Adolescência dos filhos! Estamos preparadas para sua chegada?”



Tudo na vida são fases que precisamos compreender e adaptar, assim como um bebê precisa de líquidos por não ter dentes e estômago preparado para alimentos sólidos, do contrario é o adolescente que já não quer mais o leitinho, a papinha, a banana amassadinha...

Eu costumo dizer que filho (a) tem manual de instrução SIM, porém cada um tem o seu próprio manual, na qual vamos desvendando dia após dia, na convivência, na paciência, na educação diária vivida e exercida na família.

Eu penso que no fundo, nunca estamos preparados para nada, porque somente a vivência é que nos trás as experiências, a vida é cheia de surpresas pelo caminho, e vamos desvendando seus mistérios em cada nova fase e situação!

Eu acredito que nada é por acaso, tudo tem um propósito, tem uma razão, e quando observamos e refletimos, podemos compreender e aprender... Os filhos estão sempre dando sinais do nosso próprio EU em seus comportamentos, é a gente que às vezes está embriagada em nossa razão e verdade, que não conseguimos enxergar o que está ao nosso redor.

Os filhos, os animais, a natureza com seu ciclo perfeito, até mesmo as situações de perdas e doenças, enfim, tudo acontece com um propósito e razão, para ensinar algo para gente, e não o contrário!

Por mais que a gente conheça, passe ou estude sobre um assunto, nunca estaremos completamente prontos, porque cada situação é única, assim como cada indivíduo também é único!

Eu vejo que o grande desafio da adolescência é refinar nossa paciência, para ajudá-los a desvendar seus sentimentos, anseios, humor, beleza, alegria, empatia, dons, amizades...

Um dia a gente foi adolescente, e sabemos que no mundo tem muita beleza, porém tem muita maldade também, e a briga é acirrada, por isso se o alicerce não foi construído ainda na infância, a dificuldade será ainda maior nessa fase!

E nosso desafio como pais de adolescente são ajudar os filhos a identificar essas adversidades da vida, as atitudes externas e as próprias internas que vem do SENTIR... E ao identificar, conseguimos nomear sentimentos, combater ou controlar tudo que chega...

A vida não é somente administrar o externo, mas é uma linha tênue que envolve corpo, alma, Espírito e mente, e ajudar a identificar os sentimentos e escolhas, a fim de criar um SER com caráter e responsável por suas escolhas, não é fácil!

Não temos o poder de escolha dos filhos, mas podemos ajudar a identificar as ciladas do caminho e maldades do mundo... Agir e mostrar atitudes positivas, embasadas nos valores da família, fazer escolhas que levam ao caminho do bem, esse é o nosso papel diário...

Na adolescência os filhos percebem que é um SER independente de nós, por isso tem muitos desejos e começam a fazer as próprias escolhas, e nossa obrigação é orientar que toda escolha tem conseqüência, seja boa ou ruim... É também uma fase de muitas frustrações, porque o mundo não mima ninguém...

Todo jovem é meio sonhador, tem os hormônios a flor da pele, está sempre cansado e com preguiça para as tarefas obrigatórias, porém para estar com os amigos e fazer o que gosta tem muito pique e disposição (risos)... E dentro desse cenário, podemos encontrar o equilíbrio com “firmeza e paciência”, dando espaço mas com responsabilidade, a fim de que os filhos cresçam percebendo que podem contar com os pais, mesmo sendo cobrados diariamente por suas tarefas diária da casa, da escola, etc.

A jornada é desafiadora e apesar do Vitor estar naquela fase que não é nem criancinha e nem adolescente, ainda está com 9 anos de idade, conversamos sobre responsabilidade, assumir compromisso, escolhas, perigos, enfim, todo tipo de assunto oportuno que chega, seja de amigos, escola, família...

