Desenvolva rituais. Você em Paz – Dia 6.


Ritual de todos os dias.

O contexto da palavra ritual aqui no desafio de hoje, é criar ou encontrar uma rotina de praticas que ajude e melhore fluir o dia, a mente...
Eu sei e infelizmente a palavra ritual também é usada para a prática do mal, mas a palavra em si é referente a praticar algo.

E o intuito de inserir um ou mais rituais durante o dia, é sair do piloto automático e se conectar com o aqui e agora.

Alguns rituais simples e que sempre ouvi ser benéfico são: Se espreguiça ao levar; sempre arrumar a cama e não deixar o dia todo bagunçada; praticar a gratidão da vida e do novo dia, agradecendo as coisas simples e diárias da vida.

Desde grandes coisas, como a prática de atividade física diária, como pequenas práticas de meditação com respiração e movimentos, tomar um banho relaxante, fazer caminhadas, observar a natureza, enfim, são inúmeras possibilidades que podemos inserir ao longo dos dias para melhorar, fluir e exercer sentimentos de gratidão, paciência, compaixão, abundância, paz, etc.

Observe, crie e pratique seu ritual diário, faz um bem danado.
__________________________
Esse texto e reflexão são referentes ao sexto dia do: Desafio você em Paz.
No vídeo da Flavia Melissa do Portal Despertar (vídeo aqui), você encontra a descrição de como participar do desafio, receber os e-mails que são como um impulsionador de mudança e dias de paz.
Aqui no blog tem os posts dos dias anteriores, com inspiração dos desafios.
Beijos e até a próxima.
Ju.

4 comentários:

  1. Ju,

    Gosto de arrumar as camas todos os dias! É muito significativo para mim.

    Cama linda, a sua!!

    Beijo!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Ju, há um tempo eu aprendi sobre como fazer para voltar ao equilíbrio, paz interior quando tudo está caótico. Por exemplo, aquela situação onde repentinamente você passa um dia inteiro com o filho no pronto socorro, e aí você perdeu o dia da feira, mercado, não tem o que fazer para o jantar, a louça se acumulou, enfim... qual é o ritual que te faz começar a voltar para o eixo?

    Achei isso muito legal. De repente é arrumar a cama, ou sair para uma caminhada, ou organizar a agenda.
    é pessoal, mas é muito legal a gente descobrir onde está esse início para quando as coisas não saem como queremos.

    Adorei seu post! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem!

      Muito real e pertinente sua pergunta.
      Isso você listou logo acima acontece frenquentemente. Nesses casos é chegar em casa e pedir uma pizza... Ou passar na padaria na volta de casa e comprar uns pães e frios, sentar no sofá e dizer: ufa chegamos... Agora vamos aproveitar o resto do dia para comer, sentar no sofá e relaxar um pouco... Depois tomar um bom banho, e cama.
      Quando a mente vier borbulhar questões pendentes, devemos dizer que tudo está em seu devido lugar, e se não foi possível realizar hoje, amanhã provavelmente teremos um novo dia, nova chance de realizar as atividades, pendencias, etc.
      .
      Irritações com a falta de controle com a vida gera brigas, culpados, chateações, e acabamos falando coisas que não queremos e não é verdade.... Na verdade é apenas a vida acontecendo como deve ser...

      Esse controle das emoções, ajeitando as coisas como dá, em momentos específicos de turbilhoes, é aceitar que não estamos no controle de tudo... É aceitar que estamos fazendo o melhor, dentro da situação real apresentada para a gente.

      A cabeça não para, e manda sinais de que estamos sendo displicentes, porque a mente fo programada para atuar como máquinas que trabalham sem parar... Mas o ser humano não é máquina, temos dores, acidentes, emoções, sentimentos, que precisamos por vezes parar tudo e acolher... Simples assim.

      Obrigada por seu comentário, Ana.
      Gratidão!!!
      Beijos
      Ju

      Excluir