Ipad para criança, não? Porque? Não basta dizer Não, é necessário dar opção. Que tal brincadeiras e jogos em família?

Olá pessoal, tudo bem?
Esse assunto é muito discutido, falado e orientado, sobre os malefícios das crianças brincarem constantemente, principalmente as pequenas, com os Ipads, celulares, computadores e videogame.

Toda a notícia é clara e óbvia para todos, que os eletrônicos usados por muito tempo, principalmente pelas crianças, causam problemas em diversas áreas:
Corporal: má postura; pode causar problemas nas vistas; sedentarismo.
Emocional e de relacionamento: direciona ao individualismo; timidez; irritabilidade.

Os malefícios são claros, entre outros não destacado logo acima e os benefícios são óbvios, as crianças ficam quietas, entretidas e não incomodam (mas benefícios para quem?).

Porém, não adianta apenas dizer Não para as crianças, e dizer para os Pais se virem com seus filhos, o interessante é sugerir ou dar opções, certo?

E qual opção para entreter Pais e Filhos, e estreitar o vínculo de amor, alegria, felicidade, interação, conhecimento (entre pais e filhos), dar risadas, se divertir?
A opção é simples, voltar ao nosso tempo de criança e resgatar as brincadeiras e jogos de criança. Os jogos de baralho, tabuleiros, cartas, xadrez, dama, dominó, varetas, etc.

Que tal se reunir em volta da mesa, no chão da sala ou no sofá mesmo, e começar a brincadeira? Até os jogos de videogame podem serem jogados em família, ao invés de mandar o filho (ou filha) para o quarto, para jogar sozinho.

Meu filho é muito pequeno ainda, só tem 4 anos, mas a gente brinca desde cedo e a tendência é sempre interagir com brincadeiras e jogos conforme a idade dele, entendimento, crescimento, etc.

Veja alguns jogos para brincar a partir dos 3 anos.

Quebra-cabeça, onde a criança pode montar e sempre buscar apoio e ajuda dos pais.
Pula-pirata.
Jogos da memória.

Joguinhos mais simples, podem ser jogados pelos mais novos, porém com supervisão constante dos pais, devido a peças pequenas.


Tapa-certo.

Jogos de associação (existem vários e esse é para crianças a partir de 4 anos).

Tabuleiro.


Dama.

Conforme as crianças vão crescendo, aprendendo números, letras e formas, vai ficando melhor e mais divertida as brincadeiras. E depois que aprendem a ler, existe uma infinidade de jogos e brincadeiras para a diversão em família. Veja alguns exemplos.


Essa matéria poderia ser patrocinada, onde ganharia dinheiro para divulgar jogos e brinquedos, mas não é. A ideia é proporcionar formas e opções de brincadeiras, interação, risos, reunir a família e não individualizar os seres, ficando cada um em seu mundo, em seu eletrônico... A ideia é unir e não separar...

Essa proposta é para quando todos estiverem em casa, durante a semana a noite, por exemplo...
Porque fora esses jogos, podemos brincar nos parques, na praia, andar de bicicleta, patins, patinete, skate, ir ao cinema, praticar algum esporte como futebol, vôlei, basquete, como lazer...

E cuidado para não estimular e incentivar os jogos de azar, a competição desenfreada, a intenção é brincar, se divertir, rir...
Pois é, a vida não é fácil, mas abandonar e entregar os filhos a sorte, a depressão, isolamento, aos amigos desconhecidos ou a turma do condomínio, não é legal.

Legal mesmo é ser participativo, companheiro e interessado na vida e na rotina dos filhos.

Filhos dão trabalho, família dá trabalho, amizade dá trabalho para conquistar a confiança, assim como uma empresa que deseja crescer e expandir, também dá trabalho. Todas essas opções requerem dedicação, cuidados constantes, trabalho duro e cansativo, exaustão as vezes, paciência, mas sempre vale a pena.

Não delegue, não terceirize, não abandone, seus filhos, com a desculpa de trabalho, cansaço, compromissos, etc. Não compre o amor dos filhos com brinquedos e jogos eletrônicos. Participe da vida deles, porque o tempo voa, e não se recupera o tempo passado...