É uma fase de muita repetição, firmeza e lembrete das obrigações (risos), acho que faz parte... Mas acima de tudo, o adulto precisa estar disposto a ouvir o adolescente, compreender suas mazelas e curiosidades, observar, conversar e ser sincero com os filhos sobre o assunto “VIDA”!

Bom, essa é a minha contribuição e participação de mais uma Blogagem Coletiva das amigas queridas Cris Philene (Prosa) e Tê Nolasco (Bolhinhas).

Beijos doces,
Ju.

6 comentários:

  1. Tua participação e contribuição foi muito legal e apesar de Vitor estar apenas com 9 anos, parece já estás te preparando pra fase e é cheia de desafios, mas passa, como todas as outras ... beijos, tudo de bom e ele está um amor.Linda foto! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!!!

    Você disse refinar a paciência e eu concordo. Venho comentando nas postagens das amigas esta e outra palavra de ordem: sabedoria. Ambas, paciência e sabedoria, fazem parte da vida diária hoje e sempre.

    E assim o tempo passa com responsabilidade e paz, pelo dever cumprido.

    Beijo!!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!!! Sabedoria, paciência, benevolência, compreensão, como disse a amiga Renata, "palavras de ordem"... E mais uma série de coisa que só precisamos e damos quando passamos a doce e desafiadora experiência de ser mãe de adolescente.

    Eu creio sabe Ju, que cada fase tem sua beleza... Eu amava Maria bebê, amava Maria criancinha e a amo adolescente, porém os desafios vem em cada fase, mas vem também as compensações... Vamos aprendendo todos os dias amiga... Uma coisa que só aumenta é o amor.. quanto mais crescem, mais amamos... E mesmo que estejam independentes em muitas coisas, precisam muito da gente nessa fase..

    Eu sei que aí terá desafios quando essa adolescência chegar, mas sei que serão contornados com muito cuidado, pois só vejo amor entre vocês e Vitor.

    Linda reflexão Ju. Muito obrigada por sua doce participação mais uma vez!
    Fico muito feliz que participe com a gente nessa BC que é pura Luz!

    Beijos grandes

    Tê e Maria ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Que alegria ver essa disposição de você e outras mães que ainda não tem um adolescente em casa, mas se propuseram a participar com tanta dedicação!

    A paciência é mesmo uma virtude que precisa ser refinada nessa fase. Claro que cada um apresentará a sua própria adolescência, mas existe essa base comum que é influenciada pelos hormônios e aí entra a nossa paciência e sabedoria, como disse a Renata.

    Precisamos sempre fortalecer as boas escolhas, a sabedoria das consequências, a responsabilidade.
    Enfim, é uma nova fase, que precisa ser cuidada com amor e atenção e isso o Vitinho tem e terá de sobra!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. OI Ju, me vi muito em suas palavras, nas ponderações sobre as fases... pq de fato nunca estamos preparadas, mas, como bem disse vamos aprendendo juntos, no dia a dia.
    Também concordo com vc quando disse da personalidade dos filhos... sim, desde cedo eles demonstram... mais creio que não com o ímpeto da fase adolescente.
    A gente vai seguindo e percebendo o quanto mais precisamos ser amorosas e pacientes, respeitando o tempo, o momento deles.
    Eu fico nessa expectativa... mas, sem pensar muito, pq não dá pra se previnir, quando não sabemos ao certo como nossos filhos irão se portar, mas, aprendendo com as amigas a ter mais empatia, e sabendo que por mais difícil que seja... essa fase tb vai passar!
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  6. Enfim cheguei Ju para ler seu belo e sincero depoimento com muita arte e inteligencia consciente da unicidade do ser. Ri com este Manual de Instrução, pois é bem assim mesmo, como bem exemplifica e analisa.
    Na vida aprende-se e ensina e aprende de novo um ciclo interminável que não podemos ignorar.
    Que tudo esteja bem com vocês e que todas etapas sejam coroadas de gloria.
    Um feliz Setembro para vocês com paz e alegria e muitas flores pelos caminhos.
    Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir