Temos ouvido muito sobre como os elogios em demasia podem atrapalhar os filhos, mas você já parou para pensar porquê?

Por: Monica Pessanha.

Frequentemente, as mães me perguntam porque as crianças não enfrentavam bem as frustrações e desistem muito facilmente das lições difíceis para elas e até das brincadeiras que não davam certo de imediato.

O fato é que, no geral, quando comecei a investigar como as mães agiam habitualmente com o(a)s filhos(as), logo descobri que, com a intenção de estimular a inteligência e a autoestima dos filhos, as mães sempre elogiavam o que seus pequenos faziam. Não é difícil perceber também, em nossas conversas de corredores, que os elogios são tão numerosos que, sem nos darmos conta, eles perdem o sentido de incentivo para os filhos.

Devemos pensar que incentivos são bons, mas eles perdem sentido quando são falados frequentemente e por qualquer motivo.
Em que a ideia de diminuir os elogios pode mudar na atitude dos filhos? Ou melhor, devemos nos perguntar em que o excesso de elogios atrapalha a vida das crianças?
 

O primeiro ponto a se pensar é que os elogios aumentam a pressão nas crianças que se veem "obrigadas" a atingir sempre o máximo.
 
Quando uma criança Investe muito esforço para tentar finalizar algo e não consegue resolver as dificuldades que enfrenta, desiste porque provavelmente acredita que não é capaz de realizar. Assim, Quando uma criança realiza algo com facilidade, é sinal que ela já estava preparada para aquilo. Dessa forma, o elogio dado pelo fato dela ser capaz de realizar algo que a própria maturidade diz que é possível não faz sentido. É importante que os pais apreciam mais o processo que a criança realizou do o próprio resultado obtido.

Por exemplo: Da forma que os pais têm usado os elogios, a criança aprende que o importante é acertar e não aprender. As vezes a criança gosta de jogar futebol como brincadeira, mas alguns pais idealizam isso, como um futuro promissor e pressionam os filhos nos resultados. Elogiam quando acertam e criticam quando erram, mas o erro também não é uma forma de acertar?
O elogio de forma demasiada torna a criança dependente da aprovação dos pais, e na vida futura, ela poderá precisar da aprovação dos outros, mas não é isso que queremos, né, afinal, queremos filhos seguros e auto confiantes e independentes da opinião dos outros.

É importante elogiar quando a criança se esforça, independentemente do resultado que consiga.
 
Ao elogiar os pais devem ser generosos, mas isso não significa que qualquer coisa que os filhos façam deve ser sinônimo de elogio. Ao notarem que criança se esforça, os pais podem encorajá-las dizendo-lhes que ela tem condições de fazer ainda melhor. Isso trará o ensinamento de que mais importante do que o resultado é o processo para realização de metas ou tarefas, pois tal processo exige esforço e concentração da parte dela. Não se quer dizer com isso que elogia é terminantemente proibido, afinal se a falta de elogios afeta a nós adultos de forma negativa, não há de se imaginar que seja diferente com as crianças.

Só poucas palavras, né?!Mas após ler este artigo, quero que pensem em que mudanças podemos fazer na nossa maneira de agir com nossos amados filhos.
Que habilidades vamos desenvolver neles? Como vamos estimulá-los?

Depois de pensarem, façam metas para dar elogios na medida certa. Essa mudança de rumo na relação dos com a educação dos filhos, no meu entender, é a questão mais importante que devemos aprender.


Mônica Pessanha, Psicoterapeuta infantil e de adolescentes, além de ser MÃE DA MEL. Trabalha a mais de 10 anos atendendo e auxiliando pais e famílias, onde também desenvolve um trabalho e projeto de interação entre Mães e Filhos, que chama-se BRINCADEIRAS AFETIVA.
Você pode encontras outros trabalhos e textos da Monica aqui: https://www.facebook.com/brincadeirasafetivas?fref=ts e http://monicapessanha.tumblr.com/
Contato: monicatpessanha@hotmail.com

26 comentários:

  1. Sendo sincera eu sou de elogiar muito meu filho, cada acerto e cada conquista dele não passam desapercebidos. Graças a Deus isso não tem atrapalhado.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Adorei a matéria e concordo plenamente, porque é preciso que a criança também tenha frustração e se de conta que não é possível ser sempre 100%.

    bjs. Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.ner

    ResponderExcluir
  3. Adorei, muito bom, o poster , assunto bem importante . gostei muito.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, nunca tinha pensado desta forma, achava que o elogio era um incentivo "do bem" mesmo que se fosse de forma exagerada, acreditava que quanto mais melhor, mas, foi bom saber/conhecer melhor o assunto.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  5. Adorei teu post, eu não tenho mais filhos pequenos.
    Mas tenho 2 netos que amo muito, e um deles eu cuido.
    Por ele ter só 2 aninhos eu me preocupo muito para não errar.
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post, eu já tinha lido sobre isso em livros.

