles tem que esperar.
    Sempre dizia para mim mesma quando tinha que dizer não as minhas filhas:
    Quem ama muito um filho também dizer não é uma forma de amor!
    E eu me educando antes do não, quando ia passar para elas eu ia tranquila e elas entendiam.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  7. Grandes dicas o essencial é dialogar muito e ter paciência né?!
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  8. Comecei seu texto me vendo de tal maneira
    pois mesmo sendo mãe de duas o "não" até hoje me consome
    e nessa luta interior minha eu já deixei de vários não
    por m sentir mal sabe, mesmo sabendo que era preciso
    hoje to mais firme pois é necessário
    e como você falou aqui o não também é amor
    mas faço muito ouso do vamos esperar
    agora não, amei o post.

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  9. Ju, adoro seu blog! Sempre tem textos de nuita qualidade aqui e esse é um deles. Não é so uma questão de exercitar a paciência com os passos apresentados você está ensinando seu filhos valores super importantes para a vida. Eu adorei!
    Obrigada por inspirar!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ariane pelas palavras de carinho.
      Também adoro seu blog, seus textos...
      Aproveito a oportunidade para dizer, que também adoro a forma que aborda a maternidade, e tudo que envolve ela...
      Mil beijos,
      Ju

      Excluir
  10. Difícil a paciência mesmo, pra gente, imagina crianças, né? meu filho é impaciente, quer tudo na hora, e faz pirraça...difícil a gente administrar isso! bjo

    ResponderExcluir