Hora de ir para a escola. O segundo cordão da vida, a ser cortado.


Ai, ai, hora de levar os filhos para a escola.

Pois é, esse dia sempre chega, mais cedo ou mais tarde, ele sempre chega.
E ainda bem, porque isso é um sinal que seu filho ou filha, está crescendo, está bem, com saúde, e ai então, o dia D chega, o dia de levar a escola.

Porque o segundo cordão da vida a ser cortado?
É o segundo (na minha opinião), porque o primeiro é o cordão físico, aquele que une o bebê a mãe, durante a gestação. Por isso chamei de cordão da vida, porque é um cordão não físico, mas emocional, um cordão fictício, um cordão imaginário.

E não deixa de ser um cordão, porque é algo que liga, une, a criança ou o bebê a mãe, aos cuidados únicos e exclusivos da mãe...
E ir para a escola, não deixa de ser um cordão da vida a ser cortado, porque a criança começa a passar por outros estágios, fases e etapas da vida, veja:
- Passa a ser cuidada e orientada por outra pessoa, no caso o ou os professores (fora os Pais e avós do convívio diário);
- A criança começa a entender a real palavra: dividir. Ou seja, dividir atenção, dividir os brinquedos, os alimentos (se necessário), os amigos que fizer na escola, dividir a atenção da professora com os demais coleguinhas de sala;
- A criança sai do estágio de brincar 100%, e passa a introduzir pequenos momentos de responsabilidade (fora alguns introduzidos moderadamente, em casa), distribuídos em hora de estudar e ser alfabetizada, hora de lazer, distribuídos em atividades variadas, dentro e fora da escola.
- A criança vai ter que exercitar o esperar e a paciência, que são necessárias dentro da escola (e fora também), para que todos possam executar as atividades, as brincadeiras, o falar, etc.

A criança vai passar por estágios que pouco poderemos interferir (nós Pais), como a conquista dos relacionamentos, ou seja, algumas características própria da criança, relacionadas ao domínio, timidez, introspecção, simpatia, vão ajudar e determinar como serão estas conquistas futuras. Veja alguns exemplos de situações, que a criança poderá passar:
- O poder da conquista: é quando a criança, através de características próprias, como a introspecção, consegue fazer e conquistar amigos (as);
- O sofrimento da solidão: será quando seu filho (a) for muito tímido e não conseguir se enturmar, ou quando for excluído pelo grupo ou pelo amiguinho, e ter que aguentar a dor da solidão;
- E tem a criança com o espírito de domínio, os mais mandões, que conseguem impor, determinar e mandar nos grupos, podendo se enturmar facilmente.

Provavelmente seu filho ou filha, terá que lidar com uma dessas situações, onde pouco poderemos interferir no resultado final. O que podemos fazer é orientar, buscando sempre o caminho da paz, do conforto, da amizade, da conquista...
Nós, como Pais (Pai e Mãe), devemos confortar os filhos, de maneira a buscar respostas para ajudar nessa conquista de relacionamento, com os coleguinhas de escola. E sempre poderemos orientar, incentivar bons relacionamentos, mas pouco poderemos interferir ou obrigar uma criança a gostar de nossos filhos. Essa batalha pode ser orientada pelos Pais, mas somente poderá ser travada e vencida pelos filhos.

A criança também poderá cair, se machucar eventualmente na escola, e terá que aprender a ser forte, valente, e suportar a dor emocional, além de buscar um pouco de conforto com os professores.

E a partir desses momentos citados acima, a criança vai perceber, que os Pais sempre vão estar ao seu lado para dar força, mas que haverá momentos, em que ele (ou ela) mesmo (a) vai precisar ser forte, valente e enfrentar suas dores e desafios...

Tudo isso são etapas de independência, que pouco a pouco, a criança vai percebendo como lidar com essas situações, que não são separadas e percebidas dessa forma que eu relatei logo acima, mas que elas vão acontecendo e sendo superadas e passadas com o apoio, orientação, atenção e carinho dos Pais.

No meu caso, o meu filho Vitor está indo efetivamente para a escola agora (coloquei ele com 2 anos e 6 meses mais decidi tirar, leia aqui), com 4 anos e meio, e mesmo assim, ele está sofrendo um pouco nessa adaptação, porque ele sabe que vai precisar alcançar essa independência. E o que mais me conforta nessa nova etapa da vida dele, nessa fase, é que apesar de chorar um pouquinho com a nossa separação, ele volta para casa animado, feliz e muito empolgado. E esse resultado final, que observo no rosto, nos gestos e na fala dele, são o que mais me conforta, dando a certeza de que ele está em uma escola que posso confiar e no caminho certo.

