Mãe Sem Fronteiras no Programa Hoje em Dia - Rede Record.


Na segunda-feira, dia 15 de Dezembro, poderia ter sido mais um dia comum, mais uma segunda-feira como as outras, só que não.
Alguns dias atrás, recebi um e-mail da Record, solicitando a minha atenção, para colaborar com uma matéria do Programa Hoje em Dia da Rede Record, e de prontidão aceitei.

O tema é sobre o Natal que está chegando e como os pais fazem para controlar a ansiedade das crianças, pela chegada do Papai Noel, saber se os pais compram tudo que a criança deseja, sem medir esforços...
A principal ideia da matéria, foi mostrar pais que não compram tudo a toda hora para os filhos, e como fazer para justificar os Nãos, quando o desejo é impulsivo por comprar. E também o outro lado, os pais que compram tudo para os filhos, sem medir esforços, como disseram alguns pais que foram entrevistados também. Veja o link da matéria aqui: http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/videos/saiba-como-dizer-nao-aos-filhos-quando-o-assunto-e-presente-de-natal-18122014

A produção me contatou através do blog Mãe Sem Fronteiras, devido a três motivo:

1 - As brincadeiras que fazemos juntos de vender e comprar, onde o Vitor aprende o valor do dinheiro (o valor das notas e o valor para ganhar cada dinheiro). Uma brincadeira muito interessante, que todas as crianças gostam de brincar, e brincando, eles ou elas podem aprender muitas coisas, como saber economizar, não gastar sem necessidade, entender quais notas são de maior valor, etc. Basta os pais comentarem essas e outras situações, durante as brincadeiras. Brincadeira que também pode ser exercida nas escolas. Veja esse post que fiz aqui.
E nada melhor do que ensinar brincando, ou seja, aqui em casa nós usamos as situações cotidianas de ir ao mercado, lojas, shoppings, simulamos as compras com o dinheirinho de brinquedo que temos... Eu ensino a identificar os valores de cada nota pelo número, cor e bicho, depois comento se o produto é caro ou barato através do valor, e digo se temos ou não dinheiro para gastar. E sempre complemento com a nossa realidade mesmo, ou seja, digo que temos que pagar água, luz, telefone, mercado, entre outros gastos, para que ele entenda que o Papai trabalha, ganha o salário e tem outros compromissos e responsabilidades, além de comprar brinquedos, por exemplo.

Observação: Brincar e explicar as situações cotidianas da vida e da casa, ajudam a compreensão das crianças, faz com que elas fiquem mais compreensivas, solidárias, aprendam a esperar...
Tem especialistas que defendem a ideia de não ter que explicar o porquê de tudo, que basta um Não e pronto. Eu sempre me coloco no lugar da criança, então penso que ter uma explicação torna as coisas mais leves e compreensivas, então eu explico tudo direitinho, mesmo porque o Vitor tem bastante interesse por tudo, e um simples não, não é o suficiente para ele.

2 - Os brinquedos manuais que desenvolvo com e para o Vitor (Invenções de Mãe). O que mais chamou a atenção do produtor Caio Leão, que fez a matéria, foi o escudo do Capitão América. Na reportagem, aparece o Vitor brincando com o escudo que eu fiz. Ele joga o escudo para atacar, conforme o herói faz em suas batalhas (risos). Veja o escudo como foi feito o escudo aqui.
E criar os próprios brinquedos é uma alternativa muito bacana para fazer durante o ano, ao invés de gastar e comprar brinquedos. Aqui no blog tem o título Invenções de Mãe, onde criei vários brinquedos para o Vitor e vários deles fizemos juntos. Isso ajuda a criança a compreender que é possível criar, imaginar e não só comprar pronto. E essa interação entre pais e filho é muito bacana, a gente fazer juntos o brinquedo, é bom demais.

3 - Calendário do Advento, que é uma forma de contagem da chegada do Natal, que ajuda a criança saber quantos dias faltam para a chegada do Natal, ajuda a conter a ansiedade e ao mesmo tempo estimula a imaginação e o sonhar com o brinquedo, com a chegada do Papai Noel. Veja o Calendário do Advento aqui. Eu adotei esse modelo do calendário, mas na internet tem um mais lindo do que o outro, porém esse eu achei bem mais simples para a idade dele, onde ele pode acompanhar os dias e ele mesmo fazer a contagem e colagem dos algodões, que forma a barba branca do bom velhinho.

