Como lidar com a frustração?



O tema de hoje é mais uma participação do Projeto na Casa da Vizinha, e o título é “Ensinamos nossos filhos a lidarem com a frustração”?

A frustração é um tema que estou sempre encarando, porque é uma situação inerente ao ser humano, um sentimento que brota em qualquer fase da vida...

Na minha infância aconteceram várias situações de frustrações como, por exemplo, repetir a quinta série do ensino fundamental, não ter alguns brinquedos da época (post aqui), muitos NÃOS até hoje, enfim, várias frustrações que acredito fazer parte da vida...

A frustração tem um papel importante na transformação do SER!

Mas nem sempre é tão fácil assim, essa transformação! Porque a gente precisa mergulhar dentro do nosso SER, investigar a causa da frustração, olhar para dentro e perceber como tudo começou... E geralmente tudo começa por uma ilusão que criamos em nossa mente, ou por uma instigação externa, ou seja, algo que aparenta ser maravilhoso e assim a gente deseja “ter ou realizar”...

A vida é assim, sempre teremos frustrações, muitos Não, e sim vai doer, mas também vai passar.
Aprender a lidar com essas emoções é uma dádiva, porque sempre iremos deparar com os desafios da vida para crescer, evoluir, melhorar.

Eu sempre penso e digo: insista e batalhe, mas não queira nada que não for seu, não tome posse de nada ilicitamente, não queira nada que seja forçado ou que você possa se arrepender no futuro... Por isso a consciência de nossas “atitudes e querer” são importantes, para fazer escolhas positivas e coerentes com o nosso interior.

Minha dica é ajudar aos filhos a observar a vida e os sentimentos, não esconder, mas deixar fluir, porque a dor faz parte, ela é que transforma e lapida a gente... Acolher, ouvir, dar tempo ao tempo, ter paciência, e aconselhar aos filhos a passar pela frustração com um olhar de que “no futuro tem algo melhor”... Ajude a ver o outro lado da moeda, a aceitar as perdas e ter força para caminhar e continuar, porque as vezes precisamos de muitos NÃOS para conquistar um belo e maravilhoso SIM...

Ajudar os filhos a encarar a dor, faz parte e como fortalece a jornada... Deixe chorar se for o caso, colocar o sentimento para fora sem reprimir, e dê os conselhos positivos, ajude a ver o outro lado da situação!
Aconselhe: Se a resposta da vida for NÃO, aceite!

O mundo atual está muito perigoso, porque vejo frases dizendo “para nunca desistir”, porém eu penso que nem sempre a insistência é boa... Insista até certo ponto, porque a vitória está no caminho e não no final, ou seja, se precisamos forçar, angustiar, matar, mentir, trapacear, manipular, a vitória já está perdida faz tempo...

Busque a sua cura, que assim fica fácil de curar e compreender o próximo, os filhos, etc. Cuidar da frustração não é fácil, mas é uma situação que precisa ser enfrentada sempre, porque faz parte da jornada de todas as pessoas... E muitas vezes a frustração é fruto de uma ilusão criada pela mente, por isso identifique, encare e cure, e seja feliz!

A frustração de hoje, pode ser Deus livrando de algo ruim lá na frente, pense nisso!

Mais uma participação da Blogagem Coletiva "Na Casa da Vizinha", das amigas Cris Philene e Tê Nolasco. Participe com a gente e avise as idealizadoras.

Beijos doces,
Ju.

3 comentários:

  1. Que legal tua participação,Ju! realmente ,de Nãos a vida está cheia...cabe a nós não "empacarmos" diante deles e sim, saber com eles algo aprender ou no mínimo, exercitar a paciência, saber esperar... Um NÃO bem dado pode muito valer!! Parece que não na hora, mas depois podemos nos surpreender! Gostei muito! bjs, lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, bom dia. Que texto bacana Concordo com vc quando diz que a vitória vem mais da caminhada do que da insistência exagerada, mas claro, persistir tb é importante. Verdade Ju, muitas vezes criamos a ilusão de certas coisas e depois nos frustramos pq tudo saiu diferente da ilusão que criamos .
    Honestidade, transparência, amor e interesse pelas situaçõesddos filhos, ajuda muito no momento de frustração e antes tb.. Prepará-los que é importante persistir, a vida pede isso, mas mostrá-los sempre que existem os dois lados, ou seja, as coisas podem acontecer diferente do planejado. Ju, muito obrigada pela participação.
    É uma alegria sempre!!
    Beijos e bom domingo

    Beijos doces

    Tê e Maria ��

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, estou intrigado pois parece que tinha comentado esta sua bela participação no projeto.
    Lucidez sempre e clareza de proceder, aceitar e aprender e seguir pela vida, pois realmente não temos como blindar o ser.
    Ótimo seu depoimento sobre as frustrações em bela reflexão e ilustrações.
    Uma bela semana na feliz primavera que lhe desejo.
    Meu terno abraço de paz

    ResponderExcluir