Agradeço a Deus e ao meu esposo Daniel, por poder proporcionar esses 4 anos e meio de muita brincadeira, diversão, alegria e companheirismo ao meu filho. Sei que não são todas as mães que podem e conseguem ficar em casa com os filhos, aproveitando e curtindo essa fase da infância, privilegiando o brincar exclusivo deles, por isso sou muito grata por essa oportunidade.

Desejo boa sorte a todas nós mamães, nessa volta as aulas, nesse começo de ano, de adaptação aos novos alunos, aos que estão começando agora, aos que vão começar futuramente, enfim, que os anjos de Deus cuidem, abençoe e proteja nossos filhos e filhas, as escolas e professoras, enquanto estiverem cuidando e orientado nossos maiores tesouros, que são nossos filhos.

Observação: Esse texto refere-se a crianças que estão iniciando na escola, a partir dos 4 anos de idade, onde iniciam o jardim, e estão próximos a fase da pré-escola, que antecede a fase do ensino fundamental, que é a partir dos 6 anos de idade.

11 comentários:

  1. Acho que está sendo mais difícil a adaptação dele justamente por ele estar indo tarde para a escola. Quanto mais novo for a criança, mais fácil de se adaptar as novidades!!
    Parabéns para vcs por terem conseguido cortar mais esse "cordão".
    BJKS

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o que é isso, mais acho que na vida iremos cortar vários cordões
    Temos que lidar com todas as situações, mais não é fácil.
    Bjs
    www.inspiracaomaterna.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não passei por isso, mais já imagino que num é fácil, porém necessário cortar esses cordões.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai nem me fale. Dá um aperto no coração. Mas é como diz o ditado: os filhos são do mundo. Nós demos asas e temos que ensiná-los a voar!

    ResponderExcluir
  5. Lindos, agora é apenas mais um passo neste lindo caminhar da educação.
    Aproveitem muito!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Nossa, é muito difícil, comecei agora nessa fase, meu filho está se adaptando...não é fácil, dói o coração, mas é a evolução deles..bjo

    ResponderExcluir
  7. Tomara que logo ele se acostume, é tao dificil pra gente ver eles chorando, por aqui fomos pela primeira vez agora com 3 anos e ta sendo bom pra ele
    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amiga realmente é laço que rompemos... o meu foi muito cedo, pois voltei a trabalhar e Joseph estava com 4 meses, chorei, mas precisei ser firme e continuar.
    Quando Joseph foi pra creche aos 2 anos, levamos uma semana para adaptação, ele chorava, como nunca antes... saía de la arrasada... mais foi por indicação da pediatra, pois Joseph teve dificuldade na fala... passado uma semana, ele já entrava numa boa e nos dava tchau.
    Esse ano ele simplesmente entrou na salinha e nem deu tchau para o papai e mamãe que estavam na porta... foi logo falando com os amigos e sorrindo por revê-los depois de tanto tempo.
    Cada criança tem seu tempo... e se o Vitinho não se adaptou menorzinho... agora é processo todo, mais crescidinho, entendendo mais, mas ainda assim com saudades da mamãe e sentindo a separação.
    Precisamos ser fortes, eles precisam ver isto em nós e daqui a pouco ele irá lindo e faceiro... depois conta pra gente... sofremos juntas o desafio uma das outras... Fica bem!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Jú, acho que esse cordão quando é "quebrado" acaba fortalecendo ainda mais nossa relação né, e por mais que seja difícil todos temos "fases" a serem passadas né, e essa de inicio escolar as vezes é mais sofrido por nós mães do que por eles, mais quando passamos segurança para eles, mostrando que estamos juntos eles passam muito bem por essa fase ...

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Jú, infelizmente ou felizmente, corei esse cordão aos 4 meses por necessidade de ter de ir trabalhar. Neste ano, o Miguel saíra da escolinha e irá estudar no colégio onde trabalho. Isso me deixa extremamente feliz pois estaremos, de alguma forma, juntos. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie ainda não passei por essa fase mas acredito que seja difícil nos primeiros dias. Mas é importante para as crianças viverem essa fase e as mamães com o tempo se acostuma.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir