Antes de falar da amamentação, a revista Pais & Filhos publicou.

Antes de publicar meu texto sobre a amamentação, quero comentar uma pequena matéria que saiu na revista Pais & Filhos deste mês.

Nessa edição de setembro, aniversário de 45 anos da revista Pais & Filhos, na página 48, saiu uma pequena matéria onde a revista comemora sua vitória contra uma denúncia anônima feita ao Ministério Público Federal, que foi alegado que a matéria de junho trazia informações contrárias às recomendações da OMS.

Na verdade, ninguém quer saber se você consegue ou não amamentar, a única propaganda é “Mãe, você deve amamentar seu filho no peito, com exclusividade até os 6 meses de idade, com extensão até os 2 anos”, e ponto final.
Ah, se tudo fosse tão fácil e perfeito assim, com certeza as “fórmulas” (leite em pó) não existiriam, ou seriam muito escassas.

Sabe, esse texto não era para ser publicado tão cedo aqui no blog.

Não por vergonha, culpa, medo, nada disso, (na verdade eu tive tudo isso, mas superei, porque tem que ser assim, já passou, a vida continua) é porque o assunto é tão polêmico, onde mulheres/mães, discutem e batalham por suas verdades, justificativas, esquecendo do mais importante, a criança.

Pois é, tem uma criança entre o certo ou o errado, entre o conseguir ou não amamentar, que não pode esperar tudo dar certo, para ser alimentado.

E porque não dá tudo certo?
Não sei, cada mãe tem a sua história e particularidade para contar.

Talvez porque a vida não é tão contos de fadas como apresentam para a gente.
Talvez se as mães fossem melhor orientada, “das possíveis” dificuldades que possam ocorrer, estariam mais cientes e preparadas.

Ou você acha que “não conseguir amamentar” é novo?
Ou você acha que na época em que os partos “eram feitos somente” em casa, as mães que não conseguissem amamentar não davam leite de vaca?
A diferença daquela época para cá, é que a indicação é não dê leite de vaca, dê as fórmulas, porque contém nutrientes necessários e importantes para o crescimento e desenvolvimento da criança.
Não estou sendo paga por nenhuma empresa fabricante de leite, é só a realidade e melhor solução para "os bebês", que as mães não conseguiram dar o leite materno.

Não vou dizer que não tem gente lucrando com isso, não vou dizer que não tem pediatra lucrando ao indicar as fórmulas com má intenção.
Sim, tem tudo isso e muito mais, mas volto a dizer, o foco não é esse e sim a criança que não pode esperar, só isso.

Mas, enfim...
Não quero convencer ninguém de nada, só fico bem abismada ao ver mães julgando mães, aos invés de pensarem em uma solução para uma dificuldade que é real, “o não conseguir alimentar meu filho com o leite materno”.

Graças aos estudos, aos avanços em todos os sentidos, meu filho foi bem alimentado, é uma criança feliz e saudável, e esse é sempre o resultado esperado de uma mãe.

E para finalizar, quero parabenizar e agradecer ao “Culpa, Não” – da revista Pais & Filhos, que é um trabalho sério, que ajuda, apóia e orienta as mães, que corajosamente enviam seus depoimentos, muitas das vezes expondo suas dificuldades, suas dúvidas e angústias, que nenhum "Ministério" ou "Organizações" querem saber.
Apontar o dedo, julgar ou ignorar, é o que a sociedade tem feito com as mães que passam por dificuldades com a amamentação, porém o trabalho da revista tem sido acolher as mães, sempre orientando, com palavras vindas de profissionais sérios, do mercado de trabalho, que também são pais e mães, como psicólogos, pediatras, etc.
Bom, não é a toa que o trabalho da Revista Pais & Filhos está fazendo 45 anos de idade.

Então, aguardem, sobre o assunto "não consegui amamentar". Não era para ser tão breve aqui no blog, porém vou aproveitar o gancho da revista deste mês, e em breve minha história e pensamentos sobre esse lindo ato do: aleitamento materno.

Até mais,
Mãe Sem Fronteiras.

Nenhum comentário