Reorganize seus dias, para que o relacionamento com os filhos sejam os mais preciosos possíveis.

Ninguém consegue estar feliz, motivado, disposto todos os dias, mas determine alguns dias da semana, para esse lazer, diversão e brincadeiras em família.
Espero de coração, ajudar as famílias nessa motivação de brincar e interagir com os filhos, organização de tempo e atividades em família.
Beijos e até a próxima.

16 comentários:

  1. Ju, quantas ideias de brincadeiras bacanas!! Sem precisar do IPad é melhor assim. Pula pirata fazia um sucesso aqui surpreendente
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Ju! Muitas BOAS dicas! Em casa adoramos jogos que todos da família possam participar! Aqui o UNO reina feliz da vida haha
    Mas também amamos o quebra-cabeça e jogo da memória!
    Quero comprar o "ludo" pra ela agora, pois eu gostava muito de jogar na minha infância!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Apesar das meninas ter algum tempo por semana para os jogos eletrônicos aqui os preferidos são os quebra-cabeça, é hora da mamãe sentar no chão e ajudar a encontrar as peças, e confesso que adoro esses momentos... outro jogo que domina aqui é o banco imobiliário, todo mundo acaba jogando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. concordo plenamente
    brincadeira em família é muito legal
    realmente requer trabalho duro
    confesso que não conta durante a semana
    e tento compensar nos fins de semana
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei suas colocações! As sugestões de jogos são ótimas! Comentei seu tabuleiro de homem aranha que simplesmente amei! Acho que sim temos que tentar alternativas senão eles viram "escravos" da tecnologias!
    Abraços
    www.minutospratudo.com.br

    ResponderExcluir
  6. as crianças hoje em dia só querem eletrônicos e não brincam mais com joguinhos e brinquedos que são tão divertidos
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  7. Brinquedos educativos são a melhor opção, hoje está muito informatizado! bjo

    ResponderExcluir
  8. Aqui tento manter o equilíbrio, não sou contra uso de eletrônicos, acho até que tem suas vantagens no desenvolvimento da criança. Mas esses momentos com brinquedos educativos ou qualquer outro, como pique esconde, pular amarelinha, são muito bons para a interação de pais e filhos. muito boa a matéria!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Acho que pode claro, mas não demais, como voce colocou existem tantas brincadeiras legais com jogos em familia, onde a criança aprende como é bom estarem juntos.

    Acho um absurdo é levar esses equipamentos eletrônicos, para uma praia, clube ou parque, lugares que ha tanto o que se fazer para a criança ficar abitolada em uma tela.
    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  10. É isso aí. ë fácil falar nao e depois, brinca aí sozinho. Criança quer companhia. Adorei as dicas de jogos. Aquele da maozinha com ventosa lembra minha infancia.

    bjos
    Mari Visconti
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu post. Não adianta querer deixar a criança sem fazer nada o dia todo em casa, tem que dar opções e aproveitar e brincar junto.
    Não sou contra o uso de eletrônicos, mas acho que tem que ser de acordo com a idade e com muitaaaaaaaaa moderação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa a pequena ganhou um iPad já que nasceu. Hoje eu pondero o uso para que ela brinque de verdade!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo post!!
    Muitas vezes vemos a criança vidrada nos jogos, porque é algo que vicia, nem se ouve o som da voz deles... mais tb por parte dos pais não tem outra opção.
    Porque brincar junto dá trabalho... requer tempo, paciência...
    Precisamos sim voltar as brincadeiras antigas... ter tempo de ensinar e brincar junto, pois nada é mais valioso que a presença!
    Amei os jogos do Vitinho!!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jú.

    Aqui em casa incentivamos muito a brincadeira em família, assim, nos divertimos todos juntos. Embora também liberamos o uso de video game e celulares, nada em excesso.


    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas. Temos que incentivar outras brincadeiras pros pequenos.. O meu ainda é muito pequeno,mais num vejo a hora de jogar com ele..rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. Sou totalmente a favor de jogos e brincadeiras de criança! Aqui em casa, como são 3, facilita e elas sempre estão jogando cara a cara, banco imobiliário, pula pirata, etc...
    Adorei as dicas!!
    #porumainfanciasemeletronicos
    BJKS

    ResponderExcluir