Tradição de família. Qual é a sua?


Tradições de família são viver ou estar sempre (re) vivendo momentos especiais, criar lembranças felizes que ficarão guardados para sempre na memória e quem sabe ser mantido nas próximas gerações.

Toda família tem uma tradição, e às vezes nem percebe que tem.

É possível criar uma nova tradição ou continuar uma tradição trazida de família e/ou de outras gerações, e assim viver e praticar em nossa nova família.

E além de reviver e manter tradições, é possível adaptar novos jeitos de viver essas tradições...

O que a gente vivenciou na infância e os filhos vão viver hoje, é lembranças que um dia já o fez sentir-se bem, confortável, seguro, satisfeito, feliz, e que vão perdurar.

A tradição é a transmissão de costumes, comportamento, memórias, rumores, crenças, lendas, hábitos, etc, e os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura familiar.

Tradição de família é algo que fazemos juntos, especial, que ampara, acolhe, integra, faz a criança sentir pertencente, e que marcará até a vida adulta.

Não importa as condições financeiras, todas as famílias têm as suas tradições, a sua herança cultural, transmitida de geração em geração. E se você não se recorda de nada especial que vale a pena reproduzir, crie a sua tradição de família agora, porque nunca é tarde demais.

Pode ser qualquer coisa que marca, registra, trás prazer em realizar, como férias, comemorar aniversário ou outras datas festivas, algo especial aos finais de semana, brincadeiras de infância, colecionar coisas, uma comida preparada em um dia especial, enfim, pode ser “N” coisas que marca bons momentos e lembranças na família.

Meu marido revive uma brincadeira da infância dele, eu também brinquei quando criança, que é o “Jogo de botão”. Virou uma tradição de família e meu marido faz até os times dos botões, personaliza a cor, é bem bacana. É uma brincadeira de pai para filho, que virou uma tradição de família brincar. Post aqui: http://www.maesemfronteiras.com.br/2018/03/de-pai-para-filho-futebol-de-botao-uma.html

Uma tradição simples e bacana é colecionar coisas, e não precisa ser necessariamente coisas caras ou raras... Pode sim ser coisas simples, acessíveis e que traga prazer também... Um exemplo é colecionar álbum de figurinhas, e agora em fase de copa é interessante colecionar o álbum da Copa do Mundo.

Tradição de família.

Meu marido gosta de álbum e eu também amava quando criança. Colecionar álbum virou uma "tradição de família nossa", e esse ano o Vitor está maior (7 anos), entrou na brincadeira com alegria e entusiasmo e colou as figurinhas no álbum também. Aprendeu a separar as figurinhas em ordem, para levar e trocar na escola... Trocou com os amigos, riscou da lista as figurinhas que conseguiu, comprou seus pacotinhos na papelaria/lojinha da escola... E com certeza na próxima copa o Vitor vai estar mais empolgado ainda, e relembrar a copa anterior, onde ele participou ativamente.

A Copa do Mundo acontece a cada 4 anos, então não pesa muito no bolso entrar na brincadeira, comprar pacotinhos de figurinhas, sentar a família em volta da mesa e tentar colar as figurinhas o mais certo possível (risos), conversar sobre as copas passadas, melhores momentos, gols.

E falando em Copa do Mundo, se reunir em família, com amigos em casa ou em algum lugar específico todo ano de copa para torcer, também é um jeito de marcar tradição em família, porque uni, aproxima, envolve as pessoas para momentos de alegria.

Tradição de família nada mais é do que criar histórias, lembranças, memórias de acontecimentos que se tornaram especiais e passará de geração em geração, porque são em família!

Outra coisa que acredito que vai virar tradição aqui em casa, é as férias na cidade de Olímpia em São Paulo. 

Hot Beach. Tem post no blog.

Lá tem parque aquático, hotel maravilhoso para ir com crianças, e esse ano vamos novamente e pelo jeito vai virar tradição (risos), porque a família amou o lugar. Aqui no blog na aba “Tem Também – Dicas de Passeios” tem vários posts das atrações em Olímpia -SP.

E você, qual tradição de família vocês tem?
Compartilha nos comentários que vou amar saber.
Beijos
Até mais.
Ju.

5 comentários:

  1. Adorei as tradições da sua família, tanto os álbuns da Copa quanto a viagem para Olímpia!
    Fiquei pensando qual seria a nossa tradição, ainda vou pensar um pouco, mas uma coisa que veio logo na minha cabeça foram os cafés da manhã todo dia com pão fresquinho e ovo frito, aqui fazemos e adoramos!

    ResponderExcluir
  2. Já temos algumas tradições na nossa pequena família: domingo é dia de pijama, férias de janeiro na casa de praia da vovó boa noite com eu te amo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!

    Estamos com muitas fotos e pertences do meu pai, lembranças várias, até a primeira carteira de habilitação dele temos!

    Demorei um pouquinho a vir porque perdemos meu paizinho. Coração está partido, dolorido, saudoso que dói... mas, grato também por tudo que vivemos com ele.

    É muito bom voltar aqui, obrigada por compartilhar amor conosco.

    Beijo!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  4. Estou aqui pensando e nem.sei dizer qual é a tradição da família, mas com certeza temos.
    Beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu amei as tradições por aí, eu adorava álbuns de figurinhas, papel de carta... Mas, o Joseph ainda não se encantou não... O que eu poderia dizer que temos tradição é comemorar os aniversariantes todos... Nem seja um bolinho... lá vamos a família toda! Seja dia de semana, não importa todos comemoramos juntinhos...
    Bjs, Cris

    ResponderExcluir