    Bjs,
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  7. Temos que pensar mais em nossos filhos
    Cada palavra errada faz muitas diferenças
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Minha vizinha e'' psicologa e falamos muito sobre isso. Temos que saber sempre a medida de tudo na educacao dos nossos filhos.

    Bjos
    Clube da Fraldinha
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  9. verdade e quando elas não recebem elogios
    acabam frustradas
    ótimo post

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, muito show! É verdade que elogios demais atrapalham porque nós mamães acabos elogiando até quando não devemos rsrs... Eu sei disso porque mesmo Bryan sendo um bebê vivo elogiando e babando em tudo que ele faz.. Rs adorei o post muito interessante pra refletir! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tudo que é em excesso nos prejudica de alguma forma!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o texto abordado! Acredito, também, que os elogios são fundamentais, mas devem ter equilíbrio para que eles não sejam em excesso.
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Cada coisa que minha filha faz certo ou um gesto bonito, eu a elogio. E isso nem de longe me atrapalha, apenas melhora; Adorei o post!
    Bjs,Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente adorei o post!!!
    Fiquei me analisando kkkkkkk pois é pq sim sou tendenciosa a dar elogios, não sei se de forma exagerada, por isso parei pra me analisar.
    E foi tudo saber que mesmo o elogio de forma exagerada e no momento errado tb não é bom, isto é muito importante.
    A partir de agora vou ficar mais atenta e procurar o elogio nos momentos certos
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Tudo que é de mais não faz bem a ninguém
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que os elogios incentivam e dependendo da idade ajuda no crescimento e desenvolvimento...por enquanto ainda não atrapalhou em nada! bjo

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito das dicas, também acredito que elogios de forma exagerada não faz bem à ninguém...

    Boa sorte no sorteio do meu blog!


    GOTHICOWL.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post Monica, e aqui vou realmente começar a pensar mais na minha forma de conduzir esses elogios dados á qualquer hora e maneira.

    Bjos
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
  19. Aqui faço sempre isso ... mas vou prestar atenção se não estar atrapalhando mais que ajudando ..

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  20. Serviu muito pra mim esse post. Gostei.
    Excelente conteudo.

    Beijos!
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  21. Ótimo assunto a ser abordado.. Acho que tudo que é demais atrapalha, temos sim que elogiar, mais tomarmos os devidos cuidados!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Muito bom, tudo que é demais estraga inclusive elogios. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu sou da turma de mães que elogiam bastante meu filho e incentivo a sempre encarar as novidades que a vida vai lhe apresentando,mas sem cobranças e sempre estando ao seu lado auxiliando no que ele precisar.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  24. Acho que depende de como é o relacionamento mãe/filho ou pai/filho ... conheço casos que de a cobrança pela excelência é demais e só há "elogio" quando alcança as expectativas dos pais e, se não atinge não tem uma palavra de conforto ou mesmo existe apenas uma palavra de repreensão.

    Existem pais que elogiam quando há uma conquista e estimula quando há uma barreira ou mesmo não alcança o objetivo e isso faz com que a criança entenda que elogio vem na conquista o que infelizmente é uma verdade, não existe a possibilidade de eu parabenizar minha filha se ela tirou zero numa prova, por exemplo!

    É preciso prestar atenção nas características emocionais e psicológicas dos filhos e auxiliar os pais e responsáveis em como saber dar apoio e atenção.

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  25. Um ótimo post. Eu li bastante sobre o assunto porque sou uma pessoa que adora elogiar e me preocupava em fazer isso em exagero. Procuro elogiar o esforço, o caminho, e não necessariamente o resultado. Elogio o comportamento, as atitudes. Procuro elogiar sempre que acho que está de acordo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. dorei o post, uma ótima forma de indicar o caminho certo, como diz o ditado: tudo que é demais, é veneno!

    ResponderExcluir