Futuro dos filhos! Pare de comparar.

Somos seres únicos, nenhum ser humano tem a mesma digital. Temos semelhanças genéticas, personalidades, mas somos todos únicos, então porque comparar?
Essa insatisfação dos adultos, comparação, de olhar a grama do vizinho, está criando e moldando um novo futuro... Um futuro incerto, de dependência química, porque aparentemente nada é suficiente, bom e agradável aos olhos dos adultos. 

Não é de hoje que os adultos olham para as pessoas de sucesso, fama e dinheiro, e idealizam esse futuro para os filhos, como sendo o mais importante e “melhor futuro” para eles.

Estamos cada vez mais sendo ensinados a “ter” e não a “ser”.

Por isso tem muitos filhos insatisfeitos, rebeldes, filhos se suicidando ou buscando nas drogas um alívio, porque não se sentem aceitos e suficientes por ser quem são.

Existe uma diversidade gigantesca de áreas, profissões, caminhos, e todas tem sua importância e valor, mas ainda alguns padrões de sucesso estão enraizados, como sendo o sinônimo de felicidade e caminho perfeito.

Ensine os caminhos de Deus e ele nunca se desviará.

Nossa missão como pais é desvendar o mapa dos filhos e ajudar a conduzir no caminho correto, ensinar valores, educar, respeitar, encorajar nas dificuldades.
Esta em falta pais que ensinam os filhos a serem: honestos, prestativos, responsáveis, empáticos, respeitosos, que assumam seus erros, que sabem ganhar e também perder... Está faltando gratidão!

Sonhos e planos são bons, dão vida ao dia a dia, porém idealizar um filho ou uma filha, comparar, é cruel demais tanto com a gente como com os nossos próprios filhos.

Dói ser comparado porque o sentimento que vem é de menosprezo, desprezo, insuficiência, rebaixamento, e todo sentimento ruim possível.
Não compare um filho com o irmão (a), com o vizinho, primo, amigo, com nenhuma outra pessoa porque a comparação cria um buraco negro difícil de fechar.

Pare de comparar teu filho com o filho do outro!
Os filhos são tesouros e nossa missão é amar e conduzir aos caminhos do bem!

Dica: Não olhe para seus filhos criando expectativas, buscando defeitos ou qualidades, projetando nos filhos um molde a partir dos NOSSOS planos do que é ter sucesso. Olhe com os olhos de amor, porque amor é sinônimo de respeito, aceitação, carinho.

Tem uma frase perfeita e encaixa bem nesse contexto: Infância não é carreira e filho não é troféu.

Toda vez que a gente compara, nós não conseguimos ser feliz, porque a comparação diminui as pessoas, afasta, repudia, menospreza.
Meu desejo é que os lares sejam refúgio, refrigério, e não campos de batalhas, de brigas, discórdias e comparações.

Converse em casa com os filhos, conte sua trajetória de vida, fale da infância, dos caminhos e das dificuldades, seja referência para seus filhos... Conte as referências da vida, da família, porque a biografia da família é algo que precisa ser compartilhado e apreciado, tanto quanto os nomes importantes aprendidos na escola.

Espero e desejo que esse texto seja luz nesse mundo de batalhas internas, que tem dizimado muitas vidas por falta de aceitação, amor, compaixão.

Vamos valorizar o tesouro precioso que Deus colocou em nossas mãos, filhos!
Um beijo no coração de todos, até a próxima.
Ju

*Infância não é carreira e filho não é troféu. Essa frase foi retirada do post logo abaixo:

3 comentários:

  1. Oi Ju!!!

    Filhos são para serem celebrados, nos enchem de honra, alegria, crescimento e sim, responsabilidades.

    Hoje vi mais uma notícia triste destruindo crianças e famílias, outro jogo...

    Temos que vigiar muito e amar muito mais.

    Que a sabedoria de Deus nos ilumine a cada dia para sermos felizes com nossos filhos e salvá-los de todo o mau que há neste mundo.

    Um beijo carinhoso e outro para Vitinho!

    Re e Laura

    ResponderExcluir
  2. Eu amei seu texto e concordo com tudo! Somos únicos e precisamos passar para nossos filhos o valor que cada um tem em sim.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ju, que texto mais acertivo!
    Muito bem colocado, pois as comparações de nada acrescentam... infelizmente, muitas vezes nos pegamos querendo comparar e nos questionar até mesmo, depois a ficha cai e percebemos o nosso engano... cada pessoa é única e não tem comparação!
    Amei sua postagem, bjs
    Cris

    ResponderExcluir