Bom, é isso ai, espero que tenham gostado, porque eu amei. É bom saber que meus posts inspiram outros pais, ajudam e auxiliam de alguma forma, porque essa é a real intenção do blog.

Eu poderia ter tirado fotos da produção que veio em casa, da repórter Mariana Moreno que é linda e muito simpática, do Vitinho com o microfone...rs Mas enfim, eu fiquei tão feliz, tão extasiada, que não consegui pensar e nem agir, apenas fiquei emocionada, nas nuvens, sentindo uma gratidão enorme pela produção da Record me procurar, devido esse trabalho que faço com tanto amor e carinho, que é cuidar do Vitor, amar, ensinar e depois compartilhar as dores e delícias aqui no blog e no Facebook.

Senti uma felicidade e gratidão tão grande, que congelei. (Risos)
Obrigada a produção da Rede Record, a equipe que veio em casa e principalmente a Deus, que é meu guia, protetor, meu braço forte que nunca me abandona, e me presenteou com esse reconhecimento, que valeu acho que para a vida toda. A matéria foi da Record, mas só de ser procurada por esse trabalho divulgado aqui no blog, já valeu, foi meu Oscar (risos).

Feliz e grata, porque quem não quer se sentir reconhecida pelo seu trabalho?
Encerro desejando um Feliz Natal para todos, e sempre ressaltando que criança quer presente, mas quer muito mais a presença dos pais. Criança precisa de tão pouco, e brinquedo nenhum substitui a presença de corpo e alma dos pais. Papai e mamãe, desliguem seus celulares, tabletes e bora sentar no chão para brincar com seus filhos (as). E também desejo um próspero ano de 2015 para todos nós. Que Deus e Jesus ilumine o coração de todos nessa época e durante o ano todo.

12 comentários:

  1. Feliz Natal pra você também e concordo qdo escreve que mais importante que presente é a presença dos pais =)

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ju, que chique aparecer na Record! Uhu!
    Agora sobre o que você disse eu concordo, nada como a presença dos pais. Pena que não são todos os que sabem isso, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ju concordo contigo que o melhor presente para a criança é a presença dos pais.
    Pena quem nem todas mães podem ficar em casa com seus filhos, porque as vezes tem que ser pai e mãe.
    Mas mesmo assim o pouco tempo que sobra dá para dedicar-se a dar atenção aos filhos.
    Que tenhamos um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo!
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  4. Aiq ue bacana amiga parabens !!!
    Trabalho reconhecido é tudo de bom mesmo. sucesso !!
    adorei a reportagem , seu filho é uma graça !

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog,com

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana,
    Que bacana, parabéns pelo reconhecimento!
    O vídeo ficou ótimo e escutar "brinquedo, brincadeira e praia" do Vitor foi muito fofo, ri muito aqui, adorei rsrs. Ele é muito inteligente! E o Içami Tiba, sou super fã!
    A mensagem no final do teu texto é uma excelente reflexão pra todos nós, pais!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ficou muio bom e o Vitor bem desinibido
    que bom, imagino a felicidade
    do reconhecimento

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Que legal, depois vou la pra ver, sinal que vc é uma super mae,parabens
    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amiga chique e famosa!!
    Eu simplesmente adorei a reportagem... e em momento algum pareceu estar nervosa, muito pelo contrário, os dois maravilhosos e super espontâneo.
    Você merece esse e muito mais reconhecimento, Parabéns!!
    Agora pode mandando autógrafo "prasazamigas"!! kkk
    bjss

    ResponderExcluir
  9. Parabénsssssss pelo sucesso. Vc e filhao arrasaram!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Concordo os melhores presentes são a presença do pai e da mãe na vida do filho.
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa queri ter assistido esta matéria muito bacana e ver vc la que máximo vc brilhou na intervista .....

    ResponderExcluir
  12. Parabéns .... que bom que vc pode contar um pouco de como vc educada seu filho.
    Vc está de parabéns pelas "invenções" que criou.
    Beijos

    ResponderExcluir